A polémica “amãenésia” das grávidas é real — e já sabemos porquê

Os problemas de memória sofridos pelas grávidas são contestados por alguns estudos. No entanto, uma nova investigação indica que o fenómeno é real.

Durante a gravidez, algumas grávidas sentem algumas alterações na sua memória e concentração. É um fenómeno conhecido como “amãenésia” — um jogo de palavras com as palavras “mãe” e “amnésia”. Isto incluiu coisas como esquecer-se de um aniversário ou pôr açúcar na comida em vez de sal.

A investigação científica em torno da existência da “amãenésia” é mista.

Uma revisão de 20 estudos que envolveram mais de 700 mulheres grávidas e 500 mulheres não grávidas concluiu que o funcionamento cognitivo geral, a memória e o funcionamento executivo eram significativamente piores em mulheres grávidas.

Outro estudo sugeriu que os problemas de memória durante a gravidez não são tão comuns quanto se acredita, mas podem ser vistos em mulheres que sofrem de depressão pouco antes do parto.

Um novo estudo realizado por investigadores dos Países Baixos descobriu fortes evidências de uma relação entre surtos de hormonas da gravidez e mudanças na arquitetura em áreas do cérebro envolvidas com contemplação e devaneios.

Os autores mapearam os cérebros de 40 mães com exames de ressonância magnética. Os exames foram realizados durante a pré-gravidez, e antes e após o parto, incluindo imagens de um ano inteiro após o nascimento do bebé.

Os resultados, publicados na revista Nature Communications, sugerem que as hormonas da gravidez não apenas ajustam as células “pensadoras” do cérebro: também parecem mudar a maneira como as redes cerebrais se conectam.

“Em estudos anteriores, descobrimos que a gravidez causa mudanças duradouras na estrutura do cérebro humano”, explicou a neurocientista e autora correspondente deste novo estudo, Elseline Hoekzema, citada pelo ScienceAlert.

Exemplo disso é o estudo de 2016, liderado por Hoekzema, que mostrou como a gravidez coincidiu com reduções significativas na massa cinzenta, o tecido que transmite mensagens e conduz os cálculos do cérebro. Os resultados foram publicados na revista Nature Neuroscience.

De volta ao novo estudo, os autores demonstram precisamente como é que as hormonas flutuantes da gravidez, como o estradiol, exercem uma forte influência sobre regiões específicas do cérebro.

Mas porquê?

A razão pela qual as grávidas têm esta adaptação do cérebro não é clara. No entanto, os relatos das grávidas que participaram neste recente estudo podem ajudar a responder a isto.

As novas mamãs sugeriram que ter o também chamado baby brain pode ajudar na experiência de vínculo, facilitando mudanças comportamentais que tornam aqueles meses stressantes de adaptação a um recém-nascido um pouco mais fáceis.

“Estas descobertas sugerem que as mudanças neurais da gravidez podem criar um plano que facilite o desenvolvimento subsequente do relacionamento mãe-bebé, que poderia ser potencialmente reforçado pela interação com o bebé”, escrevem os autores, citados pelo ScienceAlert.

Outro estudo de 2018, publicado no Medical Journal of Australia, mostrou que as grávidas tiveram piores resultados nos testes de atenção, tomada de decisões, planeamento e memória, em comparação com mulheres não grávidas.

Durante a gravidez, uma mulher é exposta a uma inundação incomparável de hormonas. Estudos em animais mostraram que essas hormonas desencadeiam mudanças no cérebro e no comportamento materno.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.