/

A pílula pode estar a “adormecer” as emoções das mulheres

Um estudo recente realizado por uma equipa de investigadores da Universidade de Greifswald, na Alemanha, concluiu que tomar a pílula pode prejudicar as relações afetivas e “adormecer” emoções.

O psicólogo cognitivo Alexander Lischke explicou que os efeitos da pílulas são “deficiências subtis”, muito leves e quase impercetíveis. A questão parece envolver a forma como identificamos os sentimentos de outra pessoa olhando para o rosto dela.

Os participantes deste estudo receberam uma tarefa de reconhecimento de emoção. O estudo, publicado na Frontiers in Neuroscience, pedia para que 95 pessoas identificassem diferentes expressões faciais: 42 das inquiridas tomavam a pílula, 53 não. A partir deste estudo de caso, a equipa de cientistas concluiu que as mulheres que não tomam o anticoncecional tiveram melhor desempenho.

Este efeito comprovou-se tanto no reconhecimento de expressões faciais positivas como negativas. Os especialistas garantiram que o tipo de pílula tomado é indiferente nestes casos.

Os investigadores questionaram-se sobre o impacto da pílula nas interações sociais das mulheres, assim como nos relacionamentos íntimos. Quando se trata do impacto emocional do contracetivo, a pesquisa científica está ainda em fase embrionária. No entanto, é preciso ter em conta que, em todo o mundo, quase 100 milhões de mulheres usam pílulas anticoncepcionais para prevenir a gravidez ou controlar a menstruação.

Apesar de a pílula ser um dos medicamentos mais extensivamente estudados na história da medicina, atualmente sabemos muito pouco sobre o seu efeito nos pensamentos, emoções ou comportamento de uma mulher.

“Os resultados sugerem que os contracetivos orais prejudicam a capacidade de reconhecer expressões emocionais de outras pessoas, o que pode afetar o modo como as mulheres iniciam e mantém relacionamentos íntimos“, explicou Lischke.

“Contudo, se os contracetivos orais causassem prejuízos dramáticos no reconhecimento de emoções, provavelmente teríamos notado nas nossas interações quotidianas”, rematou.

Apesar de subtis, os resultados desta investigação são significativos. Além disso, segundo o especialista, os resultados deste estudo vão ao encontro de outros anteriores, que descobriram que os níveis de estrogénio e progesterona podem afetar o reconhecimento de emoções de uma mulher.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.