Estes pinguins vivem numa ilha de plástico (mas a realidade é pior do que isso)

Ninguém nos disse, mas nós sabemos: o lixo plástico que se acumulou no nosso oceano está fora do controlo. Um vídeo viral de cientistas do Pacífico Sul mostrou agora as terríveis consequências das nossas ações.

Muitas vezes, quando o problema está tão distante de nós, perdemos a noção do quão terrível ele é. Imagens publicadas no Facebook da World Wildlife Foundation, WWF, mostram um grupo de pinguins a flutuar sobre o que parece ser uma ilha de plástico.

O vídeo causou muita indignação desde que foi publicado pela primeira vez, no dia 8 de abril deste ano, com muitas pessoas a questionar: “Como é que os humanos foram capazes de fazer isto?”, uma pergunta muito difícil de responder sem sentirmos alguma culpa.

https://twitter.com/reysilbread/status/982472972853129216

Acontece que o vídeo que se tornou viral era, na verdade, uma farsa. Porém, com uma mensagem importante a reter. De acordo com o Snopes, as imagens foram manipuladas pela WWF para dar a entender que os animais estavam a discutir por causa do plástico.

Mas calma. Antes de pensar que se trata de uma notícia falsa, a WWF defendeu-se, dizendo que o vídeo deveria ser educacional. Aliás, quando publicaram o vídeo na rede social, escreveram também um artigo que explicava esta mesma questão. “Felizmente, a nossa descoberta de pinguins numa ilha de plástico não é genuína”, escreveram.

Ainda assim, vivemos num mundo no qual esse cenário não pode ser completamente posto de lado. “Esta não é uma piada do dia 30 de abril, mas um sério problema“.

O objetivo da WWF era fazer com que as pessoas pensassem neste assunto, e refletissem sobre o que estamos a fazer ao nosso meio ambiente. “Devemos todos refletir sobre nós próprios, sobre o que fazemos pelo nosso planeta diariamente”, refere o artigo da WWF.

Se os humanos estão a despejar dez milhões de toneladas de plástico no oceano todos os anos, qual será o nosso destino? O vídeo não parece retratar um cenário tão diferente daquele que nos espera.

Em 2050, os cientistas preveem que haverá mais plástico no oceano do que peixes. Assim, não é difícil imaginar um futuro em que os pinguins sejam forçados a viver numa ilha de plástico.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Guerra ao plástico não são campanhas educativas sobre o que é um plasticão ou taxas por sacos plásticos e afins. A guerra ao plástico não deve começar no fim da cadeia mas sim nas fábricas que o produzem. Mas não há coragem. É o que se f…

RESPONDER

40 marinheiros do porta-aviões Charles de Gaulle com sintomas de covid-19

Quarenta marinheiros do porta-aviões francês Charles de Gaulle apresentaram recentemente "sintomas compatíveis" com os da infeção pelo novo coronavírus e estão sob "observação médica reforçada", anunciou o Ministério da Defesa. "A partir de hoje, uma equipa …

Medidas para as prisões, apoios às empresas, suspensão de tarifas. Parlamento discute mais de 100 iniciativas

Medidas excecionais para prisões e banca, mais apoios às empresas ou à cultura ou a suspensão de propinas e das tarifas de gás e luz são alguns dos temas que vão passar esta quarta-feira pelo …

Trump tem "interesse financeiro" em farmacêutica que produz hidroxicloroquina (a sua "cura" para a Covid-19)

Donald Trump falou da hidroxicloroquina como uma potencial "cura milagrosa" para a Covid-19, apesar das recomendações contrárias de especialistas e da falta de estudos científicos válidos que confirmem os benefícios da substância. O The New …

Restos de bombas atómicas revelam longa vida dos tubarões-baleia

Cientistas estão a determinar a esperança de vida do maior peixe dos oceanos com a ajuda de testes de bombas atómicas realizados durante a Guerra Fria, entre os anos 50 e 60. Em perigo de extinção, …

Telescópio russo apanha o despertar de um buraco negro

O telescópio russo ART-XC do observatório espacial Spektr-RG detetou uma fonte brilhante de raios-X no centro da Via Láctea, que acabou por revelar ser o "despertar" do buraco negro 4U 1755-338. A descoberta ocorreu no passado …

O cometa interestelar 2I/Borisov partiu-se em dois

O cometa interestelar 2I/Borisov, o primeiro do seu tipo a ser descoberto em agosto do ano passado, começou a dividir-se em duas partes na semana passada. As imagens contínuas do telescópio espacial Hubble do objeto interestelar …

Estudo estima 471 mortes em Portugal até agosto (e que o pico foi atingido a 3 de abril)

De acordo com as estimativas do estudo, cerca de 151.680 pessoas vão morrer na Europa durante a "primeira vaga" da doença. Um estudo divulgado esta terça-feira nos Estados Unidos estima que a covid-19 venha a provocar …

Mais de metade da população mundial está fechada em casa

Mais de metade da população mundial (52%) está atualmente confinada nas suas casas por ordem das autoridades para combater a propagação da doença covid-19. Segundo um balanço feito pela agência France Fresse (AFP), mais de quatro …

Documentário da Netflix reacende debate sobre os milhares de tigres em cativeiro nos Estados Unidos

A minissérie documental da Netflix "Tiger King: Morte, Caos e Loucura" veio reacender o debate sobre os grandes felinos que estão em cativeiro, frisando que há cerca de 10.000 espécimes nestas condições nos Estados Unidos. …

Luciano venceu a covid-19 aos 100 anos. Teve direito a bolo, a um desenho e a uma alta hospitalar

Luciano Marques da Silva completou 100 anos no hospital de São João, no Porto, onde se encontrava hospitalizado devido à infeção por covid-19. Depois de dez dias de internamento, conseguiu vencer e recebeu alta. No dia …