PJ descarta abuso sexual na Queima das Fitas de Porto e Braga. Autores dos vídeos ainda por apurar

A Polícia Judiciária descartou o crime de abuso sexual nos dois casos, mas mantém a investigação aos crimes de de gravação ilícita e devassa da vida privadas.

Dois jovens envolvidos numa cena de sexo num autocarro da STCP, no Porto, e uma rapariga parcialmente desnuda nos festejos académicos em Braga, em maio são os casos que a Polícia Judiciária continua a investigar.

De acordo com o Jornal de Notícias, a PJ arquivou a investigação por abuso sexual do jovem estudante filmado envolvido com uma estudante no interior de um autocarro fretado durante a semana da Queima das Fitas, no Porto, em maio.

O crime de abuso de natureza sexual foi também descartado no caso da jovem seminua vítima de uma gravação ilícita e colocada a circular nas redes sociais, em Braga, também durante os festejos académicos do Enterro da Gata.

Neste segundo caso ocorrido em Braga, foi a própria vítima quem apresentou uma queixa formal à PJ. No entanto, e à semelhança do que aconteceu no Porto, as vítimas, maiores de idade, rejeitaram eventuais crimes de abuso sexual.

Em curso ficam agora as investigações para apurar os autores das gravações e circulação dos vídeos sem autorização dos visados, que incorrem nos crimes de gravação ilícita e devassa da vida privada.

Vários envolvidos já terão sido ouvidos, entre os quais as vítimas, mas até ao momento ninguém apontou quem terão sido os autores das filmagens, inquérito que poderá vir a ser arquivado.

No inquérito do Porto, as testemunhas alegaram “amnésia alcoólica” e garantiram ainda desconhecer a identidade do casal visado nas imagens.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior solicitou a abertura de um inquérito às duas situações por entender que violavam os direitos dos estudantes, mas desconhece-se o resultado das averiguações.

No caso do Porto, os acidentes relacionados com abusos e excessos de conduta sucedem-se ao longo dos anos, mas a Federação Académica do Porto (FAP), tem sistematicamente rejeitado responsabilidades relacionas com desmandos, tendo mesmo garantido, em maio, ao Expresso que os tradicionais festejos da Queima vão continuar.

Na altura, em declarações ao Expresso a STCP remeteu responsabilidades para a FAP que representa 26 associações de estudantes federados do universo público e Privado do Ensino Superior, dado o serviço de autocarros que circulavam entre o Queimódromo e a Trindade ter sido fretado e pago pela organização.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Tão lentamente quanto humanamente possível". Site simula como era usar a Internet nos anos 90

Se é jovem e gostaria de experimentar as velocidades lentas da Internet dos anos 90, está com sorte. Um novo site simula a experiência dolorosa à qual já não estamos habituados com as redes atuais. Nos …

Novembro vai ser “muito duro e muito exigente” (e fechar escolas seria uma "grande falta de respeito")

O primeiro-ministro, António Costa, avisou hoje que “convém não criar falsas expectativas”, porque novembro vai ser “muito duro e muito exigente”, sendo maior a probabilidade de, daqui a 15 dias, acrescentar mais concelhos à lista …

O Torsus Praetorian é o autocarro mais radical de sempre (e não permite faltas à escola)

Cheias, árvores caídas ou tempestades. Há muitas razões para faltar à escola ou, neste caso, haviam. É que a Torsus lançou um novo autocarro capaz de enfrentar todos os obstáculos e transportar as crianças até …

Spot, o cão-robô, visitou Chernobyl (e analisou os seus níveis de radiação)

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Bristol visitou a Central Nuclear de Chernobyl na semana passada para testar Spot, um robô de quatro patas feito pela empresa norte-americana Boston Dynamics. O Spot é o robô …

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …