A pílula pode estar a “adormecer” as emoções das mulheres

Um estudo recente realizado por uma equipa de investigadores da Universidade de Greifswald, na Alemanha, concluiu que tomar a pílula pode prejudicar as relações afetivas e “adormecer” emoções.

O psicólogo cognitivo Alexander Lischke explicou que os efeitos da pílulas são “deficiências subtis”, muito leves e quase impercetíveis. A questão parece envolver a forma como identificamos os sentimentos de outra pessoa olhando para o rosto dela.

Os participantes deste estudo receberam uma tarefa de reconhecimento de emoção. O estudo, publicado na Frontiers in Neuroscience, pedia para que 95 pessoas identificassem diferentes expressões faciais: 42 das inquiridas tomavam a pílula, 53 não. A partir deste estudo de caso, a equipa de cientistas concluiu que as mulheres que não tomam o anticoncecional tiveram melhor desempenho.

Este efeito comprovou-se tanto no reconhecimento de expressões faciais positivas como negativas. Os especialistas garantiram que o tipo de pílula tomado é indiferente nestes casos.

Os investigadores questionaram-se sobre o impacto da pílula nas interações sociais das mulheres, assim como nos relacionamentos íntimos. Quando se trata do impacto emocional do contracetivo, a pesquisa científica está ainda em fase embrionária. No entanto, é preciso ter em conta que, em todo o mundo, quase 100 milhões de mulheres usam pílulas anticoncepcionais para prevenir a gravidez ou controlar a menstruação.

Apesar de a pílula ser um dos medicamentos mais extensivamente estudados na história da medicina, atualmente sabemos muito pouco sobre o seu efeito nos pensamentos, emoções ou comportamento de uma mulher.

“Os resultados sugerem que os contracetivos orais prejudicam a capacidade de reconhecer expressões emocionais de outras pessoas, o que pode afetar o modo como as mulheres iniciam e mantém relacionamentos íntimos“, explicou Lischke.

“Contudo, se os contracetivos orais causassem prejuízos dramáticos no reconhecimento de emoções, provavelmente teríamos notado nas nossas interações quotidianas”, rematou.

Apesar de subtis, os resultados desta investigação são significativos. Além disso, segundo o especialista, os resultados deste estudo vão ao encontro de outros anteriores, que descobriram que os níveis de estrogénio e progesterona podem afetar o reconhecimento de emoções de uma mulher.

PARTILHAR

RESPONDER

Bola de fogo que sobrevoou o Japão em 2017 é um fragmento de um asteróide que pode atingir a Terra

Na madrugada de 28 de abril de 2017, uma pequena bola de fogo passou pelo céu de Quioto, no Japão. Agora, graças a dados da SonotaCo, os invetivadores determinaram que a rocha espacial era um …

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …

Rússia e Síria vão partilhar controlo do nordeste sírio

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse hoje que a Turquia e a Rússia alcançaram um acordo pelo qual as forças curdas da Síria vão recuar 30 quilómetros a partir da zona fronteiriça do nordeste …