Cientistas transformaram pólen num material macio e flexível

Uma equipa de cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, descobriu uma forma eficaz de transformar pólen, um dos materiais mais resistentes do mundo animal, num material macio e flexível. Este novo material pode ser vir como “bloco de construção” no design de novas categorias de materiais ecológicos.

Cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, criaram um novo tipo de partícula macia e flexível usando pólen como ponto de partida. Segundo o artigo científico, publicado no dia 19 de março na Nature Communications, esta nova partícula pode ser usada como base para uma nova geração de materiais verdes e biocompatíveis.

Os grãos de pólen dos girassóis, naturais e incrivelmente duros, foram transformados em substâncias semelhantes a microgéis, através de um processo muito parecido com a produção de sabão.

O pólen, descrito pelos cientistas como o “diamante do mundo das plantas” devido às suas características indestrutíveis, transporta o material genético masculino de uma planta dentro de uma estrutura composta por duas camadas distintas – uma camada externa resistente (exina) e uma celulose macia e elástica, a camada interna (intina).

Quando são libertados pela flor, os grãos de pólen ficam desidratados. No entanto, quando esses grãos atingem a estrutura reprodutiva feminina da planta, hidratam-se e germinam: um tubo de pólen cresce por fora do grão em direção à parte feminina da planta.

Este processo de crescimento do tubo de pólen é controlado por enzimas que alteram a elasticidade da parede e causam alterações estruturais. Foram estes processos que inspiraram a equipa a tentar remodelar toda a estrutura da parede do pólen e a alterar as propriedades do material.

Os grãos de pólen da planta de girassol foram incubados em condições alcalinas durante 12 horas. Este processo amoleceu as duas partes da parede e as partículas dos grãos incharam, adotando a aparência de gel.

Em simulações de computador, a equipa descobriu que as propriedades elásticas das camadas interna e externa da parede precisavam de estar dentro de um intervalo preciso para que o material derivado do pólen exibisse este aspeto semelhante a gel, relata o EurekAlert.

Isto indica que, para uma partícula de pólen individual, existe uma via química e física que determina se a hidratação leva à germinação bem-sucedida. Este estudo inspira investigações futuras para entender de que forma a ciência dos materiais do pólen pode influenciar o sucesso reprodutivo das plantas.

Com a ajuda das tecnologias de impressão 3D e 4D, estas novas partículas de microgel poderão servir de blocos de construção de géis polímeros, esponjas e outros materiais com propriedades únicas.

Além disso, como este trabalho sugere que não há reação imunológica, alérgica ou tóxica quando usado em tecidos humanos, os cientistas acreditam que este microgel poderá ser muito útil na criação de curativos, próteses e até dispositivos eletrónicos desenhados para serem incorporados no corpo.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Penso que existe um erro neste texto (se não existir, apresento o meu pedido de desculpas)…
    “descobriu uma forma eficaz de transformar pólen, um dos materiais mais resistentes do mundo ANIMAL (?), num material macio e flexível.”
    O pólen, presumo, é do reino vegetal.
    Nota: Não há no meu comentário intenção de denegrir ou atacar, apenas de rectificar, caso seja para rectificar…

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …