PJ investiga burla tributária de quase 2 milhões na APPACDM de Viana

SXC

A Polícia Judiciária de Braga está a investigar uma alegada burla tributária de 1,8 milhões euros da APPACDM de Viana do Castelo entre os anos 2004 e 2007.

Segundo o presidente da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo, Luís Costa, as diligências efetuadas na semana passada pela Policia Judiciária (PJ) resultam de uma auditoria realizada, em 2008, pela Segurança Social às contas da instituição.

A auditoria, de acordo com declarações do responsável à agência Lusa, detetou a existência de “duplicação de nomes nas listas dos centros ocupacionais” da instituição.

“Está a ser apurada a composição das listas dos clientes afetos às várias respostas sociais que a instituição tem e que eram, como ainda são hoje, financiadas pela Segurança Social”, adiantou aquele responsável.

Adiantou que a PJ intimou agora, para “esclarecimentos adicionais”, os sete elementos da direção de então, liderada por Manuel Domingos.

Em causa, segundo disse à Lusa fonte judicial, está uma queixa crime formalizada pelo Centro Distrital de Segurança Social de Viana do Castelo, em 2012, contra a APPACDM “por recebimento indevido de comparticipações da Segurança Social, no montante de mais de 1,864 milhões de euros”.

Contactado hoje pela agência Lusa, o ex-presidente da instituição Manuel Domingos, explicou que, em “finais de 2012, início de 2013”, ainda no exercício de funções, e por discordar das conclusões daquela auditoria, intentou uma providência cautelar junto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga (TAFB), que deu provimento à ação, com efeitos suspensivos.

Manuel Domingos, que liderou a instituição cerca de 36 anos, adiantou que as diligências agora desenvolvidas pela PJ “vão no sentido de, entre todos os elementos dos órgãos sociais da altura, tentar ver se haverá algo mais do que consta no relatório inicial”.

“Vamos aguardar o desenvolvimento normal e natural deste tipo de situações”, afirmou.

Com 43 anos de existência a APPACDM de Viana do Castelo tem estruturas espalhadas por todo o Alto Minho e dá apoio a cerca de 750 utentes.

Segundo disse à Lusa o coordenador da União de Sindicatos de Viana do Castelo (USVC), Branco Viana, a instituição emprega atualmente cerca de 400 trabalhadores, sendo uma das dez maiores empregadoras do distrito.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tia de Kim Jong-un faz a primeira aparição pública em mais de seis anos

Kim Kyong-hui, tia paterna do líder norte-coreano Kim Jong-un, reapareceu em público este sábado pela primeira vez em mais de seis anos, escreve a BBC. A emissora britânica, que avança a notícia citando a Agência Central …

Coronavírus. Madeira está a preparar-se para eventual surto

Região da Madeira “já está a delinear” quartos com pressão negativa e áreas isoladas, além de “fármacos, oxigénio, fatos protetores, máscaras e capacidade laboratorial”. O presidente do Instituto de Saúde (Iasaúde) da Madeira anunciou esta segunda-feira …

Luanda Leaks. Isabel dos Santos vai processar o consórcio de jornalistas

Depois de Rui Pinto ter assumido a autoria da divulgação dos documentos do caso Luanda Leaks, Isabel dos Santos avança que vai processar o consórcio de jornalistas. A empresária angolana Isabel dos Santos vai processar o …

Portugal vende cinco F-16 à Roménia por 130 milhões de euros

O ministério da Defesa Nacional oficializou hoje, na Base Aérea de Monte Real, no distrito de Leiria, a venda de cinco aviões militares F-16 à Roménia, num negócio de 130 milhões de euros. "Com este processo …

Pedro Proença e a violência no futebol: "É chegada a altura de o Governo assumir responsabilidades"

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol (LPFP), Pedro Proença, disse esta segunda-feira, depois de uma reunião no Ministério da Administração Interna (MAI), que o governo deve assumir responsabilidades sobre os recentes casos de violência …

Reconhecimento facial vai ser testado no acesso a serviços públicos online

O Governo quer criar um sistema de reconhecimento facial para usar a chave móvel digital, ferramenta que já permite aceder a vários serviços online do Estado. O Governo está a planear criar um sistema de reconhecimento …

Sem voz no clube, Raul José pondera abandonar o Sporting

Sem voz na pasta das contratações e construção do plantel, Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting, pode estar de saída do clube. Raul José, líder do departamento de scouting do Sporting CP, estará …

António Costa vai responder por escrito a 100 perguntas sobre Tancos

Apesar de sempre ter defendido que o testemunho devia ser presencial, o Juiz Carlos Alexandre aceitou que António Costa possa depor por escrito sobre o caso do furto e recuperação das armas de tantos. O …

ERC regista como "publicação de informação" site de propaganda

A ERC registou o Notícias Viriato como "publicação de informação", em novembro do ano passado, quando o projeto do Medialab diz que se trata, na verdade, de um "site de propaganda". Segundo o Diário de Notícias, a …

Conselho da Europa pede que polícia portuguesa tenha mais treino sobre direitos humanos

O Conselho da Europa (CE) acredita que teria sido uma boa ideia incluir no próximo recenseamento da população portuguesa, marcado para 2021, uma questão sobre a origem étnica. A proposta chegou a ser avaliada por …