Estes pinguins vivem numa ilha de plástico (mas a realidade é pior do que isso)

Ninguém nos disse, mas nós sabemos: o lixo plástico que se acumulou no nosso oceano está fora do controlo. Um vídeo viral de cientistas do Pacífico Sul mostrou agora as terríveis consequências das nossas ações.

Muitas vezes, quando o problema está tão distante de nós, perdemos a noção do quão terrível ele é. Imagens publicadas no Facebook da World Wildlife Foundation, WWF, mostram um grupo de pinguins a flutuar sobre o que parece ser uma ilha de plástico.

O vídeo causou muita indignação desde que foi publicado pela primeira vez, no dia 8 de abril deste ano, com muitas pessoas a questionar: “Como é que os humanos foram capazes de fazer isto?”, uma pergunta muito difícil de responder sem sentirmos alguma culpa.

https://twitter.com/reysilbread/status/982472972853129216

Acontece que o vídeo que se tornou viral era, na verdade, uma farsa. Porém, com uma mensagem importante a reter. De acordo com o Snopes, as imagens foram manipuladas pela WWF para dar a entender que os animais estavam a discutir por causa do plástico.

Mas calma. Antes de pensar que se trata de uma notícia falsa, a WWF defendeu-se, dizendo que o vídeo deveria ser educacional. Aliás, quando publicaram o vídeo na rede social, escreveram também um artigo que explicava esta mesma questão. “Felizmente, a nossa descoberta de pinguins numa ilha de plástico não é genuína”, escreveram.

Ainda assim, vivemos num mundo no qual esse cenário não pode ser completamente posto de lado. “Esta não é uma piada do dia 30 de abril, mas um sério problema“.

O objetivo da WWF era fazer com que as pessoas pensassem neste assunto, e refletissem sobre o que estamos a fazer ao nosso meio ambiente. “Devemos todos refletir sobre nós próprios, sobre o que fazemos pelo nosso planeta diariamente”, refere o artigo da WWF.

Se os humanos estão a despejar dez milhões de toneladas de plástico no oceano todos os anos, qual será o nosso destino? O vídeo não parece retratar um cenário tão diferente daquele que nos espera.

Em 2050, os cientistas preveem que haverá mais plástico no oceano do que peixes. Assim, não é difícil imaginar um futuro em que os pinguins sejam forçados a viver numa ilha de plástico.

ZAP ZAP // ScienceAlert

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Guerra ao plástico não são campanhas educativas sobre o que é um plasticão ou taxas por sacos plásticos e afins. A guerra ao plástico não deve começar no fim da cadeia mas sim nas fábricas que o produzem. Mas não há coragem. É o que se f…

RESPONDER

CDS vai apresentar projeto sobre enriquecimento ilícito. PSD só apoia medida que seja "eficaz e constitucional"

O CDS-PP vai apresentar no Parlamento um projeto sobre o enriquecimento ilícito, anunciou o presidente do partido esta terça-feira, antecipando que a iniciativa se debruçará sobre o poder político, o poder judicial e o funcionamento …

Deputada Cristina Rodrigues propõe campanha contra pirataria de jornais

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues recomendou, esta segunda-feira, ao Governo a divulgação de uma campanha nacional que promova o combate à pirataria de jornais e revistas e que aumente a fiscalização relativa ao crime …

Fuga a notificações judiciais deixa 15 mil pessoas à margem da lei

A Direção-Geral da Administração da Justiça (DGAJ) divulgou uma lista com 15.178 nomes de cidadãos e gerentes de empresas procurados por não prestarem contas dos crimes cometidos. Dessa lista, 7900 são homens, 1401 mulheres, 5665 pessoas …

EMA encontra possível ligação entre vacina da Johnson & Johnson e coágulos, mas benefícios superam riscos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) concluiu, esta terça-feira, que a vacina Janssen, do grupo Johnson & Johnson, tem uma "possível ligação" a casos muito raros de coágulos sanguíneos, mas insistiu que os benefícios do …

Emirados Árabes "empurram" Isabel dos Santos para fora do Dubai

Autoridades dos Emirados Árabes Unidos terão comunicado à empresária Isabel dos Santos "o desejo" de que esta abandone "tão cedo quanto possível" o Dubai. Uma posição que é vista como uma cedência a um pedido …

Ex-gestor do Grupo Espírito Santo vai ser julgado nos EUA. Pena pode chegar aos 65 anos

Paulo Murta vai ser julgado por um tribunal norte-americano após a sua extradição ter sido autorizada. Caso seja condenado, a sua pena pode chegar aos 65 anos. Paulo Murta, antigo gestor do Grupo Espírito Santo (GES) …

Horas após ser reeleito, Presidente do Chade morre vítima de ferimentos em combate

O Presidente do Chade, no poder há 30 anos, morreu, esta terça-feira, devido a ferimentos sofridos enquanto comandava o exército na luta contra rebeldes no norte do país durante o fim-de-semana. "O Presidente da República, chefe …

Iniciativa Liberal acusa comissão promotora de a tentar impedir de participar no desfile do 25 de Abril

A Iniciativa Liberal (IL) acusou, esta terça-feira, a comissão promotora do desfile do 25 de Abril de tentar impedir o partido de participar nas comemorações, pretendendo os liberais organizar o seu próprio desfile no mesmo …

EDP defende que venda de barragens não estava sujeita a imposto de selo

A EDP considera que a venda da concessão das barragens ao consórcio da Engie não beneficiou de isenção do Imposto do Selo prevista na lei desde 2020 porque a forma como a operação decorreu não …

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) está, esta terça-feira, a fazer buscas na Câmara Municipal de Lisboa, nas instalações do departamento de gestão urbanística, situadas no Campo Grande, e nos Paços do Concelho. Ao que o jornal online …