Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

A MBC mostrou uma pizza durante o desfile da comitiva de Itália

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a Noruega, do Drácula para a Roménia ou de Chernobyl para a Ucrânia foram algumas das imagens usadas pela emissora sul-coreana MBC para representar os países durante a transmissão da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos.

A MBC foi criticada por fazer representações redutoras e estereotipadas dos países. Num comunicado publicado no Twitter, a emissora reconhece que a decisão foi um “erro indesculpável“.

“As imagens e legendas usadas tinham a intenção de tornar mais fácil para os espectadores entender quais eram os países a entrar durante a cerimónia de abertura. No entanto, nós admitimos que houve uma falta de consideração pelos países afectados”, pode ler-se no pedido de desculpas.

A emissora reconhece “a seriedade do problema durante a transmissão dos Jogos Olímpicos” e vai “investigar cuidadosamente o processo de selecção das imagens e das legendas” e garante examinar “o sistema de produção de programas de desporto para evitar incidentes semelhantes no futuro”.

O caso ganhou notoriedade quando o jornalista Raphael Rashid fez uma publicação no Twitter sobre as descrições usadas pelo canal sul-coreano. O tweet tornou-se viral e chegou quase aos 17 mil ‘likes’.

O Haiti foi descrito como um país com uma “situação política afectada pelo assassinato do presidente”, já a Síria é “rica em recursos minerais” e vive “uma guerra civil há 10 anos“. A Suécia tem “um estado-social desenvolvido” e as Ilhas Marshall foram “um sítio de testes nucleares dos Estados Unidos”. El Salvador foi apresentado com uma foto de Bitcoin.

A MBC publicou também o pedido de desculpas na primeira página do seu site e o presidente da estação, Park Sung-je, organizou uma conferência de imprensa sobre o assunto e enviou notas às embaixadas dos países retratados.

“O último fim-de-semana foi o mais doloroso e desastroso desde que assumi a presidência da MBC. Novamente, curvo-me e pelo desculpas”, afirmou.

Park Sung-je também pediu desculpas por uma legenda que apareceu durante o jogo de futebol entre a Roménia e a Coreia do Sul. O primeiro golo do jogo foi um auto-golo pelo romeno Marius Marin e durante o intervalo, a MBC escreveu “Obrigado, Marin” no ecrã.

AP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …

Corpo encontrado em parque natural será de Gabby Petito

Este domingo foi encontrado um corpo no parque nacional de Wyoming, nos Estados Unidos, que corresponde ao da jovem Gabrielle Petito, que se encontrava desaparecida, anunciou a polícia federal norte-americana (FBI). "No início do dia de …

Nuno Espírito Santo admite que "muita coisa correu mal", mas não escapa às críticas

O Tottenham saiu derrotado por 3-0 do embate com o Chelsea. Nuno Espírito Santo reconheceu os problemas na equipa, que foi duramente criticada por Roy Keane. O Chelsea manteve-se no comboio dos líderes da Liga inglesa, …

Críticas às novas tabelas da ADSE em várias áreas da Saúde

A nova tabela da ADSE, que entrou em vigor a 01 de setembro, tem enfrentado críticas de vários setores da Saúde, desde dentistas a nutricionistas, principalmente pelos valores atribuídos a alguns atos, exclusões e restrições. A …

Cuba é o primeiro país a vacinar crianças a partir dos dois anos

Depois de um drástico aumento de casos e mortes em crianças, a estratégia de vacinação em Cuba mudou. Com o objetivo de ter mais de 90% dos 11 milhões de habitantes imunizados até Dezembro, as autoridades …

Penálti que deu vitória ao Sporting devia ter sido repetido

Um penálti convertido por Pedro Porro deu a vitória, este domingo, ao Sporting. Especialistas entendem que a grande penalidade devia ter sido repetida. O Sporting CP conquistou uma vitória sofrida, este domingo, após derrotar o Estoril …

Marques Mendes: Governo vai abrir discotecas e acabar com limite à lotação no comércio e restaurantes

Marques Mendes considera também que a task force para a vacinação deve ser extinta em Outubro e que em Dezembro deve ser decidida uma terceira dose para os cidadãos acima de 65 anos. No seu habitual …