Polícia brasileira prendeu um dos mentores do jogo “Baleia Azul”

Matheus Moura da Silva tem 23 anos e foi detido, esta terça-feira, no Rio de Janeiro, por ser um dos organizadores do jogo “Baleia Azul”.

A polícia brasileira tinha montado uma operação, conhecida como Aquarius, para procurar, apreender e deter pessoas e materiais relacionados com o jogo “Baleia Azul”. Foi no âmbito dessa operação que Matheus, um dos mentores do jogo que começou na Rússia, foi preso, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, segundo a Globo.

O jovem de 23 anos confessou ter feito 30 vítimas, mas há indícios de que o número de vítimas do suspeito vá até às 40. Matheus vai responder pelos crimes de associação criminosa, tentativa de homicídio e lesão corporal. Nenhuma das 30 vítimas apontada por Matheus morreu. Nos casos mais graves, sofreram lesões e cortes na pele.

“Começamos a investigação a partir do zero. Não tínhamos vítimas, autores, nem material. Mas abrimos um inquérito preventivamente e conseguimos salvar vidas, crianças que estavam prestes a cometer suicídio. As vítimas chegavam à esquadra muito mutiladas”, afirmou a delegada Fernanda Fernandes, responsável pelo caso.

Durante a investigação, o Facebook recusou fornecer informações pedidas pela polícia, mesmo depois de uma ordem judicial que determinava a entrega dos dados, o que acabou por dificultar os trabalhos.

A polícia informou que todas as vítimas que chegaram até à Delegacia de Repressão a Crimes de Informática foram encaminhadas para acompanhamento psicológico para evitar que continuassem no jogo.

O jogo da “Baleia Azul” tornou-se motivo de preocupação em diferentes países e consiste numa série de 50 desafios diários enviados ao participante por um “mentor”. As tarefas vão desde o mais básico, como desenhar uma baleia azul numa folha de papel até outras muito mais mórbidas, como cortar os lábios ou furar a palma da mão diversas vezes. Como desafio final, o jogador enfrenta o suicídio.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.