Pinto da Costa revela que Mourinho quase fez “meia época pelo FC Porto numa emergência”

FC Porto / Twitter

José Mourinho e Pinto da Costa

O FC Porto conseguiu juntar José Mourinho, Vítor Baía e Jorge Costa numa conversa, por video-conferência, com Pinto da Costa. E o presidente dos dragões revelou que o actual treinador do Tottenham quase voltou ao FC Porto, em 2016, para fazer meia época no clube numa situação de “emergência”.

Foi no âmbito da rubrica “FC Porto em casa”, implementada nestes tempos de quarentena, que Pinto da Costa esteve à conversa com José Mourinho, Vítor Baía e Jorge Costa. Uma iniciativa no âmbito dos 38 anos de presidência do dirigente.

No início da conversa, Mourinho confessou ter que “esconder uma lagriminha”, demonstrando a emoção por estar a rever e a falar com os seus antigos jogadores no FC Porto e com o dirigente.

E Pinto da Costa reforço esse “afecto” especial de Mourinho pelo FC Porto, contando que ele quase voltou ao Dragão em 2016, quando já tinha assinado pelo Manchester United. Foi quando Julen Lopetegui deixou os dragões a meio da temporada.

“Ficámos sem treinador a meio da época, abordei o Mourinho, que tinha contrato com o Manchester United, mas só ia começar na época seguinte, e perguntei-lhe se queria vir acabar a época ao FC Porto e ele disse que sim, que vinha“, relata Pinto da Costa.

“Quando estávamos a pensar que o impossível ia, afinal, ser possível, o Manchester United não autorizou, com o argumento de que estávamos na mesma prova europeia e que podíamos ser adversários”, refere ainda, sublinhando que o técnico não impôs “qualquer condição”. “O Mourinho estava disponível para fazer meia época pelo FC Porto numa emergência”, destaca, salientando que isso “mostra bem a afectividade com que sempre ficou pelo FC Porto”.

A conversa fluiu com muitas trocas de elogios e com algumas revelações sobre histórias envolvendo o plantel que Mourinho treinou.

Logo a arrancar a conversa, o treinador elogiou Pinto da Costa, notando que “o Presidente está com uma cabeça que parece um cérebro“. Sobre Vítor Baía disse que foi “o melhor guarda-redes português de sempre com muita distância para o segundo” e de Jorge Costa disse está “mais elegante do que quando jogava”.

Mourinho também lembrou que começou a trabalhar no FC Porto muito antes de ser treinador, como adjunto de Bobby Robson. “Aprendi tanto, tanto, tanto no FC Porto que eu só tenho que estar agradecido”, frisou o treinador, realçando a sua “ligação emocional” com o clube.

Pinto da Costa reforçou ainda que um dia terão que “contar” os dois a história de como foi para o FC Porto. “Estava com um pé e meio do outro lado”, acrescentou Mourinho a sorrir.

“Estou convencido que vamos conquistar a dobradinha”

No dia em que completou 38 anos na presidência do FC Porto, Pinto da Costa disse também que está “convencido que o clube vai conquistar a ‘dobradinha'” no futebol, salientando que está confiante que é possível ganhar o campeonato e a Taça de Portugal esta época.

“Estamos todos convencidos que sim, que vamos ganhar a ‘dobradinha’. Estamos todos a trabalhar para que assim seja. Em bloco, não sou só eu, é toda a direcção, o ‘staff’ técnico, jogadores, todos acreditamos que será possível“, disse Pinto da Costa.

O presidente do FC Porto explicou também como tem sido o dia a dia com as reservas do confinamento devido à propagação da Covid-19.

“Um terço das muitas horas que passo acordado estou a falar ao telefone com gente do FC Porto, com o treinador, colegas da direcção e da administração e não estamos a recordar o passado. Estamos a preparar o futuro e a resolver o presente. Tenho aquela aplicação que conta os passos e ontem, por exemplo, fiz 17 mil passos em casa, ao telefone. A minha meta são 12 mil. Isto traduzido em horas são quatro horas ao telefone”, disse o dirigente.

Questionado sobre o facto de ser o presidente mais titulado da história, Pinto da Costa optou por pensar nos títulos que “ainda estão por ganhar”.

“O que ganhámos é história. Gosto de rever o passado, mas isso é história e história não é para mim, é para os historiadores. Tenho é de estar preocupado com o que temos de ganhar”, frisou ainda.

ZAP ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Rio avisou autarcas que podem ser postos "para o lado" se se portarem "menos bem"

O líder do PSD diz não entender o mal-estar de alguns autarcas com o anúncio dos candidatos às eleições locais. Este sábado, no discurso de encerramento da 5.ª Academia de Formação Política para Mulheres do …

Movimento “Black Lives Matter” fez diminuir mortes causadas por polícias

Desde que os protestos de Black Lives Matter começaram a ganhar destaque, após a morte de Michael Brown em 2014, no Missouri, o movimento espalhou-se por centenas de cidades em todos os estados dos EUA …

Novela autárquica em Braga. Direção nacional escolheu Hugo Pires, mas entrou em choque com a concelhia

O deputado e ex-vereador local Hugo Pires é o escolhido da direção nacional do PS para a Câmara Municipal de Braga, que está nas mãos do PSD. Mas a decisão está longe de ser consensual …

O retrato perdido de uma das artistas mais famosas da Índia reapareceu 90 anos depois (e vai a leilão)

A pintura Portrait of Danyse de Amrita Sher-Gil, uma das mais importantes artistas modernas da Índia, está a ser leiloada pela Christie's. A Portrait of Danyse era desconhecida dos especialistas, tendo estado "escondida" em coleções …

Portugal regista 28 mortes e 682 novos casos de covid-19

Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal registou este domingo 28 mortes e 682 novos casos de infeção nas últimas 24 horas. O boletim epidemiológico deste domingo, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de …

Maduro já recebeu primeira dose da vacina russa Sputnik V

Nicolás Maduro recebeu, este sábado, a primeira dose da vacina Sputnik V, cerca de duas semanas depois de o Governo anunciar o início do programa de vacinação. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a sua …

Um escape online. Hotel tailandês oferece excursões virtuais para que crianças possam ver elefantes de perto

Os museus virtuais são uma boa forma de manter as crianças entretidas durante o confinamento. Se essa transmissão em tempo real envolver elefantes em vez de obras de arte, melhor ainda. O Anantara Golden Triangle Elephant …

FBI investiga ligações entre assaltantes do Capitólio e pessoa próxima de Trump

Uma pessoa próxima à presidência norte-americana de Donald Trump terá estado em contacto com o grupo de extrema-direita "Proud Boys" dias antes do ataque ao Capitólio. O FBI concluiu que uma pessoa ligada à presidência norte-americana …

"O terrorismo nunca tem a última palavra." Papa Francisco visita Qaraqosh, a maior cidade cristã do Iraque

A viagem do Papa Francisco pelo Iraque continua. No terceiro dia, Francisco orou pelas vítimas da guerra no Médio Oriente. O Papa Francisco viajou este domingo até Qaraqosh, a maior cidade cristã do Iraque, alvo da …

Pedro Pichardo conquista ouro no triplo salto

O português Pedro Pichardo conquistou, este domingo, o ouro no triplo salto. A medalha foi-lhe garantida no primeiro salto, mas qualquer um dos que se seguiram lhe garantiriam o primeiro lugar. Pedro Pichardo conquistou este domingo …