Polícia holandesa está a treinar águias para caçar drones

A polícia holandesa está a treinar este tipo de aves para conseguir capturar drones ilegais que estejam em pleno voo.

Depois de ter experimentado algumas técnicas convencionais para impedir a circulação de drones ilegais, a polícia holandesa decidiu ser mais radical para conseguir definitivamente cortar o mal pela raiz.

De acordo com a BBC, a polícia holandesa está neste momento a treinar águias para que estas sejam capazes de perseguir e caçar estes aparelhos sempre que for necessário.

Este trabalho está a ser feito em conjunto com a Guard From Above, uma empresa especializada no treino de aves de rapina.

A polícia adianta que o principal objetivo é conter o avanço destes drones ilegais, sobretudo em situações de risco.

“Há situações em que os drones não podem voar e isso quase sempre acontece por questões de segurança”, explica Mark Wiebe, gerente de inovação da unidade nacional da polícia holandesa.

“Pode haver uma situação em que um helicóptero de apoio médico não consegue pousar porque alguém por perto está a comandar um drone”, exemplifica.

“Ou então casos de pessoas que querem fazer imagens de um evento e sobrevoar sobre uma multidão mas, se algo corre mal, o drone pode cair e tornar-se perigoso para a população”, continua.

Estas aves de rapinas estão a ser treinadas para ver os drones como uma potencial refeição e não têm tido grandes dificuldades em capturar as presas.

“A ave vê o drone como uma presa e leva o aparelho até uma área segura, fora do alcance de outros pássaros ou humanos”, informou numa nota a polícia.

Porém, há grandes hipóteses de as próprias águias se magoarem com as hélices de carbono do aparelho, por isso, a polícia está a avaliar se será necessária alguma proteção adicional.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.