/

PJ em megaoperação contra tráfico de pessoas e lenocínio

2

A Unidade Nacional de Combate ao Terrorismo (UNCT) da Polícia Judiciária está a realizar uma megaoperação em todo o país de combate ao tráfico de pessoas.

Em declarações à agência Lusa, uma fonte policial descreve que a operação desenrola-se em várias zonas do país e está relacionada com os crimes de tráfico de pessoas, lenocínio (exploração sexual lucrativa de terceiros) e extorsão.

A RTP descreve que os elementos da PJ estão a efetuar 33 buscas domiciliárias e a realizar 28 mandados de detenção. Nos casos detectados, as mulheres eram encaminhadas para prostituição enquanto os homens eram obrigados a efetuar trabalhos na construção civil sem remuneração.

De acordo com o Sol, a megaoperação da PJ está a decorrer em vários pontos do país, especialmente na Região Sul, incidindo na Grande Lisboa, Alentejo e na Região do Oeste.

O Relatório do Observatório de Tráfico de Seres Humanos do ano passado refere que, em 2014, Portugal manteve-se como “país de destino” (70% do número total de sinalizações), seguido de “país de origem” (43%) e como menos expressividade “país de trânsito” (16%). Contudo, o número de casos suspeitos diminuiu 36%

O organismo do MAI refere igualmente que a maioria das vítimas detectadas em Portugal é europeia (132), destacando-se 78 de nacionalidade romena, seguindo-se as de origem africana (25), sobretudo da Nigéria (17).

ZAP / Lusa

2 Comments

  1. Um assunto a que por vezes não se dá a devida atenção e no entanto é de uma grande importância. Falamos de uma nova forma de escravatura com tudo de odioso e desumano que essa prática tráz consigo. Num Mundo quase totalmente virado para o lucro rápido e com cada vez menos consideração pelo ser humano, este é, infelizmente, um fenomeno em crescimento. Cabe também a todos nós, como cidadãos preocupados e responsáveis, denunciar qualquer situação destas de que tenhamos conhecimento.

    • Do que eu tenho conhecimento é da escravatura em Portugal com os próprios portugueses. Quanto aos outros o SEF e/ou Pj que não os deixe permanecer no país. Desgraça já cá temos muita e mais a que ainda vai entrar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.