Manuel Pizarro sob suspeita: MP investiga favor do presidente de Gaia

6

António Pedro Santos / Lusa

Um concurso quando nem era preciso contratar. Autarca não se lembra mas admite que Pizarro pode ter pedido um favor.

Manuel Pizarro, ministro da Saúde, está sob suspeita e a ser investigado pelo Ministério Público.

Em causa estão alegados crimes de prevaricação ou abuso de poder, de acordo com a RTP.

Suspeita-se que Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, contratou um técnico superior para a autarquia a pedido de Manuel Pizarro – que nessa altura não estava no Governo; era eurodeputado e vereador na Câmara Municipal do Porto.

Eduardo Vítor Rodrigues, segundo a mesma fonte, abriu um procedimento concursal para colocar como técnico superior na Câmara de Gaia alguém que era funcionário na Câmara de Gondomar.

A questão é que essa pessoa não era técnica superior, não tinha habilitações para tal.

O jornal Público acrescenta que esse funcionário em Gondomar era um militante do Partido Socialista que tinha sido presidente de uma junta de freguesia da cidade do Porto – onde Pizarro foi candidato a presidente da Câmara Municipal.

Além disso, o Ministério Público indica que nem era preciso contratar qualquer pessoa para a Câmara Municipal de Gaia, na altura. Só houve concurso porque Manuel Pizarro pediu, segundo a investigação.

O presidente da Câmara Municipal de Gaia também foi constituído arguido por suspeitas de prevaricação.

Eduardo Vítor Rodrigues disse ao Público que não se lembra de Manuel Pizarro lhe ter pedido um favor neste processo. Mas admite que isso pode ter acontecido.

O autarca assegura que nunca favoreceu o tal militante socialista: essa pessoa concorreu a um concurso para assistente técnico na Câmara Municipal de Gaia mas, garante o presidente, recusou um processo directo de mobilidade.

E, continua o autarca de Gaia, esse funcionário em Gondomar não foi o escolhido nesse concurso: “Esse senhor não é, nem nunca foi, funcionário na Câmara de Gaia”.

Este processo não está inserido na Operação Babel – que já originou vários detidos, entre eles o vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia. E não houve buscas neste caso.

Segundo o Ministério da Saúde, Manuel Pizarro não foi contactado e desconhece este caso.

ZAP //

6 Comments

  1. Isto parece uma máfia, capitaneada por António Costa!
    Com Sócrates, dizia-se que o país estava a saque. Com este seu prosélito Costa, para lá se caminha.
    Até se faz alteração da lei para se poder roubar à vontade. Isto é um ESCÂNDALO BRUTAL! A confirmar-se, Costa só tem um caminho: DEMITIR-SE.

    • E já não vai cedo. Ficará para a história como o primeiro ministro do governo mais incompetente que Portugal teve. Uma miséria sem paralelo.

  2. Teia de Gaia apanha governantes – JORNAL SOL
    “Pizarro, na altura presidente da Federação do PS-Porto e eurodeputado, foi apanhado a dizer ao autarca e atual presidente do PS-Porto para a Câmara contratar um boy do partido. MP fala em ‘conluio’ e desmonta esquema entre dirigentes do PS, autarcas e membros do Governo de Costa para evitar perda de mandato de Eduardo Vítor Rodrigues. Secretário de Estado não homologou despacho que Mário Centeno assinou três dias antes de sair do Executivo, permitindo a absolvição do autarca, enquanto PS promoveu alteração da lei para afastar a perda de mandato”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.