/

Pílula contracetiva masculina está mais perto de ser uma realidade

A produção de uma pílula contracetiva masculina, recentemente testada em fases iniciais por investigadores norte-americanos, poderá estar para breve.

O comprimido, à semelhança da pílula feminina, contém uma combinação de hormonas que impedem a produção de espermatozoides férteis. A pílula foi recentemente testada por uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, em Seattle.

Ao The Guardian, a investigadora Stephanie Page explicou que o DMAU, sigla para o nome científico do princípio ativo, “é um grande passo em frente no desenvolvimento de uma pílula masculina de utilização única”.

A equipa de investigadores conseguiu reverter alguns dos problemas que, até agora, impediam a utilização de outras pílulas masculinas que já tinham sido testadas anteriormente. Algumas delas provocavam inflamação no fígado e a pouca eficácia obrigava à toma de duas pílulas por dia.

Com o DMAU isso não acontece. Basta uma toma diária para que o efeito seja atingido, já que os investigadores conseguiram reforçar o efeito da combinação de hormonas.

Foram 100 os voluntários que participaram no estudo, com idades compreendidas entre os 18 e os 50 anos, e 83 deles seguiram a experiência até ao fim. Cada grupo recebeu doses e combinações diferentes de hormonas, explica o Observador.

No grupo que tomou a dose de 400mg (a dose maior) verificou-se a supressão das hormonas necessárias para a produção de espermatozoides. Ainda assim, para garantir o efeito, o comprimido deve ser tomado acompanhado de comida.

A redução significativa dos níveis de testosterona pode causar cansaço e falta de apetite sexual. No entanto, a investigadora garante que esses sintomas não se verificaram nos homens que participaram no estudo.

O estudo foi apresentado esta semana numa conferência anual em Chicago.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.