No Japão, pilotar drones enquanto bêbado dá prisão

Os drones revolucionaram a fotografia, ajudaram na conservação, transportaram órgãos para transplantes e até já ajudaram em missões de busca e salvamento.

Mas as máquinas voadoras controladas remotamente nem sempre são usadas para o bem. Também já entregaram drogas ilegalmente em prisões, assustaram um idoso agricultor turco e cancelaram voos num dos aeroportos mais movimentados do mundo.

O governo do Japão está a levá-los a sério, tornando ilegal pilotar drones em estado de embriaguez esta semana. Sob a nova legislação, os cidadãos japoneses apanhados a pilotar drones com mais de 200 gramas enquanto embriagado poderão ser multados em até 300 mil ienes (2.450 euros) ou até dar pena de prisão até um ano.

“Acreditamos que pilotar drones depois de consumir álcool é tão sério como conduzir bêbado”, disse um funcionário do Ministério do Transporte à AFP.

As novas leis visam ainda as pessoas que fazem acrobacias perigosas com os aparelhos, como mergulhar drones em direção a multidões, ameaçando-as. As multas vão até 500 mil ienes (4.098 euros).

O Japão não é o único país a posicionar-se contra o uso inseguro de drones. Em janeiro, o ministro dos Transportes do Canadá anunciou novas regulamentações que proibiam os drones de voar perto de aeroportos e em situações de emergência e proibiam os seus pilotos de estar sob a influência de drogas ou álcool.

Estes atos também foram proibidos em New Jersey no ano passado, assim como o uso de drones perto de prisões e a perseguição da vida selvagem.

As novas leis do Japão também proíbem os drones de voar a menos de 300 metros das forças armadas e instalações relacionadas com a defesa sem permissão. Os pilotos de drones devem aderir a um conjunto específico de regras, incluíndo voar apenas à luz do dia, evitando multidões, não perdendo de vista o drone e voar a uma altitute não superior a 150 metros.

O Japão tem visto uma série de incidentes relacionados a drones nos últimos anos. Em 2015, preocupações de segurança foram levantadas quando um drone equipado com uma câmara e uma garrafa cheia de conteúdo não identificado pousou no telhado dos escritórios do primeiro-ministro do Japão. Traços de radiação terão sido detetados no drone, mas ninguém ficou ferido.

Em 2017, um grande drone no festival de robôs da cidade de Ogaki foi feito para atirar doces às crianças. No entanto, caiu e feriu seis pessoas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Catarina Martins entreabre porta a nova geringonça

Catarina Martins lembrou que nas últimas legislativas se fez na política "o que nunca se tinha feito antes" e alerta que o que se conseguiu alcançar "não chega" face a "tudo o que há para …

Destroços de navio interditam praia em Torres Vedras

A praia do Navio, em Santa Cruz, está interdita a banhos e a desportos náuticos devido ao aparecimento de destroços de um navio afundado. A praia do Navio, em Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, …

Ministro da Justiça demite-se após eleição de Boris Johnson (e não é o único)

O ministro da Justiça britânico, David Gauke, anunciou a sua demissão após ser conhecida a eleição de Boris Johnson para a liderança dos conservadores e a sua designação como primeiro-ministro do Reino Unido. No domingo, David …

TdC deteta pagamentos "ilegais" do Serviço de Saúde da Madeira a empresa que pertencia ao presidente

A sociedade gerida pelo então presidente do Serviço de Saúde da Madeira recebeu 116 mil euros do Serviço de Saúde da Madeira. O Serviço de Saúde da Madeira (SESARAM) autorizou "ilegalmente" o pagamento de 116 mil …

Fábio Coentrão apontado ao FC Porto

O lateral esquerdo, que se encontra neste momento sem clube, terá sido alvo de sondagem por parte do FC Porto para reforçar a equipa de Sérgio Conceição. Segundo o jornal A Bola, Fábio Coentrão já foi …

EUA. Explosão em refinaria levanta questões sobre utilização de produtos químicos letais

Na madrugada de 21 de junho, explosões na refinaria Philadelphia Energy Solutions, no sul da Filadélfia, Estados Unidos (EUA), sacudiram as casas, enviaram bolas de fogo para o ar e acordaram os moradores próximos. Este …

Irão anuncia reunião extraordinária para salvar acordo de Viena

Uma nova reunião extraordinária para tentar salvar o acordo sobre o programa nuclear iraniano vai realizar-se em Viena no domingo, anunciou esta terça-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão. De acordo com o comunicado do …

PS aprova listas de candidatos a deputados. Braga ainda em aberto

A Comissão Política Nacional do PS aprova nesta terça-feira as listas de candidatos a deputados às próximas eleições legislativas, num processo em termos globais pacífico internamente. Em Braga, há nomes em aberto. O processo para a …

Morreu Li Peng, o antigo primeiro-ministro chinês que pôs fim aos protestos de Tiananmen

O antigo primeiro-ministro chinês, Li Peng, morreu esta segunda-feira, avançou a agência estatal Xinhua. Aos 91 anos, o político que liderou a "ala dura" do Governo durante os protestos de Tiananmen, em 1989, faleceu de …

Kim Jong-un inspeciona novo submarino em contexto de impasse com EUA

O submarino vai ser lançado no mar do Leste, confirmou a agência de notícias norte-coreana. Não há informações sobre o sistema de armas que o submarino continha ou onde e quando a inspeção ocorreu. O líder …