Pílula contracetiva masculina está mais perto de ser uma realidade

A produção de uma pílula contracetiva masculina, recentemente testada em fases iniciais por investigadores norte-americanos, poderá estar para breve.

O comprimido, à semelhança da pílula feminina, contém uma combinação de hormonas que impedem a produção de espermatozoides férteis. A pílula foi recentemente testada por uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, em Seattle.

Ao The Guardian, a investigadora Stephanie Page explicou que o DMAU, sigla para o nome científico do princípio ativo, “é um grande passo em frente no desenvolvimento de uma pílula masculina de utilização única”.

A equipa de investigadores conseguiu reverter alguns dos problemas que, até agora, impediam a utilização de outras pílulas masculinas que já tinham sido testadas anteriormente. Algumas delas provocavam inflamação no fígado e a pouca eficácia obrigava à toma de duas pílulas por dia.

Com o DMAU isso não acontece. Basta uma toma diária para que o efeito seja atingido, já que os investigadores conseguiram reforçar o efeito da combinação de hormonas.

Foram 100 os voluntários que participaram no estudo, com idades compreendidas entre os 18 e os 50 anos, e 83 deles seguiram a experiência até ao fim. Cada grupo recebeu doses e combinações diferentes de hormonas, explica o Observador.

No grupo que tomou a dose de 400mg (a dose maior) verificou-se a supressão das hormonas necessárias para a produção de espermatozoides. Ainda assim, para garantir o efeito, o comprimido deve ser tomado acompanhado de comida.

A redução significativa dos níveis de testosterona pode causar cansaço e falta de apetite sexual. No entanto, a investigadora garante que esses sintomas não se verificaram nos homens que participaram no estudo.

O estudo foi apresentado esta semana numa conferência anual em Chicago.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

DJ Avicii encontrado morto aos 28 anos

O músico e produtor sueco DJ Avicii foi encontrado morto em Omã, no Médio Oriente, aos 28 anos de idade. A causa de morte daquele que é um dos mais famosos artistas de música electrónica …

Príncipe Carlos sucede à rainha Isabel II como líder da Commonwealth

Os dirigentes da Commonwealth decidiram esta sexta-feira o príncipe Carlos suceda à mãe, a rainha Isabel II, na liderança da organização, noticiou a imprensa britânica. A BBC, Sky News e outros meios de comunicação britânicos noticiaram …

Descoberto na Gronelândia fóssil de peixe com 210 milhões de anos

Uma equipa de paleontólogos, que inclui cientistas portugueses, descobriu uma espécie de peixe com pulmões que existiu há cerca de 210 milhões de anos e pertence a um grupo do qual evoluíram os antepassados de …

Tammy Duckworth fez história ao levar a filha de 10 dias para o Senado

Tammy Duckworth fez história ao tornar-se a primeira senadora norte-americana a ser mãe. Agora, volta a ser notícia por levar a criança para o Senado, um dia depois de terem sido alteradas as regras sobre …

Serviços de saúde recebem 192 queixas por dia

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recebeu 70.111 reclamações em 2017, um crescimento de 18,4% face ao ano anterior. No ano passado, o número de reclamações recebidas pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) aumentaram em 18,4% …

Fêmea de lince-ibérico encontrada morta com sinais de atropelamento

Uma fêmea de lince-ibérico, de dois anos, foi encontrada morta, com sinais de atropelamento, na A22, próximo de Olhão, anunciou o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Nascida no Centro de Reprodução em …

Americano que previu drama dos incêndios acusa bombeiros de não saberem apagar fogos

O autor de relatório sobre fogos em Portugal acusa os bombeiros de não saberem apagar fogos ou fazer rescaldo em condições, arrasando o combate aos incêndios. Além disso, o mericano alerta que tragédia pode repetir-se …

"Estado totalitário". PS quer requisitar casas devolutas para arrendar

A nova proposta de Lei de Bases da Habitação, elaborada pelo PS, está a gerar polémica entre os proprietários, essencialmente porque propõe que o Estado se aproprie "temporariamente" de casas que estejam devolutas para as …

Televisão russa divulga testemunho sobre alegada encenação do ataque químico

A televisão pública russa Rossiya 24 divulgou, na quarta-feira, o testemunho de um rapaz que afirma ter participado numa encenação do presumível ataque químico de 7 de abril contra Douma, na Síria. O embaixador russo junto …

Ex-diretor da Brisa suspeito de corrupção em expropriação de terrenos

Polícia Judiciária do Porto conclui inquérito sobre subornos pagos a responsável da Brisa em negócios de expropriação de terrenos para autoestradas. Segundo o Jornal de Notícias, um engenheiro da Brisa, coordenador das expropriações na zona Norte …