Um planeta pode ter sido “roubado” do Sistema Solar

ESO/M. Kornmesser/N. Risinger (skysurvey.org)

Uma nova análise de astrónomos da Universidade Stony Brook, em Nova Iorque, revelou que as estrelas “roubam” planetas umas às outras – e isso também poderá ter acontecido no nosso próprio Sistema Solar.

Quase tudo o que sabemos sobre a formação dos planetas foi aprendido pela observação das estrelas na nossa vizinhança. No entanto, as nossas teorias não explicam tudo o que já vimos noutros sistemas planetários, como grandes planetas semelhantes a Júpiter que orbitam perto de pequenas estrelas com pouca massa – algo que não deveria acontecer.

Rosalba Perna, co-autora do estudos publicados este mês na revista científica Earth and Planetary Astrophysics e que estão disponíveis da plataforma de pré-impressão ArXiv, e os seus colegas usaram simulações em computador para investigar o que acontece quando duas estrelas vizinhas se aproximam demasiado.

Os investigadores descobriram que, dentro dos aglomerados de estrelas, estas abordagens frequentemente causam estragos nos sistemas planetários, destruindo, expulsando e até roubando planetas, que passariam de uma estrela para a outra como resultado de interações gravitacionais. De acordo com os cálculos, estes eventos ocorreriam aproximadamente uma vez a cada mil milhões de anos em cada sistema planetário.

Apesar de não parecer muito, se tivermos em conta o grande número de estrelas que há em cada aglomerado, percebemos que estes episódios acontecem com frequência, escreve o jornal espanhol ABC.

E, para os investigadores, isto poderia explicar estranhos exoplanetas descobertos até agora, como os gigantes gasosos, que podem ter nascer em torno de estrelas semelhantes ao Sol e depois roubados por outras estrelas mais pequenas durante um desses encontros.

E como poderemos encontrar estes planetas roubados? Basta procurar órbitas muito íngremes que não correspondem ao plano orbital do resto dos mundos da estrela hospedeira.

Não precisamos de ir longe para encontrar episódios deste. O mesmo poderá ter acontecido na nossa própria “casa”. O Sistema Solar passou milhões de anos a formar-se no meio de um denso grupo de pelo menos outras duas mil estrelas. Isto significa que o Sol poderia ter tido, em origem, mais um planeta que terá sido “arrancado” de si pouco depois de se nascer.

Por outro lado, também é possível que o nosso Sol tenha roubado planetas de estrelas vizinhas. Até poderia até ter “trocado” mundos com outra estrela – mundos esses que ainda estão à espera de serem descobertos nos limites do Sistema Solar.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Turquia retém avião com ventiladores para Espanha

A ministra das Relações Exteriores de Espanha, Arancha González Laya, disse esta sexta-feira que as autoridades da Turquia retêm em Ancara um avião oriundo da China com ventiladores, para combater a pandemia de covid-19. A ministra …

Arqueólogos revelam condições horríveis de campo de concentração nazi no Reino Unido

Uma equipa de arqueólogos revelou as condições horríveis de um campo de concentração nazi em Alderney, a ilha britânica mais setentrional do Canal da Mancha, onde estavam prisioneiros políticos e trabalhadores forçados durante a Segunda …

Governo quer reabrir ensino secundário a 4 de maio. Telescola deve arrancar depois da Páscoa

O Governo está a preparar a reabertura das escolas apenas para o ensino secundário para 4 de maio. Ainda falta ouvir a Direção-geral da Saúde, os especialistas, o Conselho Nacional de Educação e o Conselho …

“Não há razão para alarme”. Governo quer perdoar penas até dois anos e antecipar liberdade condicional

A proposta de lei do Governo que estabelece um regime excecional para as prisões, no âmbito da pandemia covid-19, já deu entrada na Assembleia da República, podendo ser consultada na página oficial do Parlamento. No diploma, …

O nosso cérebro evoluiu para acumular mantimentos (e julgar os outros por fazer o mesmo)

O nosso cérebro evoluiu de uma forma que, em situações de stress, acumulamos mantimentos e julgamos os outros por fazer exatamente o mesmo. Os media estão repletos de histórias – e a condenação – de pessoas que …

Autarca de Vieira do Minho denuncia: testes estão a ser desviados para Lisboa

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês/Cabreira, Vieira do Minho, detetou 77 infetados pelo novo coronavírus, com os autarcas da área a reclamarem contra a demora na distribuição de testes, disse esta sexta-feira à …

Trump recomenda uso de máscaras (mas recusa-se a usá-las)

Esta sexta-feira, os Estados Unidos tiveram, pelo quarto dia consecutivo, o maior número de mortes em 24 horas, num total de 1.094, e contam com quase 30 mil novos casos. No seu briefing diário, de acordo …

A Antártida já foi uma floresta tropical

A Antártida pode ter sido o lar de ecossistemas quentes e pantanosos cercados por fetos e árvores coníferas há 90 milhões de anos, altura marcada pelo auge dos dinossauros. Uma análise do solo antigo extraído da …

Algumas estrelas têm "veneno" dentro de si (e é por isso que explodem)

Algumas estrelas têm um "veneno" dentro de si: o elemento néon no núcleo das estrelas pode desencadear uma reação química que leva a uma morte definitiva e explosiva. Estrelas menos massivas, como o nosso Sol, expandem-se …

Criada tecnologia que traduz pensamentos diretamente em texto

Uma equipa de investigadores diz ter criado um sistema capaz de traduzir sinais cerebrais diretamente em texto escrito. Este é um passo promissor para que no futuro seja possível escrever num computador apenas com o …