No Japão, pilotar drones enquanto bêbado dá prisão

Os drones revolucionaram a fotografia, ajudaram na conservação, transportaram órgãos para transplantes e até já ajudaram em missões de busca e salvamento.

Mas as máquinas voadoras controladas remotamente nem sempre são usadas para o bem. Também já entregaram drogas ilegalmente em prisões, assustaram um idoso agricultor turco e cancelaram voos num dos aeroportos mais movimentados do mundo.

O governo do Japão está a levá-los a sério, tornando ilegal pilotar drones em estado de embriaguez esta semana. Sob a nova legislação, os cidadãos japoneses apanhados a pilotar drones com mais de 200 gramas enquanto embriagado poderão ser multados em até 300 mil ienes (2.450 euros) ou até dar pena de prisão até um ano.

“Acreditamos que pilotar drones depois de consumir álcool é tão sério como conduzir bêbado”, disse um funcionário do Ministério do Transporte à AFP.

As novas leis visam ainda as pessoas que fazem acrobacias perigosas com os aparelhos, como mergulhar drones em direção a multidões, ameaçando-as. As multas vão até 500 mil ienes (4.098 euros).

O Japão não é o único país a posicionar-se contra o uso inseguro de drones. Em janeiro, o ministro dos Transportes do Canadá anunciou novas regulamentações que proibiam os drones de voar perto de aeroportos e em situações de emergência e proibiam os seus pilotos de estar sob a influência de drogas ou álcool.

Estes atos também foram proibidos em New Jersey no ano passado, assim como o uso de drones perto de prisões e a perseguição da vida selvagem.

As novas leis do Japão também proíbem os drones de voar a menos de 300 metros das forças armadas e instalações relacionadas com a defesa sem permissão. Os pilotos de drones devem aderir a um conjunto específico de regras, incluíndo voar apenas à luz do dia, evitando multidões, não perdendo de vista o drone e voar a uma altitute não superior a 150 metros.

O Japão tem visto uma série de incidentes relacionados a drones nos últimos anos. Em 2015, preocupações de segurança foram levantadas quando um drone equipado com uma câmara e uma garrafa cheia de conteúdo não identificado pousou no telhado dos escritórios do primeiro-ministro do Japão. Traços de radiação terão sido detetados no drone, mas ninguém ficou ferido.

Em 2017, um grande drone no festival de robôs da cidade de Ogaki foi feito para atirar doces às crianças. No entanto, caiu e feriu seis pessoas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Prosecco ou prošek? A batalha da UE entre Itália e Croácia por causa de vinho

Prosecco é provavelmente o vinho italiano mais famoso, mas por trás da efervescência deste néctar, a Itália está numa grande disputa sobre se a Croácia pode vender um vinho de sobremesa com o nome de …

China vai limitar abortos. E nada tem a ver com saúde

A China vai reduzir o número de abortos realizados por motivos que não estejam relacionados com a saúde, anunciou o governo esta segunda-feira, avançando que serão também criadas medidas para evitar a gravidez indesejada. As autoridades …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …

Exames nacionais e provas de aferição deverão “retomar a normalidade” este ano

Depois de dois anos letivos condicionados pela pandemia da covid-19, o Governo está apostado em retomar, entre outras formas de avaliação, a obrigatoriedade de exames nacionais nas disciplinas de conclusão do ensino secundário. Os exames nacionais …