No Japão, pilotar drones enquanto bêbado dá prisão

Os drones revolucionaram a fotografia, ajudaram na conservação, transportaram órgãos para transplantes e até já ajudaram em missões de busca e salvamento.

Mas as máquinas voadoras controladas remotamente nem sempre são usadas para o bem. Também já entregaram drogas ilegalmente em prisões, assustaram um idoso agricultor turco e cancelaram voos num dos aeroportos mais movimentados do mundo.

O governo do Japão está a levá-los a sério, tornando ilegal pilotar drones em estado de embriaguez esta semana. Sob a nova legislação, os cidadãos japoneses apanhados a pilotar drones com mais de 200 gramas enquanto embriagado poderão ser multados em até 300 mil ienes (2.450 euros) ou até dar pena de prisão até um ano.

“Acreditamos que pilotar drones depois de consumir álcool é tão sério como conduzir bêbado”, disse um funcionário do Ministério do Transporte à AFP.

As novas leis visam ainda as pessoas que fazem acrobacias perigosas com os aparelhos, como mergulhar drones em direção a multidões, ameaçando-as. As multas vão até 500 mil ienes (4.098 euros).

O Japão não é o único país a posicionar-se contra o uso inseguro de drones. Em janeiro, o ministro dos Transportes do Canadá anunciou novas regulamentações que proibiam os drones de voar perto de aeroportos e em situações de emergência e proibiam os seus pilotos de estar sob a influência de drogas ou álcool.

Estes atos também foram proibidos em New Jersey no ano passado, assim como o uso de drones perto de prisões e a perseguição da vida selvagem.

As novas leis do Japão também proíbem os drones de voar a menos de 300 metros das forças armadas e instalações relacionadas com a defesa sem permissão. Os pilotos de drones devem aderir a um conjunto específico de regras, incluíndo voar apenas à luz do dia, evitando multidões, não perdendo de vista o drone e voar a uma altitute não superior a 150 metros.

O Japão tem visto uma série de incidentes relacionados a drones nos últimos anos. Em 2015, preocupações de segurança foram levantadas quando um drone equipado com uma câmara e uma garrafa cheia de conteúdo não identificado pousou no telhado dos escritórios do primeiro-ministro do Japão. Traços de radiação terão sido detetados no drone, mas ninguém ficou ferido.

Em 2017, um grande drone no festival de robôs da cidade de Ogaki foi feito para atirar doces às crianças. No entanto, caiu e feriu seis pessoas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Este pequeno verme é a criatura mais barulhenta dos oceanos

O oceano é um lugar surpreendentemente barulhento. Há baleias cantoras, camarões-pistola que produzem estrondos sónicos e cardumes de peixes barulhentos.  Mas das criaturas grandes e pequenas que habitam os nossos oceanos, poucas se tornam mais barulhentas …

Já sabemos qual vai ser o primeiro fruto a ser plantado na EEI (e é picante)

Se tudo correr como planeado, em novembro deste ano, a Estação Espacial Internacional (EEI) vai ficar um bocadinho mais picante. De acordo com o Science Alert, os investigadores querem enviar para a Estação Espacial Internacional (EEI) …

O Hubble encontrou um buraco negro que não devia existir

Algo estranho está a acontecer a 130 milhões de anos-luz da Via Láctea na galáxia espiral NGC 3174. Há um disco fino de material a rodear o seu pequeno e esfomeado buraco negro. Discos como os …

Alimentos para bebés têm excesso de açúcar, alerta a OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou em quatro cidades da Europa que pelo menos um em cada três alimentos infantis tem níveis de açúcar excessivos e são comercializados de forma incorreta como adequados para …

Estilo de vida saudável pode compensar risco genético de Alzheimer

Novas pesquisas sugerem que um estilo de vida saudável pode reduzir em um terço o risco de doença de Alzheimer ou outras formas de demência, mesmo existindo genes que aumentem o risco destas doenças. Investigadores britânicos …

Lançada Barbie em homenagem a David Bowie

A Matel acaba de lançar uma Barbie em homenagem ao músico britânico David Bowie, que faleceu em 2016, noticia esta semana a Associated Press. De acordo com a agência noticiosa, a nova da Barbie visa celebrar …

Netflix retrata a trágica história de Nicolau II, o último czar da Rússia

A Netflix acaba de lançar The Last Czars, uma série documental sobre a história de Nicolau II e a sua família, que acabou por ditar o fim da dinastia de 300 anos dos Romanov e …

Português desce e Matemática volta à positiva nos exames do 9.º ano

As médias dos alunos do 9.º ano nos exames desceram este ano a Português e subiram a Matemática, voltando a uma média positiva, mas com uma taxa de reprovação ainda a rondar os 30%. Os exames …

A famosa "Pirâmide Curvada" do faraó Senefuru foi aberta ao público pela primeira vez em mais de 50 anos

No Egito, foi aberta ao turismo, pela primeira vez desde 1965, a famosa "Pirâmide Curvada", construída por ordem do faraó Senefuru há 4.600 anos. Localizada em Dahshur, a 40 quilómetros a sul do Cairo, a pirâmide, …

Príncipe Carlos diz que temos 18 meses para salvar a humanidade

O príncipe Carlos admite que os próximos 18 meses serão cruciais para a sobrevivência dos seres humanos. Durante este tempo, os líderes mundiais terão de controlar as mudanças climáticas para evitar uma catástrofe irreversível. "Senhoras e …