Polícias adulteram cena do crime depois de executarem adolescente

Cinco polícias brasileiros foram apanhados a adulterar uma cena do crime depois de terem morto a tiros um jovem desarmado, no Rio de Janeiro. As imagens estão a gerar uma onda de revolta no país.

O jovem Eduardo Santos Victor, de 17 anos, rendeu-se com as mãos ao alto mas ainda assim foi executado por agentes da Polícia Militar no Morro da Providência, Zona Portuária do Rio de Janeiro.

O incidente teria sido reportado como um auto de resistência – quando acontece uma morte na sequência de confrontos com a polícia -, não fosse os moradores da favela terem filmado os agentes a alterar a cena do crime, simulando um tiroteio.

No vídeo, um dos polícias põe uma arma ao lado do jovem e dá um tiro para o ar, enquanto outro coloca a arma na mão do rapaz e dispara duas vezes.

O moradores que gravaram o vídeo afirmam ter ouvido o jovem a gritar de dor. “Ele gritou ‘ai ai ai”, diz uma testemunha. Eduardo Santos Victor acabou por morrer, envolto numa poça de sangue, não resistindo aos ferimentos.

Uma testemunha do crime descreveu, em entrevista à Globo, que acordou com os tiros. “Muito tiro. Fui, olhei da janela. De repente eu deparei com o menino. Ele estava armado, mas ele se rendeu”, contou, garantindo que o jovem não atirou e apontando o envolvimento com tráfico de drogas.

“Ele se rendeu. Podia levar preso. Eles podiam levar presos sim. Era dever deles levar preso, não matar”, repetiu a testemunha, ressaltando que os polícias atiraram a queima-roupa. “Ele gritou ‘ai ai’ e caiu no chão de bruços. Depois que ele levantou as mãos ele tomou o tiro”, disse.

Outra testemunha descreveu que, após a morte, os polícias ainda insultaram os moradores que se aproximaram. “Chamou o morador de lixo. Quem mora no morro é lixo”, afirmaram.

Os cinco agentes foram detidos depois da divulgação das imagens, autuados por fraude processual e homicídio, mas defendem-se afirmando que encontraram um rádio transmissor, uma pistola 9 mm e munições com o jovem.

Os familiares afirmam apenas que têm certeza que o adolescente foi confundido com um traficante, mas não prestaram mais declarações.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …