Nasceu a PlakTak, uma pastilha elástica que combate a placa bacteriana – e a sua origem é curiosa

Criada inicialmente pelo exército norte-americano para garantir a saúde oral dos seus soldados, a PlakTak pode estar a caminho das prateleiras das lojas.

Há muitos avanços tecnológicos que começam no exército e acabam por ser usados no quotidiano. Por exemplo, cada vez que usamos o GPS nos nossos telemóveis estamos a recorrer a uma tecnologia criada pelo Departamento de Defesa dos EUA nos anos 90. Mas as inovações não se ficam por aqui, nem se limitam a coisas que tipicamente se esperariam de um exército.

Nos últimos 20 anos, o exército norte-americano tem estado a desenvolver algo bastante mais inusitado e consumido por muitos do dia-a-dia: pastilhas elásticas, mas não umas quaisquer – pastilhas que aumentam as defesas na saliva que matam as bactérias.



A nossa saliva tenta, mas nunca consegue matar todas as bactérias sozinha e o processo demora também algum tempo. Aliás, foi precisamente por isto que começamos a adoptar prácticas de higiene oral, como lavar os dentes e usar fio dentário. Agora, as forças americanas acham que o hábito antigo de mascar pastilha elástica pode ser o passo que falta para ajudar a cuidar dos nossos dentes.

De acordo com o Science 2.0, o exército dos EUA tem de pensar em questões de saúde que a maioria dos comuns dos mortais vão experienciar para conseguir financiamento para os projectos. Actualmente, as forças americanas gastam pelo menos 100 milhões de dólares anuais em cuidados dentários fora da rotina, como da doença periodontal.

Ainda antes dos cuidados dentários modernos e de se saber mais do impacto das pastilhas elásticas com açúcar nos dentes, o exército já valorizava a saúde oral e tinha criado um critério mínimo para cada soldado, que podia apenas ter seis dentes tortos ou mal-posicionados.

O próximo passo lógico era desenvolver a uma pastilha elástica que não prejudique a saúde oral dos soldados, dado o seu conhecido amor por mascar estes doces, tanto que o exército chegou a incluir pacotes de pastilhas nas provisões dadas aos militares.

Já desde 2006 que o exército americano tem um patente de um método de criação de uma pastilha elástica anti-placa que contém o peptídeo anti-microbial KSL. Além de prevenir que se forme mais placa bacteriana, que é uma das maiores causas das cáries, esta pastilha elástica ajuda também a remover a placa já existente.

A inovação chama-se PlakTak e demora cerca de vinte minutos a mostrar efeito, o que não é problema, dado que os amantes de pastilha costumam mascá-la durante bastante mais tempo. Agora, parece que não vão ser só os soldados a ter a oportunidade de desfrutar da PlakTak, depois de já ter passado em testes em humanos com gengivite.

Desde finais de 2019 que o exército procurava parceiros comerciais para a produção ou para o desenvolvimento da pastilha, e parece que já encontraram um, apesar de ainda não se saber muito sobre como o processo está a avançar.

Os critérios da Administração de Alimentação e Medicamentos nos EUA sobre se se pode dizer que a pastilha faz bem à saúde podem ser um entrave que está a atrasar a produção e que pode levar a que a PlakTak seja apenas vendida com receita médica.

A produtora pode também estar a ponderar vender a pastilha como um suplemento e assim não ter de cingir-se aos critérios mais apertados dos medicamentos. Por enquanto, ainda nada de sabe. Resta-nos esperar para ver quando é que estas pastilhas elásticas vão chegar às prateleiras das lojas.

  Adriana Peixoto, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …

O empresário John Textor

Nova direção do Benfica vai reunir-se com John Textor

O empresário John Textor, que celebrou um acordo com José António dos Santos para aquisição de 25% do capital social da SAD do Benfica, vai ser recebido pela nova direção do clube esta quinta-feira. "Após explícita …

Vítimas do ataque na Noruega foram mortas com facadas e não com arco e flecha

A polícia norueguesa esclareceu, esta segunda-feira, que as cinco vítimas mortais do ataque perpetrado na semana passada foram esfaqueadas, afastando assim a tese inicial que as mortes tinham sido provocadas por um arco e flechas. Segundo …