Há um planeta mais próximo da Terra do que Vénus

A partir do Sol, a ordem dos primeiros planetas começa com Mercúrio, depois Vénus e depois a Terra. Então, Vénus é o planeta mais próximo do nosso? A resposta é: depende.

Uma equipa de cientistas acaba de demonstrar que Mercúrio, apesar de ser o planeta que está mais perto do Sol, passa mais tempo próximo da Terra do que Vénus.

Os resultados dos cálculos, apresentados na revista Physics Today, mostram que os métodos usados para calcular a proximidade dos planetas são simplistas demais e não dão o entendimento real da proximidade entre Mercúrio, Vénus e Terra ao considerar o trajeto das suas órbitas em redor do astro.

A conceção de distância entre os planetas que temos dá-se com base na distância média entre os planetas e o Sol – e essa distância é estabelecida em Unidades Astronómicas (AU). A distância média entre Terra e Sol é de 1 AU, enquanto a de Vénus é de cerca de 0,72 AU. Então, com base nesses valores, calcula-se que a distância média entre Terra e Vénus é de apenas 0,28 AU — a menor ao comparar a distância da Terra com qualquer outro planeta.

Mas os investigadores perceberam que este cálculo não é a maneira mais precisa para dizer qual planeta é realmente o mais próximo da Terra ao longo das suas órbitas ao redor do Sol. Afinal, quando a Terra está no lado oposto da sua órbita em relação a Vénus, essa distância é de 1,72 AU — e o nosso planeta fica bastante tempo em oposição a Vénus.

A equipa propõe que se faça uma média da distância entre cada ponto ao longo da órbita de um planeta e cada ponto ao longo da órbita do outro planeta a ser comparado. Fazendo uma simulação baseada nestas duas observações, a equipa descobriu que Mercúrio é o planeta que fica próximo da Terra por mais tempo, em média, mesmo que seja o primeiro planeta a partir do Sol e a Terra seja a terceiro, com Vénus no meio termo.

Esta nova maneira de ver a distância média entre os planetas não muda a ordem deles no Sistema Solar. Mercúrio continua a ser o primeiro planeta depois do Sol, seguido por Vénus e então pela Terra.

ZAP // Gizmodo

PARTILHAR

26 COMENTÁRIOS

    • …não se deve meter muitas coisas, mas há quem goste.
      A escrita segue regras bem definidas, (concorde-se ou não) que devem ser seguidas.

    • Errado!!
      A Língua Portuguesa é um património e tem regras!
      Ninguém é obrigado a conhecer todas, mas só alguém muito mal formado/educado vai à “casa” do outro tentar “corrigir” e dizer como deve escrever, quando não há qualquer erro!…
      Seria como alguém chegar a Inglaterra e começar a dar lições de Inglês aos ingleses!!

  1. E vêm os zucas dizer que português de Portugal está mal mas reparem nas seguintes traduções.
    1 the hangover, PT= a ressaca, Br= se beber não case ( estão lá quase)
    2 the sound of music, pt= o som da música, Br a noviça rebelde. ( mas que raio?)
    3 the watch, pt= a vigia, br = vizinhos imediatos de 3° grau. Epah desisto da para devolver o Brasil aos índios ou vamos tarde de mais?????

  2. … ui nem vamos por aí, por cá a inspiração a estragar títulos de filmes pelas produtoras/distribuidoras também é de bradar aos céus.
    Vertigo – A mulher que viveu duas vezes (pt) Um corpo que cai (Br)
    Lost in Translation – O Amor É um Lugar Estranho (Pt) Encontros e Desencontros (Br)
    Die hard – Assalto ao Arranha Céus (Pt) Duro de Matar (Br)
    Scarface – A Força do Poder (Pt) Scarface (Br)
    E muitos mais, dava conversa para largas horas…

  3. Eu aceito bem ler o português do Brasil e o de Portugal. Compreendo tudo perfeitamente. Até no YouTube eu já me inscrevi em diversos canais de ambos os países. Será que os americanos e os britânicos se compreendem bem também?

  4. Amados portugueses:

    Aqui, no Brasil, deturparam a bela e dulcíssima língua portuguesa em detrimento de um “linguajar de favela” (nada contra os da favela)…!!!

    E, aglutinando daqui e dali, deu-se origem ao “brasileiro” – mistura acrimoniosa que se resultou do dialeto com que a rede Globo propalou através de sua perniciosa manipulação e que “idiotizou” nosso povo!!!

  5. Por que razão os brasileiros só vêm aqui comentar coisas do espaço ou de ET’s?
    Estou mesmo curioso quanto à resposta!

RESPONDER

Descoberto em Ílhavo primeiro sítio pré-histórico subaquático português

Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de uma mancha de ocupação ou possível acampamento do neolítico a cerca de dois metros de profundidade na Ria de Aveiro, em Ílhavo. "Temos estado a apanhar algumas surpresas valentes. …

Rei de Espanha não propôs nenhum nome para investidura. País enfrenta novas eleições a 10 de novembro

A Espanha vai realizar novas eleições. Os dirigentes do Cidadãos, Albert Rivera, e do Partido Popular, Pablo Casado, disseram "não" à investidura de Pedro Sánchez como presidente do Governo espanhol e o rei Felipe VI …

Os dinamarqueses vão plantar um milhão de árvores sem saírem do sofá

No último sábado, a emissora dinamarquesa TV2 transmitiu um programa em direto para convidar os espectadores a doarem dinheiro para plantar árvores. O objetivo, de acordo com o jornal britânico The Guardian o produtor Martin Sundstrøm, …

A melhor escola da Europa para estudar ciência fica em Santarém

É em Alcanena, no distrito de Santarém, que se localiza o agrupamento de escolas com o selo de qualidade do STEM School Proeficient, atribuído pela União Europeia. O estabelecimento de ensino recebeu a melhor classificação …

Câmara da Moita dá parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental do novo aeroporto do Montijo

A Câmara da Moita, no distrito de Setúbal, aprovou uma posição em que dá parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do novo aeroporto do Montijo, devido ao “conjunto de impactes negativos”. O município da …

Morreu a criança que ficou paralisada após comer hambúrguer do Lidl contaminado

Em 2011, Nolan Moittie comeu o hambúrguer contaminado com a bactéria E.Coli comprado no Lidl. Depois de ter ficado com graves sequelas neurológicas e diabético, o rapaz acabou por falecer este sábado, com apenas 10 …

Taylor Swift atua no Nos Alive 2020

Taylor Swift é o segundo nome para a edição de 2020 no Nos Alive. A cantora estreia-se em território português no dia 9 de julho, anunciou a própria artista no seu site oficial. A organização do …

Turista agride gondoleiro em Veneza por causa de uma selfie

Um gondoleiro foi agredido por um turista, na cidade de Veneza, em Itália, neste domingo, num confronto que terá sido provocado por uma selfie. De acordo com o Newsweek, o incidente ocorreu no domingo à tarde, …

Doença associada a cigarros eletrónicos faz sétima vítima mortal nos EUA

O número de vítimas mortais por doença pulmonar associada à utilização de cigarros eletrónicos subiu para sete, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde norte-americanas. A vítima era do sexo masculino, tinha 40 anos e vivia …

Richard Stallman, guru do software livre, demite-se do MIT após defender Jeffrey Epstein

Richard Stallman, programador, ativista e defensor do software livre, demitiu-se do cargo de professor convidado do laboratório de inteligência artificial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA. A demissão acontece depois de serem tornadas …