Poluição atmosférica na China bloqueia luz e afeta painéis solares

NewsClips247 / YouTube

Os esforços chineses para optar por energias renováveis parecem estar a ser sabotados pelos combustíveis fósseis. A poluição do ar é de tal forma intensa que bloqueia a luz solar e afeta os painéis solares.

A batalha entre combustíveis fósseis e energias renováveis é cada vez mais intensa. Enquanto alguns países deram com vigor o salto para as energias mais do ambiente, outros estão mais reticentes e continuam a depender em demasia de combustíveis fósseis como o carvão.

Este é o caso da China onde a regulamentação ambiental pouco estrita deixa grande parte do país mergulhado numa nuvem de fumo. No entanto, não só a produção de energia através de combustíveis fósseis está a afetar o ambiente na China, como está também a “sabotar” o trabalho de painéis solares.

Um estudo publicado no ano passado na revista científica Journal of Climate mediu a radiação solar na China desde os anos 50 até 2016. Os resultados mostram uma queda intensa até sensivelmente 2005, fortemente justificada pela crescente poluição atmosférica causada pela queima de carvão e pela indústria.

A China tem feito grandes progressos neste setor, assumindo-se como líder na construção de painéis solares. Segundo o Ars Technica, entre 2010 e 2017, a capacidade solar da China passou de apenas 1 gigawatt para 130 gigawatts. Os asiáticos esperam atingir os 400 gigawatts até 2030.

As preocupações ambientais crescentes levaram a China a tomar estas medidas rumo a alternativas mais amigas do ambiente. No entanto, Bart Sweerts, do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, notou que imensa produção de energia solar estava a ser perdida devido à impuridade da atmosfera.

Os dados recolhidos por Bart mostram que a poluição atmosférica bloqueia 13% da produção de energia solar — mas este nem é o pior dos casos. Em algumas províncias chinesas, a limitação variava entre os 20 e os 28%. Se a China pudesse voltar a ter a qualidade do ar que tinha em 1950, os painéis solares chineses conseguiriam produzir uns adicionais 14 terawatts por hora.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se o Governo Chinês, realmente estiver interessado em eliminar a Poluição Atmosférica, deveria conhecer a Tecnologia Chaveamento Seletivo.
    A Patente está sendo vendida para o USA.
    Essa tecnologia, já está em avançado teste dentro da Vale SA, mostrou ser capaz de reter, usando filtros do tipo Precipitador Eletrostático, 100% da emissão de Material Particulado, oriundo da queima de carvão e outros derivados fósseis.

RESPONDER

Cientistas já sabem como é que raro tipo sanguíneo ajuda a prevenir a malária

Um raro tipo sanguíneo, encontrado apenas em algumas partes da África Oriental, parece proporcionar uma resistência natural à malária. Cientistas pensam ter descoberto como é isto possível. Em 2017, depois de terem analisado milhares de genomas no …

"Nem mais um tostão". Rio defende nova auditoria ao Novo Banco (e vai votar a favor do projeto do BE)

O presidente do PSD sugeriu que seja realizada uma auditoria ao Novo Banco por uma instituição pública como o Tribunal de Contas (TdC) e disse estar disponível para aprovar a proposta de comissão de inquérito …

O propósito do sono muda repentinamente quando somos crianças

Uma equipa de investigadores identificou uma mudança repentina no propósito pelo qual precisamos de dormir. A alteração foi verificada, na mesma altura, em animais. A razão pela qual precisamos de dormir pode variar de acordo com …

“Desrespeito e mentira”. Rui Moreira ameaça levar UEFA a tribunal após cancelamento da Supertaça europeia

O presidente da Câmara do Porto ameaçou recorrer à justiça para reclamar os prejuízos causados pela decisão da UEFA de não realizar a final da Supertaça europeia de futebol na cidade, acusando aquela instituição de …

Eis os quatro mundos mais promissores de albergar vida alienígena

Marte, Europa, Encélado e Titã são, de acordo com as descobertas científicas, os mundos mais promissores de albergar vida alienígena. A biosfera da Terra contém todos os ingredientes conhecidos necessários para a vida como a conhecemos. …

O Ciclo Solar 25 vai afetar a vida na Terra (e a NASA explica como)

A cada 11 anos, o Sol inicia um novo ciclo solar, marcado por períodos de violentas erupções e explosões magnéticas. Em dezembro de 2019, teve início um novo ciclo solar. Na semana passada, a NASA e …

Criada para prevenir a guerra, a ONU enfrenta um mundo profundamente polarizado

Criada após a Segunda Guerra Mundial para evitar novos conflitos, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemora esta segunda-feira o 75.º aniversário, num mundo polarizado que enfrenta uma pandemia, conflitos regionais, uma economia em declínio …

Mulher cai de carro em movimento enquanto grava vídeo para o Snapchat

Uma mulher, que ocupava o lugar do passageiro de um carro em movimento, caiu numa auto-estrada enquanto filmava um vídeo para a rede social Snapchat, no Reino Unido. Segundo a CNN, a mulher estava pendurada na …

Nos Estados Unidos, a venda de discos em vinil ultrapassou a de CD pela primeira vez desde 1986

Pela primeira vez desde 1986, as vendas de discos de vinil ultrapassaram as vendas de CD nos Estados Unidos em 2020. Os números foram apresentados na semana passada pela Associação Americana da Indústria de Gravação, …

Mourinho espera ganhar sem jogar

Tottenham iria defrontar o Leyton Orient mas também no Reino Unido há jogos de futebol em causa por causa do coronavírus. O encontro entre Leyton Orient e Tottenham, relativo à terceira eliminatória da Taça da Liga …