Político canadiano expulso do parlamento por chamar opositor de “racista”

O político canadiano Jagmeet Singh, que lidera o Novo Partido Democrático de esquerda, foi expulso da Câmara dos Comuns durante o dia de quarta-feira, depois de chamar Alain Therrien,  membro do partido Bloc Québécois, de ‘racista’.

Segundo noticiou a NPR na quinta-feira, Therrien se opôs a uma moção que visava reconhecer o racismo sistémico na Royal Canadian Mounted Police (Polícia Real do Canadá, em tradução livre).

A moção, segundo partes lidas em voz alta por Singh, solicitava uma revisão do orçamento do órgão policial e a divulgação dos relatórios de uso da força. A moção também mencionava “vários povos indígenas que morreram nas mãos” daquela força policial “nos últimos meses”.

Singh afirmou ter ficado chocado com o voto “não” de Therrien. “Olhei para trás e vi-o não apenas a dizer ‘não’, mas também a fazer contato visual comigo e a acenar com a mão”, contou, referindo ainda que, depois disso, foi obrigado a sair do parlamento. “Naquele momento, fiquei com raiva”, acrescentou.

Imediatamente após a votação, Singh esclareceu à liderança da Câmara dos Comuns que chamou Therrien “de racista” e que acreditava mesmo no que tinha dito, recusando-se a desculpar-se, tendo então sido expulso pelo resto do dia.

Mesmo depois de ser expulso, Singh – que é sikh e o primeiro líder desta minoria num partido político federal -, não se desculpou.

“Nesse gesto, vi exatamente o que tem acontecido por tanto tempo. As pessoas não vêem o racismo como uma grande coisa, não vêem o racismo sistémico e a matança de povos indígenas como uma grande coisa, não vêem os negros a ser objeto de violência e a ser mortos como uma grande coisa”. Naquele “momento eu vi a face do racismo”, rematou.

Na quinta-feira, informou a CBC, o líder do Bloc Quebecois, Yves-François Blanchet, defendeu a ação do seu partido, negando que Therrien tivesse feito o gesto descrito por Singh. Blanchet também exigiu que Singh se desculpasse com o partido e disse que o parlamento deve ter impor uma punição “severa” se Singh se recusar.

Já o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, mostrou na quinta-feira o seu apoio público a Singh.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Como foi possível? "Inquérito urgente" à transferência de 788 mil euros para desempregado

Ainda não se sabe como é que foi possível que a Segurança Social tenha transferido 788 mil euros para um desempregado. O caso já levou à abertura de um "inquérito urgente" e o Governo quer …

MP investiga protesto com alegadas saudações nazi

Uma fonte oficial da Procuradoria-Geral da República revelou esta sexta-feira que foi instaurado um inquérito, dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, às alegadas saudações nazi na manifestação que ocorreu na Praça …

Eriksen tem alta hospitalar

Seis dias depois de sofrer uma paragem cardíaca, Christian Eriksen teve alta hospitalar e visitou o estágio da seleção dinamarquesa antes de regressar a casa. Christian Eriksen teve alta hospitalar esta sexta-feira, confirmou a federação dinamarquesa, …

MP francês pede seis meses de prisão efetiva para Sarkozy

O Ministério Público (MP) pediu na quinta-feira um ano de prisão, com seis meses de pena efetiva, para o ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy, julgado em Paris na sequência de uma investigação ao financiamento irregular na …

Portugueses já podem pedir Certificado Digital Covid

Os portugueses já podem pedir o Certificado Digital Covid, o documento que facilita as viagens para o estrangeiro durante as férias. O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que os portugueses poderiam pedir o seu certificado digital europeu …

Guterres presta juramento na ONU e estabelece "prioridade mundial absoluta"

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, prestou juramento e tomou posse para um segundo mandato durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos. António Guterres …

Suécia 1-0 Eslováquia | Isak carrega nórdicos às costas

A Suécia deu hoje um passo de ‘gigante’ rumo aos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Eslováquia por 1-0, em encontro da segunda jornada do Grupo E, disputado em São Petersburgo. Depois …

Ex-CEO da Groundforce admite hipótese de comprar a empresa

O ex-CEO da Groundforce, afastado do cargo em abril por "violação grave dos deveres de lealdade", não exclui a hipótese de vir a comprar a empresa de handling. Em declarações ao jornal online ECO, Paulo Neto …

Viatura onde seguia Eduardo Cabrita atropela uma pessoa na A6

Esta sexta-feira, um homem morreu após ter sido atropelado pelo automóvel em que seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, num acidente na autoestrada A6. Numa nota enviada às redações, o Ministério da Administração Interna …

Portugal com mais 1.298 casos e quatro mortes

Esta sexta-feira, Portugal registou 1.298 novos casos e quatro mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.298 casos e …