/

Placa de pedra da Idade do Bronze poderá ser o mapa mais antigo da Europa

(dr) Denis Gliksman / Inrap

A placa de Saint-Bélec

Uma placa de pedra da Idade do Bronze, redescoberta em 2014 em França, poderá ser o mapa tridimensional mais antigo já conhecido da Europa.

De acordo com a BBC, a laje de pedra, conhecida como placa de Saint-Bélec, foi descoberta em 1900 num cemitério pré-histórico em Finistère, na região da Bretanha, e data do início da Idade do Bronze, entre 1900 A.C. e 1650 A.C.

Porém, o artefacto acabou por ficar aparentemente esquecido durante mais de um século num castelo em França, só tendo sido reencontrado numa adega no ano de 2014.

Agora, arqueólogos decidiram estudar as marcas e gravuras nesta pedra, o que os levou a suspeitar que a placa, com cerca de quatro mil anos, pode ser um mapa representativo de uma área no oeste da Bretanha.

A “presença de motivos repetidos unidos por linhas” na sua superfície sugere que retratava uma área de Finistère, pode ler-se no estudo publicado, este mês, no Bulletin de la Société Préhistorique Française.

Segundo a emissora britânica, os investigadores dizem ainda que os recortes na rocha são uma representação 3D do vale do rio Odet, enquanto as várias linhas parecem representar a rede de rios daquela área.

“Este é provavelmente o mapa mais antigo de um território que já alguma vez foi identificado”, disse à BBC o primeiro autor do estudo, Clément Nicolas, da Universidade de Bournemouth, no Reino Unido.

“Existem vários mapas esculpidos em pedra deste género por todo o mundo. Geralmente, são apenas interpretações. Mas esta é a primeira vez que um mapa retrata uma área numa escala específica”, acrescentou.

O investigador considerou que terá sido uma “forma de afirmar a propriedade do território por um pequeno príncipe ou rei daquela época”.

“Temos a tendência para subestimar o conhecimento geográfico das sociedades passadas. Esta placa de pedra é importante porque destaca esse conhecimento cartográfico”, concluiu.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.