/

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

A MBC mostrou uma pizza durante o desfile da comitiva de Itália

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a Noruega, do Drácula para a Roménia ou de Chernobyl para a Ucrânia foram algumas das imagens usadas pela emissora sul-coreana MBC para representar os países durante a transmissão da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos.

A MBC foi criticada por fazer representações redutoras e estereotipadas dos países. Num comunicado publicado no Twitter, a emissora reconhece que a decisão foi um “erro indesculpável“.

“As imagens e legendas usadas tinham a intenção de tornar mais fácil para os espectadores entender quais eram os países a entrar durante a cerimónia de abertura. No entanto, nós admitimos que houve uma falta de consideração pelos países afectados”, pode ler-se no pedido de desculpas.

A emissora reconhece “a seriedade do problema durante a transmissão dos Jogos Olímpicos” e vai “investigar cuidadosamente o processo de selecção das imagens e das legendas” e garante examinar “o sistema de produção de programas de desporto para evitar incidentes semelhantes no futuro”.

O caso ganhou notoriedade quando o jornalista Raphael Rashid fez uma publicação no Twitter sobre as descrições usadas pelo canal sul-coreano. O tweet tornou-se viral e chegou quase aos 17 mil ‘likes’.

O Haiti foi descrito como um país com uma “situação política afectada pelo assassinato do presidente”, já a Síria é “rica em recursos minerais” e vive “uma guerra civil há 10 anos“. A Suécia tem “um estado-social desenvolvido” e as Ilhas Marshall foram “um sítio de testes nucleares dos Estados Unidos”. El Salvador foi apresentado com uma foto de Bitcoin.

A MBC publicou também o pedido de desculpas na primeira página do seu site e o presidente da estação, Park Sung-je, organizou uma conferência de imprensa sobre o assunto e enviou notas às embaixadas dos países retratados.

“O último fim-de-semana foi o mais doloroso e desastroso desde que assumi a presidência da MBC. Novamente, curvo-me e pelo desculpas”, afirmou.

Park Sung-je também pediu desculpas por uma legenda que apareceu durante o jogo de futebol entre a Roménia e a Coreia do Sul. O primeiro golo do jogo foi um auto-golo pelo romeno Marius Marin e durante o intervalo, a MBC escreveu “Obrigado, Marin” no ecrã.

AP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.