Poluição atmosférica na China bloqueia luz e afeta painéis solares

NewsClips247 / YouTube

Os esforços chineses para optar por energias renováveis parecem estar a ser sabotados pelos combustíveis fósseis. A poluição do ar é de tal forma intensa que bloqueia a luz solar e afeta os painéis solares.

A batalha entre combustíveis fósseis e energias renováveis é cada vez mais intensa. Enquanto alguns países deram com vigor o salto para as energias mais do ambiente, outros estão mais reticentes e continuam a depender em demasia de combustíveis fósseis como o carvão.

Este é o caso da China onde a regulamentação ambiental pouco estrita deixa grande parte do país mergulhado numa nuvem de fumo. No entanto, não só a produção de energia através de combustíveis fósseis está a afetar o ambiente na China, como está também a “sabotar” o trabalho de painéis solares.

Um estudo publicado no ano passado na revista científica Journal of Climate mediu a radiação solar na China desde os anos 50 até 2016. Os resultados mostram uma queda intensa até sensivelmente 2005, fortemente justificada pela crescente poluição atmosférica causada pela queima de carvão e pela indústria.

A China tem feito grandes progressos neste setor, assumindo-se como líder na construção de painéis solares. Segundo o Ars Technica, entre 2010 e 2017, a capacidade solar da China passou de apenas 1 gigawatt para 130 gigawatts. Os asiáticos esperam atingir os 400 gigawatts até 2030.

As preocupações ambientais crescentes levaram a China a tomar estas medidas rumo a alternativas mais amigas do ambiente. No entanto, Bart Sweerts, do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, notou que imensa produção de energia solar estava a ser perdida devido à impuridade da atmosfera.

Os dados recolhidos por Bart mostram que a poluição atmosférica bloqueia 13% da produção de energia solar — mas este nem é o pior dos casos. Em algumas províncias chinesas, a limitação variava entre os 20 e os 28%. Se a China pudesse voltar a ter a qualidade do ar que tinha em 1950, os painéis solares chineses conseguiriam produzir uns adicionais 14 terawatts por hora.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se o Governo Chinês, realmente estiver interessado em eliminar a Poluição Atmosférica, deveria conhecer a Tecnologia Chaveamento Seletivo.
    A Patente está sendo vendida para o USA.
    Essa tecnologia, já está em avançado teste dentro da Vale SA, mostrou ser capaz de reter, usando filtros do tipo Precipitador Eletrostático, 100% da emissão de Material Particulado, oriundo da queima de carvão e outros derivados fósseis.

RESPONDER

Facebook está a criar (com sucesso) tecnologia capaz de ler mentes

Há cerca de dois anos, o Facebook começou a desenvolver uma tecnologia capaz de ler as mentes das pessoas. Agora, a empresa apresentou com sucesso os primeiros resultados da sua investigação. O Facebook quer disponibilizar uma …

Descobertas oito novas fontes de Explosões Rápidas de Rádio vindas do Espaço

As Explosões Rápidas de Rádio (Fast Radio Bursts, FRBs) são dos enigmas mais intrigantes da astronomia moderna. Estes sinais de rádio, por norma, duram milésimos até desaparecer, mas alguns repetem-se de forma irregular. Desde a descoberta …

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …