Polícia brasileira prendeu um dos mentores do jogo “Baleia Azul”

Matheus Moura da Silva tem 23 anos e foi detido, esta terça-feira, no Rio de Janeiro, por ser um dos organizadores do jogo “Baleia Azul”.

A polícia brasileira tinha montado uma operação, conhecida como Aquarius, para procurar, apreender e deter pessoas e materiais relacionados com o jogo “Baleia Azul”. Foi no âmbito dessa operação que Matheus, um dos mentores do jogo que começou na Rússia, foi preso, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, segundo a Globo.

O jovem de 23 anos confessou ter feito 30 vítimas, mas há indícios de que o número de vítimas do suspeito vá até às 40. Matheus vai responder pelos crimes de associação criminosa, tentativa de homicídio e lesão corporal. Nenhuma das 30 vítimas apontada por Matheus morreu. Nos casos mais graves, sofreram lesões e cortes na pele.

“Começamos a investigação a partir do zero. Não tínhamos vítimas, autores, nem material. Mas abrimos um inquérito preventivamente e conseguimos salvar vidas, crianças que estavam prestes a cometer suicídio. As vítimas chegavam à esquadra muito mutiladas”, afirmou a delegada Fernanda Fernandes, responsável pelo caso.

Durante a investigação, o Facebook recusou fornecer informações pedidas pela polícia, mesmo depois de uma ordem judicial que determinava a entrega dos dados, o que acabou por dificultar os trabalhos.

A polícia informou que todas as vítimas que chegaram até à Delegacia de Repressão a Crimes de Informática foram encaminhadas para acompanhamento psicológico para evitar que continuassem no jogo.

O jogo da “Baleia Azul” tornou-se motivo de preocupação em diferentes países e consiste numa série de 50 desafios diários enviados ao participante por um “mentor”. As tarefas vão desde o mais básico, como desenhar uma baleia azul numa folha de papel até outras muito mais mórbidas, como cortar os lábios ou furar a palma da mão diversas vezes. Como desafio final, o jogador enfrenta o suicídio.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Presidente da Catalunha começa a ser julgado por desobediência

O presidente do Governo regional da Catalunha reconheceu, esta segunda-feira, que não cumpriu a ordem da comissão nacional de eleições espanhola de remover os símbolos separatistas alegando ser "ilegal" e de cumprimento "impossível". "Sim, eu desobedeci", …

Um restaurante acabou de abrir a um quarteirão da Casa Branca. Chama-se "Comida de Imigrante"

Um restaurante chamado "Immigrant Food" ("Comida de Imigrante") abriu a um quarteirão da Casa Branca. O local quer fazer com que ajudar imigrantes seja tão fácil como pedir comida de um menu. Assim, além de comida, …

Trump admite testemunhar no inquérito para a sua destituição

O Presidente dos EUA admitiu, esta segunda-feira, "considerar seriamente" a possibilidade de testemunhar por escrito no inquérito para a sua destituição, que decorre no Congresso. "Embora não tenha feito nada de errado e não goste de …

INE espanhol está a "espiar" telemóveis para estudo estatístico

Um estudo do INE espanhol está a receber duras críticas por alegadamente infringir a privacidade de dados dos cidadãos. O gabinete irá monitorizar os telemóveis dos espanhóis. O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha deu …

Donald Tusk vai presidir o Partido Popular Europeu

O presidente do Conselho da União Europeia (UE) é o único candidato à presidência do Partido Popular Europeu (PPE) e vai suceder no cargo ao francês Joseph Daul. Esta será a primeira vez que um europeu …

EUA. Casal vegan vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses

Um casal americano, que segue uma alimentação vegan, vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses, por malnutrição. Ambos vão permanecer detidos até à data do julgamento, em dezembro. Segundo noticiou …

Carrinha com 52 migrantes entra em Ceuta após derrubar barreiras fronteiriças

Uma carrinha com 52 migrantes rompeu, esta madrugada, as barreiras fronteiriças entre Marrocos e Espanha para entrar no enclave espanhol de Ceuta, incidente que a Guarda Civil espanhola já está a investigar. A carrinha lançou-se a toda …

Chef que renunciou à estrela Michelin espera sair do Guia em 2020

O chef Henrique Leis, que em julho renunciou à estrela Michelin que o seu restaurante detinha há 19 anos, afirma que o seu "compromisso com a Michelin acabou" e espera não ver renovada a distinção …

Morreu a fadista Argentina Santos

A fadista portuguesa morreu, esta segunda-feira, aos 95 anos de idade. As exéquias realizam-se, a partir das 17h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa. A fadista Argentina Santos, que esta segunda-feira morreu aos 95 anos, despediu-se …

Governo apresenta queixa no Ministério Público contra 21 pedreiras

O ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou que 21 pedreiras, de um universo de 185, estão em incumprimento por falta de vedações, exigidas pelo levantamento do Governo, tendo sido apresentada queixa ao Ministério …