Pílula contracetiva masculina está mais perto de ser uma realidade

A produção de uma pílula contracetiva masculina, recentemente testada em fases iniciais por investigadores norte-americanos, poderá estar para breve.

O comprimido, à semelhança da pílula feminina, contém uma combinação de hormonas que impedem a produção de espermatozoides férteis. A pílula foi recentemente testada por uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, em Seattle.

Ao The Guardian, a investigadora Stephanie Page explicou que o DMAU, sigla para o nome científico do princípio ativo, “é um grande passo em frente no desenvolvimento de uma pílula masculina de utilização única”.

A equipa de investigadores conseguiu reverter alguns dos problemas que, até agora, impediam a utilização de outras pílulas masculinas que já tinham sido testadas anteriormente. Algumas delas provocavam inflamação no fígado e a pouca eficácia obrigava à toma de duas pílulas por dia.

Com o DMAU isso não acontece. Basta uma toma diária para que o efeito seja atingido, já que os investigadores conseguiram reforçar o efeito da combinação de hormonas.

Foram 100 os voluntários que participaram no estudo, com idades compreendidas entre os 18 e os 50 anos, e 83 deles seguiram a experiência até ao fim. Cada grupo recebeu doses e combinações diferentes de hormonas, explica o Observador.

No grupo que tomou a dose de 400mg (a dose maior) verificou-se a supressão das hormonas necessárias para a produção de espermatozoides. Ainda assim, para garantir o efeito, o comprimido deve ser tomado acompanhado de comida.

A redução significativa dos níveis de testosterona pode causar cansaço e falta de apetite sexual. No entanto, a investigadora garante que esses sintomas não se verificaram nos homens que participaram no estudo.

O estudo foi apresentado esta semana numa conferência anual em Chicago.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Donald Trump diz que a ex-assessora é "um cão!"

O Presidente Donald Trump aumentou hoje o tom do seu confronto com a sua antiga assessora Omarosa Manigault Newman, que chegou a ser a afro-americana com estatuto mais elevado na Casa Branca, designando-a como “esse …

Natalie Dormer junta-se ao universo mágico de Harry Potter

Harry Potter: A History of Magic, o novo audiobook que vai continuar a explorar a obra de J. K. Rowling vai ser lançado a 4 de Outubro deste ano e tem como voz principal a …

Derrocada em prédio em obras em Lisboa provocou um morto

O acidente de trabalho que ocorreu hoje à tarde num prédio em obras, na freguesia da Misericórdia, em Lisboa, fez um morto e um ferido ligeiro, disse à Lusa fonte do INEM. De acordo com a …

Fenerbahçe vs Benfica | Em frente nas asas de Gedson

O Benfica garantiu a passagem ao “play-off” de apuramento da Liga dos Campeões. A formação portuguesa foi à Turquia empatar 1-1 com o Fenerbahçe, e até esteve a ganhar, fruto de um golo de Gedson …

Segurança Social disponibiliza linhas de apoio às populações afetadas pelos incêndios

A Segurança Social disponibiliza, a partir desta terça-feira, quatro linhas telefónicas específicas para apoiar as populações afetadas pelo incêndio de Monchique. “Na sequência do incêndio que deflagrou em Monchique, no passado dia 3 de Agosto, e …

Cientistas chineses descobrem proteínas chave do cancro no pulmão

Investigadores chineses do Instituto de Zoologia da Academia de Ciências da China descobriram 21 proteínas chave, que podem inibir ou estimular o crescimento de células do cancro do pulmão. Através de técnicas laboratoriais, os investigadores testaram …

Italiano foi a Serralves ver a obra de Anish Kapoor. Acabou hospitalizado

Um homem sofreu ferimentos na passada segunda-feira ao cair na obra "Descida para o Limbo", de Anish Kappor, exposta em Serralves, no Porto, e encontra-se ainda internado no Hospital de Santo António, revelou fonte da …

Novas regras das reformas antecipadas para carreiras longas em vigor a 1 de outubro

Governo enviou aos parceiros sociais uma proposta de alteração às pensões antecipadas para entrar em vigor em outubro. Esta proposta estabelece o fim dos cortes para quem tem 46 anos de contribuições e tenha começado …

Economia portuguesa cresce ligeiramente acima da média europeia

O crescimento da economia portuguesa acelerou no segundo trimestre, ao avançar 2,3% face ao mesmo período do ano anterior e 0,5% em cadeia, avançou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística. De acordo com a estimativa …

Um em cada três alunos "frágeis" que optam pelo ensino profissional abandonam a escola

Os alunos que durante o ensino básico acumulam várias retenções e acabam desviados para outras opções educativas são também os que menos sucesso alcançam nos cursos profissionais do ensino secundário. Um novo estudo da Direção-Geral de …