Placa de pedra da Idade do Bronze poderá ser o mapa mais antigo da Europa

(dr) Denis Gliksman / Inrap

A placa de Saint-Bélec

Uma placa de pedra da Idade do Bronze, redescoberta em 2014 em França, poderá ser o mapa tridimensional mais antigo já conhecido da Europa.

De acordo com a BBC, a laje de pedra, conhecida como placa de Saint-Bélec, foi descoberta em 1900 num cemitério pré-histórico em Finistère, na região da Bretanha, e data do início da Idade do Bronze, entre 1900 A.C. e 1650 A.C.

Porém, o artefacto acabou por ficar aparentemente esquecido durante mais de um século num castelo em França, só tendo sido reencontrado numa adega no ano de 2014.

Agora, arqueólogos decidiram estudar as marcas e gravuras nesta pedra, o que os levou a suspeitar que a placa, com cerca de quatro mil anos, pode ser um mapa representativo de uma área no oeste da Bretanha.

A “presença de motivos repetidos unidos por linhas” na sua superfície sugere que retratava uma área de Finistère, pode ler-se no estudo publicado, este mês, no Bulletin de la Société Préhistorique Française.

Segundo a emissora britânica, os investigadores dizem ainda que os recortes na rocha são uma representação 3D do vale do rio Odet, enquanto as várias linhas parecem representar a rede de rios daquela área.

“Este é provavelmente o mapa mais antigo de um território que já alguma vez foi identificado”, disse à BBC o primeiro autor do estudo, Clément Nicolas, da Universidade de Bournemouth, no Reino Unido.

“Existem vários mapas esculpidos em pedra deste género por todo o mundo. Geralmente, são apenas interpretações. Mas esta é a primeira vez que um mapa retrata uma área numa escala específica”, acrescentou.

O investigador considerou que terá sido uma “forma de afirmar a propriedade do território por um pequeno príncipe ou rei daquela época”.

“Temos a tendência para subestimar o conhecimento geográfico das sociedades passadas. Esta placa de pedra é importante porque destaca esse conhecimento cartográfico”, concluiu.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Veterana de Bletchley Park tem um novo código da 2.ª Guerra para decifrar (mas precisa de ajuda)

Um casal que encontrou mensagens codificadas da II Guerra Mundial sob o assoalho está tentar decifrá-las com a ajuda do seu vizinho, um decifrador de códigos de Bletchley Park. John e Val Campbell encontraram um esconderijo …

"Caixas mistério" com animais de estimação geram indignação na China

Uma nova moda conhecida como "caixa mistério" ganhou popularidade na China. O método consiste em fazer uma encomenda através da internet e é enviada, pelo correio, uma caixa com um animal de estimação. Estas encomendas estão …

Arquivos da polícia do Estado Islâmico revelam como era a vida sob o califado

Arquivos da polícia do Estado Islâmico, conhecida como shurta, revelam como era a vida sob o califado. Os polícias eram tão bem pagos que não podiam ser subornados. Não é sempre que os regimes mirram …

Barco português detido por ancorar ilegalmente em águas da Malásia

Um navio mercante registado em Portugal está retido na Malásia por ter alegadamente ancorado em águas territoriais do país sem autorização, avançou esta sexta-feira a Guarda Costeira malaia. Num comunicado, Nurul Hizam Zakaria, diretor da agência …

”Eficácia e qualidade”. OMS aprova vacina chinesa da Sinopharm

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou, esta sexta-feira, o uso de emergência da vacina chinesa contra a covid-19 da Sinopharm. Trata-se da primeira vacina desenvolvida pela China a ser aprovada pela organização, lembra a agência …

Sem estado de emergência não pode haver confinamento de pessoas saudáveis

O constitucionalista Jorge Reis Novais defendeu hoje que sem estado de emergência que suspenda a garantia do artigo 27.º da Constituição não pode haver confinamento de pessoas saudáveis, até uma eventual revisão constitucional. Por outro lado, …

"Neuro-direitos". O Chile quer proteger os seus cidadãos do controlo da mente

O Chile quer tornar-se o primeiro país a proteger as pessoas do controlo da mente, à medida que a capacidade de mexer com cérebros se aproxima cada vez mais da realidade. O senador Guido Girardi está …

Emprego, formação e pobreza. Cimeira Social marca "o mais ambicioso compromisso" da UE

A Cimeira Social arrancou, nesta sexta-feira, no Porto, com a presença de 24 dos 27 chefes de Estado e de Governo da UE, num evento que pretende definir a agenda social da Europa para a …

"Uma cena da Idade Média". Refugiado encontrado morto e cercado de ratos em acampamento grego

O jovem, proveniente da Somália, foi encontrado morto dentro de uma tenda no início desta semana. No momento em que as autoridades chegaram ao local, cerca de 12 horas após a morte do rapaz, o …

Coreia do Norte alega que a covid-19 poderia flutuar em balões vindos do Sul

A Coreia do Norte pediu aos seus cidadãos que não leiam panfletos de propaganda enviados através de balões do Sul, alegando que a covid-19 poderia entrar no país através das gotículas. De acordo com a agência …