Polónia não reconhece o nome de Kaliningrado (e vai chamar-lhe Krolewiec)

Andrey / Flickr

Kaliningrado

A Polónia vai a voltar a usar o seu nome histórico para Kaliningrado, a cidade russa e região administrativa que se situa na sua fronteira com a Lituânia.

A partir de agora, a cidade e enclave russos de Kaliningrado serão designados nos mapas polacos como Krolewiec, com base na recomendação de uma comissão governamental para determinar nomes geográficos no estrangeiro.

A cidade, anteriormente conhecida como Koenigsberg, foi cedida pela Alemanha à União Soviética após a Segunda Guerra Mundial.

Em 1946, foi o seu nome foi alterado para Kaliningrado, em homenagem a Mikhail Kalinin, um dos líderes da revolução bolchevique.

Segundo a Associated Press, a reação do Kremlin não se fez esperar e foi intempestiva. O porta-voz Dmitry Peskov chamou-lhe um “processo que roça a insanidade, indo para além da russofobia“.

As autoridades polacas salientam que Kalinin foi um dos seis oficiais soviéticos que ordenaram a execução de mais de 21.000 prisioneiros de guerra polacos  em 1940.

Além disso, sustentam que o nome atual é artificial, sem qualquer ligação à cidade ou à região, enquanto o nome centenário de Krolewiec fazia parte do património cultural da Polónia.

d.r. travelingyourdream.com

Mapa da Polónia com o enclave russo de Kaliningrado

A guerra na vizinha Ucrânia agravou as tensões de longa data entre a Rússia e a Polónia, aliada de Kiev, que tem fornecido armas ao exército ucraniano e pressionado por mais apoio internacional à Ucrânia.

Recentemente, a Polónia tem sido alvo de declarações incendiárias por parte de políticos russos e algumas figuras públicas.

O embaixador da Rússia na Polónia, Sergey Andreev, foi recentemente chamado a uma audiência no Ministério dos Negócios Estrangeiros polaco, devido a um incidente na região do Mar Negro, em que um caça russo realizou manobras perigosas perto de um avião polaco que estava em patrulha na fronteira europeia.

No dia 9 de maio, celebrado como o Dia da Vitória na Rússia, Andreev foi impedido por ativistas ucranianos e polacos de colocar uma coroa de flores num monumento em Varsóvia aos soldados soviéticos mortos a combater os nazis.

O enclave de Kaliningrado, com quase um milhão de habitantes,  é habitualmente foco de tensões entre a Rússia e os países que a separam do território cedido pela Alemanha.

Em junho do ano passado, a Rússia acusou a Lituânia de ser “hostil” por encerrar as fronteiras ferroviárias com o enclave de Kaliningrado, para o transporte de alguns produtos. O Governo de Vilnius afirmou então estar apenas a cumprir as sanções económicas impostas pela UE.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.