Se usa torrents ou serviços de partilha de ficheiros para fazer download dos seus jogos, em vez do Steam ou um serviço equivalente, é melhor aproveitar enquanto é tempo.
De acordo com o fundador do 3DM, um dos maiores grupos de crackers de jogos da China, dentro de dois anos as tecnologias de DRM e de proteção dos títulos estarão tão evoluídas que será impossível quebrá-las, algo que pode acabar colocando um fim na pirataria.
A conclusão do especialista, que se identifica como Bird Sister, é baseada no intenso trabalho a que foi obrigado para conseguir quebrar as barreiras que protegiam Just Cause 3 contra a pirataria.
Segundo Bird Sister, a equipa do 3DM chegou a um “ponto de ruptura” durante o processo, tendo-se visto quase incapaz de ultrapassar a protecção – que, poucos dias depois de ter sido quebrada, foi actualizada e voltou a proteger eficazmente o jogo.
O grande “vilão” da história, na perspectiva dos piratas, é a Denuvo, empresa tecnológica que desenvolve as soluções de bloqueio usadas por software houses como a Square Enix, distribuidora de Just Cause 3, e a Electronic Arts, da série FIFA.
Bird Sister já antes se tinha referido às cada vez maiores dificuldades que a tecnologia de protecção de direitos estava a levantar, mas revela que nunca antes a sua equipa tinha tido tanto trabalho e tão pouco sucesso num crack deste tipo.
A companhia austríaca recebeu as atenções dos especialistas da indústria de videojogos no fim de 2014, quando Dragon Age: Inquisiton, considerado na altura um dos melhores jogos do ano, esteve após o seu lançamento mais de um mês sem uma cópia pirata funcional.
A notícia parecia inicialmente ter sido um tiro pela culatra para a Denuvo, já que levou mais crackers a tentar encontrar em formas de quebrar o seu código, mas no fim das contas, a Denuvo está a sair vitoriosa.
Bird Sister diz acreditar que Just Cause 3 ainda poderá ser quebrado e que está a trabalhar com o seu grupo para o conseguir.
Mas o tempo que o processo consome e o seu grau de complexidade só tendem a aumentar – o que leva o cracker a manter uma perspectiva negativa acerca do futuro da pirataria dos jogos.