/

Estes pinguins vivem numa ilha de plástico (mas a realidade é pior do que isso)

3

Ninguém nos disse, mas nós sabemos: o lixo plástico que se acumulou no nosso oceano está fora do controlo. Um vídeo viral de cientistas do Pacífico Sul mostrou agora as terríveis consequências das nossas ações.

Muitas vezes, quando o problema está tão distante de nós, perdemos a noção do quão terrível ele é. Imagens publicadas no Facebook da World Wildlife Foundation, WWF, mostram um grupo de pinguins a flutuar sobre o que parece ser uma ilha de plástico.

O vídeo causou muita indignação desde que foi publicado pela primeira vez, no dia 8 de abril deste ano, com muitas pessoas a questionar: “Como é que os humanos foram capazes de fazer isto?”, uma pergunta muito difícil de responder sem sentirmos alguma culpa.

https://twitter.com/reysilbread/status/982472972853129216

Acontece que o vídeo que se tornou viral era, na verdade, uma farsa. Porém, com uma mensagem importante a reter. De acordo com o Snopes, as imagens foram manipuladas pela WWF para dar a entender que os animais estavam a discutir por causa do plástico.

Mas calma. Antes de pensar que se trata de uma notícia falsa, a WWF defendeu-se, dizendo que o vídeo deveria ser educacional. Aliás, quando publicaram o vídeo na rede social, escreveram também um artigo que explicava esta mesma questão. “Felizmente, a nossa descoberta de pinguins numa ilha de plástico não é genuína”, escreveram.

Ainda assim, vivemos num mundo no qual esse cenário não pode ser completamente posto de lado. “Esta não é uma piada do dia 30 de abril, mas um sério problema“.

O objetivo da WWF era fazer com que as pessoas pensassem neste assunto, e refletissem sobre o que estamos a fazer ao nosso meio ambiente. “Devemos todos refletir sobre nós próprios, sobre o que fazemos pelo nosso planeta diariamente”, refere o artigo da WWF.

Se os humanos estão a despejar dez milhões de toneladas de plástico no oceano todos os anos, qual será o nosso destino? O vídeo não parece retratar um cenário tão diferente daquele que nos espera.

Em 2050, os cientistas preveem que haverá mais plástico no oceano do que peixes. Assim, não é difícil imaginar um futuro em que os pinguins sejam forçados a viver numa ilha de plástico.

3 Comments

  1. Guerra ao plástico não são campanhas educativas sobre o que é um plasticão ou taxas por sacos plásticos e afins. A guerra ao plástico não deve começar no fim da cadeia mas sim nas fábricas que o produzem. Mas não há coragem. É o que se f…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.