PJ investiga ligações de árbitros a empresário próximo do Benfica

César Boaventura / Facebook

O agente desportivo César Boaventura.

A Polícia Judiciária está a investigar seis árbitros que estiveram no FC Porto-Marítimo (3-0) do passado dia 16 de Março, por suspeitas de que possam ter facultado informação privilegiada ao empresário César Boaventura que é suspeito de ter aliciado jogadores para perderem em jogos com o Benfica.

Foi a CMTV que começou por avançar a informação agora divulgada pelo Correio da Manhã, dando nota de que os árbitros que estiveram envolvidos no FC Porto-Marítimo (3-0) da Jornada 26 do campeonato, no passado dia 16 de Março, estão a ser investigados pela Polícia Judiciária (PJ).

Em causa estão o árbitro do jogo, João Capela, os seus auxiliares, Paulo Brás e Jorge Cruz, o quarto árbitro, Luís Reforço, o vídeo-árbitro, Bruno Esteves, e o árbitro assistente do vídeo-árbitro, Paulo Ramos.

A PJ está a investigar eventuais ligações entre estes elementos e César Boaventura, suspeitando que possam ter facultado ao empresário que é visto como próximo do Benfica a informação de que João Capela era o árbitro escolhido para o FC Porto-Marítimo.

Um dia antes da divulgação do nome do árbitro para o desafio, César Boaventura divulgou no seu perfil do Facebook o documento com a nomeação de João Capela. Posteriormente, substituiu-o pela foto do árbitro.

Na sequência deste caso, o presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, José Fontelas Gomes, esteve reunido, por sua própria iniciativa, com elementos da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ.

O Correio da Manhã afiança que, logo que seja identificada, “a ‘toupeira’ de Boaventura será “imediatamente afastada” da arbitragem”.

César Boaventura já anunciou que apresentou queixa no Departamento Central de Investigação e Acção Penal contra a CMTV, acusando o canal de estar “a mentir”. “Não conheço nem nunca vi nenhum dos árbitros, nem ando a invadir centros de arbitragem”, referiu numa publicação no Facebook.

O empresário de futebol está a ser investigado por suspeitas de aliciamento a jogadores para perderem com o Benfica, no âmbito de um jogo com o Rio Ave da época 2015/2016.

Na semana passada, o jogador Lionn, ex-Rio Ave e actualmente no Desportivo de Chaves, declarou no Tribunal de Esposende que César Boaventura o tentou subornar antes do Rio Ave-Benfica que os encarnados acabaram por vencer por 1-0, sagrando-se campeões nacionais.

Tentou comprar-me para o jogo do Benfica. A mim e ao Cássio. E ao Marcelo também”, referiu em Tribunal, conforme citou o Expresso, no âmbito de um processo movido pelo referido Cássio contra César Boaventura, após o empresário ter acusado este guarda-redes de ter facilitado num jogo entre o FC Porto e o Rio Ave que os dragões venceram por 5-0.

O Expresso citou outra conversa entre César Boaventura e Cássio, actualmente a jogar no Al Taawon da Arábia Saudita, onde o ex-guarda-redes do Rio Ave terá referido a um amigo que o empresário o tentou comprar por 250 mil euros para facilitar frente ao Benfica.

O empresário também desmentiu esta alegação, notando no seu perfil do Facebook que “em momento algum, o aludido jogador disse, seja ao jornalista envolvido, seja a qualquer outra pessoa, que o havia aliciado, seja para o que fosse”.

Na altura, Cássio, Marcelo, Roderick, Rafa Soares e Nadjack tinham os seus telefones sob escuta no âmbito das suspeitas de viciação de resultados numa investigação relacionada com apostas.

SV, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não faz mal se há corrupção no futebol. O hacker está preso e vai deixar de se ouvir falar em corrupção.
    O problema de haver corrupção era … o hacker !!

  2. Aliciar jogadores do Rio Ave?
    O que eu vi do Rio Ave, foi um guarda redes desviar-se para a bola entrar num jogo com o Porto.
    E no Ano seguinte esse mesmo guarda redes era jogador do FCP.
    E desta maneira o FCP dá a volta e ninguém fala de mais um jogo em que se viu a intenção do CAPELA.

  3. ah.. ja sei … o empresario claro e um alvo a abater pelos mafiosos amigos do comendador gomes, provavelmente os arbitros sao o capela, que se instala na tribuna do corrupto mor, o artur, que diz que foi ameaçado mas nao formalizou queixa a policia, .. o oliveira e mitos maios… todos ajudam o benfica, aquele golo dos dragartos no ultimo minuto foi mesmo para beneficiar o benfica e os penaltis made da bosta tambem. so para beneficiar o benfica tal como aquelas maos na area do belem sade …. so bebeficiaram o benfica…. a comunicaçao social ja nao tem decoro e pudor… paga por corruptos so podem fazer propaganda a corruptos

  4. Mas alguém acredita nestas investigações? O Rui Pinto está já na prisão, por cá é um criminoso, no resto da Europa parece ser um herói e só o fisco espanhol à sua conta já recuperou 42 milhões de euros, dos e-mails do Benfica parece nem já se falar, agora trouxeram à baila o Sporting, ainda vai apanhar uma multa por mal ter visto um campeonato à sua conta durante tantos anos. A justiça desportiva deve estar sediada na tal catedral.

RESPONDER

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …