Estes pinguins vivem numa ilha de plástico (mas a realidade é pior do que isso)

Ninguém nos disse, mas nós sabemos: o lixo plástico que se acumulou no nosso oceano está fora do controlo. Um vídeo viral de cientistas do Pacífico Sul mostrou agora as terríveis consequências das nossas ações.

Muitas vezes, quando o problema está tão distante de nós, perdemos a noção do quão terrível ele é. Imagens publicadas no Facebook da World Wildlife Foundation, WWF, mostram um grupo de pinguins a flutuar sobre o que parece ser uma ilha de plástico.

O vídeo causou muita indignação desde que foi publicado pela primeira vez, no dia 8 de abril deste ano, com muitas pessoas a questionar: “Como é que os humanos foram capazes de fazer isto?”, uma pergunta muito difícil de responder sem sentirmos alguma culpa.

https://twitter.com/reysilbread/status/982472972853129216

Acontece que o vídeo que se tornou viral era, na verdade, uma farsa. Porém, com uma mensagem importante a reter. De acordo com o Snopes, as imagens foram manipuladas pela WWF para dar a entender que os animais estavam a discutir por causa do plástico.

Mas calma. Antes de pensar que se trata de uma notícia falsa, a WWF defendeu-se, dizendo que o vídeo deveria ser educacional. Aliás, quando publicaram o vídeo na rede social, escreveram também um artigo que explicava esta mesma questão. “Felizmente, a nossa descoberta de pinguins numa ilha de plástico não é genuína”, escreveram.

Ainda assim, vivemos num mundo no qual esse cenário não pode ser completamente posto de lado. “Esta não é uma piada do dia 30 de abril, mas um sério problema“.

O objetivo da WWF era fazer com que as pessoas pensassem neste assunto, e refletissem sobre o que estamos a fazer ao nosso meio ambiente. “Devemos todos refletir sobre nós próprios, sobre o que fazemos pelo nosso planeta diariamente”, refere o artigo da WWF.

Se os humanos estão a despejar dez milhões de toneladas de plástico no oceano todos os anos, qual será o nosso destino? O vídeo não parece retratar um cenário tão diferente daquele que nos espera.

Em 2050, os cientistas preveem que haverá mais plástico no oceano do que peixes. Assim, não é difícil imaginar um futuro em que os pinguins sejam forçados a viver numa ilha de plástico.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Guerra ao plástico não são campanhas educativas sobre o que é um plasticão ou taxas por sacos plásticos e afins. A guerra ao plástico não deve começar no fim da cadeia mas sim nas fábricas que o produzem. Mas não há coragem. É o que se f…

RESPONDER

Vai a leilão o menu do primeiro jantar a bordo do Titanic (e pertencia ao mordomo)

A casa britânica Henry Aldridge & Son vai leiloar, neste sábado, o menu do primeiro jantar a bordo do mítico Titanic, que ocorreu a 10 de abril de 1912, quando a embarcação zarpou de Southampton, na …

Loures vs Sporting | Passagem com serviços mínimos

O Sporting assegurou hoje a passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ao vencer 2-1 o Loures, do Campeonato de Portugal, em jogo disputado em Alverca. O Sporting, último dos três ‘grandes’ a …

Astrónomos detetam "parente cósmico" de ondas gravitacionais

Há cerca de um ano, os astrónomos relataram animadamente a primeira deteção de ondas eletromagnéticas, ou luz, de uma fonte de ondas gravitacionais. Agora, um ano depois, investigadores estão a anunciar a existência de um …

Real Madrid de Lopetegui é já o pior de sempre da história do clube

O Real Madrid registou este sábado um recorde negativo em toda a história do clube, ao estar 481 minutos sem apontar um golo, o que supera a marca de 464 minutos que perdurava desde a …

Animais da União Zoófila em risco de ficar sem comida

A União Zoófila disse estar a ficar sem ração para alimentar os animais, por ter enfrentado "dificuldades para organizar campanhas em grandes superfícies". Esta quinta-feira, a União Zoófila  afirmou ter ração apenas para mais dois dias, …

Tancos. Marcelo garante desconhecer factos sobre reaparecimento das armas

O presidente da República garantiu este sábado à Lusa desconhecer os factos na base do desaparecimento e reaparecimento das armas de Tancos, recordando que tem insistido no esclarecimento de “toda a verdade, doa a quem …

Director da PJ apanhado a avisar PJM da investigação no caso Tancos

Escutas telefónicas efectuadas no âmbito da Operação Húbris, que investiga o modo como foram recuperadas as armas roubadas em Tancos, terão apanhado o então director da Polícia Judiciária (PJ), Almeida Rodrigues, a alertar o director …

Fotografias dos suspeitos que fugiram do tribunal investigadas

O ministro da Administração Interna determinou esta sexta-feira a abertura de um inquérito para apurar os contornos da fuga de três homens do Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto, bem como sobre a divulgação …

Portugueses vão pagar mais 15% em taxas e taxinhas em 2019

O Governo conta amealhar mais de 3 mil milhões de euros em 2019, com taxas, multas, juros e outras penalidades, conforme está inscrito no Orçamento de Estado para o próximo ano. Trata-se de um crescimento …

Parlamento da Macedónia aprova mudança de nome do país

O parlamento da Macedónia aprovou na sexta-feira o lançamento do processo para mudar na Constituição o nome do país para "República da Macedónia do Norte”, primeiro passo para pôr fim ao diferendo com a Grécia. "O …