/

Há um planeta mais próximo da Terra do que Vénus

28

A partir do Sol, a ordem dos primeiros planetas começa com Mercúrio, depois Vénus e depois a Terra. Então, Vénus é o planeta mais próximo do nosso? A resposta é: depende.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Uma equipa de cientistas acaba de demonstrar que Mercúrio, apesar de ser o planeta que está mais perto do Sol, passa mais tempo próximo da Terra do que Vénus.

Os resultados dos cálculos, apresentados na revista Physics Today, mostram que os métodos usados para calcular a proximidade dos planetas são simplistas demais e não dão o entendimento real da proximidade entre Mercúrio, Vénus e Terra ao considerar o trajeto das suas órbitas em redor do astro.

A conceção de distância entre os planetas que temos dá-se com base na distância média entre os planetas e o Sol – e essa distância é estabelecida em Unidades Astronómicas (AU). A distância média entre Terra e Sol é de 1 AU, enquanto a de Vénus é de cerca de 0,72 AU. Então, com base nesses valores, calcula-se que a distância média entre Terra e Vénus é de apenas 0,28 AU — a menor ao comparar a distância da Terra com qualquer outro planeta.

Mas os investigadores perceberam que este cálculo não é a maneira mais precisa para dizer qual planeta é realmente o mais próximo da Terra ao longo das suas órbitas ao redor do Sol. Afinal, quando a Terra está no lado oposto da sua órbita em relação a Vénus, essa distância é de 1,72 AU — e o nosso planeta fica bastante tempo em oposição a Vénus.

A equipa propõe que se faça uma média da distância entre cada ponto ao longo da órbita de um planeta e cada ponto ao longo da órbita do outro planeta a ser comparado. Fazendo uma simulação baseada nestas duas observações, a equipa descobriu que Mercúrio é o planeta que fica próximo da Terra por mais tempo, em média, mesmo que seja o primeiro planeta a partir do Sol e a Terra seja a terceiro, com Vénus no meio termo.

Esta nova maneira de ver a distância média entre os planetas não muda a ordem deles no Sistema Solar. Mercúrio continua a ser o primeiro planeta depois do Sol, seguido por Vénus e então pela Terra.

  ZAP // Gizmodo

28 Comments

    • …não se deve meter muitas coisas, mas há quem goste.
      A escrita segue regras bem definidas, (concorde-se ou não) que devem ser seguidas.

    • Errado!!
      A Língua Portuguesa é um património e tem regras!
      Ninguém é obrigado a conhecer todas, mas só alguém muito mal formado/educado vai à “casa” do outro tentar “corrigir” e dizer como deve escrever, quando não há qualquer erro!…
      Seria como alguém chegar a Inglaterra e começar a dar lições de Inglês aos ingleses!!

  1. E vêm os zucas dizer que português de Portugal está mal mas reparem nas seguintes traduções.
    1 the hangover, PT= a ressaca, Br= se beber não case ( estão lá quase)
    2 the sound of music, pt= o som da música, Br a noviça rebelde. ( mas que raio?)
    3 the watch, pt= a vigia, br = vizinhos imediatos de 3° grau. Epah desisto da para devolver o Brasil aos índios ou vamos tarde de mais?????

  2. … ui nem vamos por aí, por cá a inspiração a estragar títulos de filmes pelas produtoras/distribuidoras também é de bradar aos céus.
    Vertigo – A mulher que viveu duas vezes (pt) Um corpo que cai (Br)
    Lost in Translation – O Amor É um Lugar Estranho (Pt) Encontros e Desencontros (Br)
    Die hard – Assalto ao Arranha Céus (Pt) Duro de Matar (Br)
    Scarface – A Força do Poder (Pt) Scarface (Br)
    E muitos mais, dava conversa para largas horas…

  3. Eu aceito bem ler o português do Brasil e o de Portugal. Compreendo tudo perfeitamente. Até no YouTube eu já me inscrevi em diversos canais de ambos os países. Será que os americanos e os britânicos se compreendem bem também?

  4. Amados portugueses:

    Aqui, no Brasil, deturparam a bela e dulcíssima língua portuguesa em detrimento de um “linguajar de favela” (nada contra os da favela)…!!!

    E, aglutinando daqui e dali, deu-se origem ao “brasileiro” – mistura acrimoniosa que se resultou do dialeto com que a rede Globo propalou através de sua perniciosa manipulação e que “idiotizou” nosso povo!!!

  5. Por que razão os brasileiros só vêm aqui comentar coisas do espaço ou de ET’s?
    Estou mesmo curioso quanto à resposta!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.