Prepare-se para uma pílula para homens sem efeitos colaterais

1

Uma pílula contraceptiva para homens, sem efeitos colaterais, pode chegar à sua farmácia mais próxima antes de dar por ela.

Irregularidades menstruais, dores de cabeça, náusea, ganho de peso, problemas de pele, alterações de humor ou tonturas são apenas alguns do longo rol de efeitos secundários da pílula.

Embora o preservativo seja um método de contraceção eficaz, a pílula continua a ser a principal arma no combate contra gravidezes indesejadas. Algumas mulheres tomam-na praticamente durante toda a vida fértil e acarretam com as consequências disso.

Até agora, o peso da responsabilidade estava praticamente todo nas mulheres. Elas têm muitas opções que são mais confiáveis do que os preservativos e menos permanentes do que a esterilização nos homens: pílulas anticoncepcionais, dispositivos intrauterinos, adesivos, implantes e injeções.

A ciência não tem encontrado grandes alternativas à altura para homens, mas isso pode estar a mudar aos poucos.

Numa tentativa de desenvolver um método contracetivo adequado para homens, cientistas passaram anos a investigar pílulas anticoncepcionais masculinas, mas ainda não criaram uma eficaz que não cause efeitos colaterais indesejados.

Por exemplo, os bloqueadores de testosterona causam sintomas como depressão, ganho de peso, problemas hepáticos, acne e diminuição da libido.

Cientistas da Universidade de Minnesota estão a mudar isso. Os investigadores desenvolveram uma nova pílula anticoncepcional masculina. Até agora, provou ser eficaz em estudos com ratos e deve entrar em testes com humanos em breve.

Os resultados são incríveis, escreve a Science Focus. A pílula foi 99% eficaz na prevenção da gravidez depois de ratos receberem a droga por via oral durante apenas quatro semanas. É a mesma eficácia da atual pílula para mulheres.

Além de ter uma elevada eficácia, também não foram identificados efeitos colaterais. Nem com uma overdose de medicação houve efeitos secundários a lamentar.

Ao contrário das pílulas femininas, esta contém zero hormonas. Em vez disso, funciona bloqueando a ligação de uma proteína à vitamina A, que é essencial para a produção de esperma e fertilidade. Trocado em miúdos, causa esterilização.

Mas não se alarme, os cientistas acreditam que possa ser reversível num curto período de tempo. Em ratos, quatro a seis semanas depois, os machos foram capazes de procriar com sucesso.

Ainda é cedo para lançar foguetes. A pílula ainda só resultou em ratos e pode afetar de forma diferente os humanos. Ainda assim, este é um passo importante.

Se os próximos testes em humanos forem um sucesso, uma pílula anticoncepcional masculina pode chegar às prateleiras antes de darmos por ela, escreve a revista de ciência da BBC.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.