“Arrefecemos mais um cliente satisfeito”. Em português, parece tudo bem. Mas nem tudo o que parece… Vamos até aos Países Baixos.
A Aircare Airconditioning é uma empresa focada no ar condicionado que não costuma aparecer nas notícias. Desta vez apareceu – mas por um motivo invulgar.
A empresa de Warmond, Países Baixos, ganhou o singelo prémio de pior slogan do ano, na iniciativa da plataforma Slechte Slogans (maus slogans).
Foram escolhidos os 10 piores slogans do ano, todos de empresas. E o pior foi “Vandaag weer een tevreden klant koud gemaakt” – numa tradução livre, seria “arrefecemos mais um cliente satisfeito”.
Não tem nada de mal, em português. Mas o que parece…
É que na língua original, as duas últimas palavras do slogan, “koud gemaakt”, são uma forma de dizer que alguém foi assassinado.
Este slogan infeliz conseguiu 26% dos votos, o dobro dos 13% da segunda classificada, a Grumman’s & Fa Tandartsen. Esta empresa é uma clínica dentária, que tem o slogan “Bedankt dat je voor ons hebt gekiest” – ou “obrigado por nos escolher”. De facto, o verbo “kiezen” que fecha o slogan quer dizer “escolher”, mas “kies” também quer dizer “dentes”.
O terceiro posto foi para “Don’t vlaai away”, da empresa turística Visit Zuid-Limburg. “Vlaai” é um pastel holandês com massa e recheio.
E mais abaixo ficaram outros exemplares interessantes: “Asbest as it can get” – asbest(os) quer dizer amianto e a empresa tira amianto; ou “Why have abs, when you can have Kurio’s kebabs” – porquê ter abdominais quando pode ter os kebabs da Kurio.
Estes prémios de piores slogans até podem ajudar as empresas: “Muitas empresas mencionadas nesta lista recebem um fluxo de reconhecimento durante e após o período de votação. Muitas vezes há atenção positiva dada aos nossos nomeados”, contou um dos responsáveis da iniciativa, Tefke van Dijk, no portal IamExpat.
Um exemplo: a loja de moda Jan de Cock – ganhou este “concurso” há cerca de uma década com o slogan “É De Cock que faz o homem” – sendo que “cock” pode referir-se a um pénis, dependendo da frase. E ainda hoje há clientes que vão a essa loja por causa desse slogan vitorioso.
No ano passado a vencedora foi a Castricum, que aluga bicicletas. O seu slogan era “Coloca a diversão no meio das tuas pernas”. Outro slogan vitorioso, de outro ano: “As minhas bolas pesam 130 gramas” – de um serviço de entrega ao domicílio de carne.