A pílula pode estar a “adormecer” as emoções das mulheres

Um estudo recente realizado por uma equipa de investigadores da Universidade de Greifswald, na Alemanha, concluiu que tomar a pílula pode prejudicar as relações afetivas e “adormecer” emoções.

O psicólogo cognitivo Alexander Lischke explicou que os efeitos da pílulas são “deficiências subtis”, muito leves e quase impercetíveis. A questão parece envolver a forma como identificamos os sentimentos de outra pessoa olhando para o rosto dela.

Os participantes deste estudo receberam uma tarefa de reconhecimento de emoção. O estudo, publicado na Frontiers in Neuroscience, pedia para que 95 pessoas identificassem diferentes expressões faciais: 42 das inquiridas tomavam a pílula, 53 não. A partir deste estudo de caso, a equipa de cientistas concluiu que as mulheres que não tomam o anticoncecional tiveram melhor desempenho.

Este efeito comprovou-se tanto no reconhecimento de expressões faciais positivas como negativas. Os especialistas garantiram que o tipo de pílula tomado é indiferente nestes casos.

Os investigadores questionaram-se sobre o impacto da pílula nas interações sociais das mulheres, assim como nos relacionamentos íntimos. Quando se trata do impacto emocional do contracetivo, a pesquisa científica está ainda em fase embrionária. No entanto, é preciso ter em conta que, em todo o mundo, quase 100 milhões de mulheres usam pílulas anticoncepcionais para prevenir a gravidez ou controlar a menstruação.

Apesar de a pílula ser um dos medicamentos mais extensivamente estudados na história da medicina, atualmente sabemos muito pouco sobre o seu efeito nos pensamentos, emoções ou comportamento de uma mulher.

“Os resultados sugerem que os contracetivos orais prejudicam a capacidade de reconhecer expressões emocionais de outras pessoas, o que pode afetar o modo como as mulheres iniciam e mantém relacionamentos íntimos“, explicou Lischke.

“Contudo, se os contracetivos orais causassem prejuízos dramáticos no reconhecimento de emoções, provavelmente teríamos notado nas nossas interações quotidianas”, rematou.

Apesar de subtis, os resultados desta investigação são significativos. Além disso, segundo o especialista, os resultados deste estudo vão ao encontro de outros anteriores, que descobriram que os níveis de estrogénio e progesterona podem afetar o reconhecimento de emoções de uma mulher.

PARTILHAR

RESPONDER

Magia termodinâmica. Dispositivo promete transformar água a ferver em gelo sem consumir energia

Físicos da Universidade de Zurique, na Suíça, desenvolveram um dispositivo incrivelmente simples que permite que o calor flua temporariamente de um objeto frio para outro objeto quente sem precisar de uma fonte de alimentação externa. Para …

Papagaio cúmplice de criminosos detido pelas autoridades brasileiras

No Brasil, um papagaio cúmplice de traficantes de droga foi preso pelas autoridades. O animal avisava o casal de criminosos da chegada da polícia. Na favela da cidade de Teresina, no Brasil, o papagaio dizia "a …

Há duas portuguesas desaparecidas e sete mortos após naufrágio em São Tomé e Príncipe

O número de mortos causados pelo naufrágio de um navio perto da ilha são-tomense do Príncipe subiu para sete, existindo ainda 10 desaparecidos, disse fonte do governo regional. “Mais um corpo sem vida, de uma criança, …

Casal está em risco de pena de morte por construir uma casa no mar

Um americano e a sua namorada tailandesa podem terminar os seus dias na prisão ou até serem condenados à morte. As autoridades da Tailândia acusam o casal de ter construído uma casa em águas do país …

Muitas pessoas não se conseguem localizar num mapa

Quando o mau tempo ameaça, os meteorologistas usam mapas para mostrar onde estão localizadas as tempestades e para onde vão. Mas é importante que as pessoas saibam se estão no caminho destas catástrofes. Uma percentagem substancial …

Milícia planeava assassinar Barack Obama e Hillary Clinton

O líder de uma milícia norte-americana que capturava imigrantes sem documentos na fronteira com o México, Larry Hopkins, foi detido no sábado e confessou ao FBI que o grupo planeava matar Barack Obama, Hillary Clinton …

Urina ajuda arqueólogos a acompanhar a ascensão da agricultura

Estudar os vestígios de urina de ovelhas e cabras está a fornecer aos arqueólogos um vislumbre da domesticação de animais numa aldeia turca há 10.000 anos. Uma das transições mais marcantes da História foi quando o …

Inscrição antiga revela o que aconteceu à cidade prestes a tornar-se a capital da Assíria

Cientistas decifraram um texto do Rei Sargão II da Assíria, que governou entre 722 e 705 a.C. A inscrição, mal conservada, relata a conquista da cidade de Carquemis, descobrindo os planos para transformá-la na nova …

Uma das praias mais famosas do Hawai está prestes a ficar submersa

Os legisladores estão a tomar medidas para enfrentar os efeitos da mudança climática antes que seja tarde demais numa nova tentativa de reconstruir a famosa praia de Waikiki para proteger os moradores de futuras inundações. O …

Afinal, a chita não é o animal mais rápido do mundo

A classificação dos animais mais rápidos do planeta não tem, na maioria das vezes, em conta a proporção do seu tamanho e da sua velocidade máxima. Esta classificação, que utiliza como medida a quantidade de segundos …