Vários drones foram detectados, nas últimas semanas, a sobrevoar cadeias portuguesas. Uma situação que levanta suspeitas de que estes aparelhos telecomandados à distância estejam a ser usados para colocar arma, droga e telemóveis nas prisões.
Segundo o Jornal de Notícias apurou, foram vistos drones a sobrevoar as prisões de Braga, do Vale do Sousa e de Caxias, nas últimas semanas.
Num dos casos, em Braga, terá sido identificado o indivíduo que controlava o drone, que se tratava de um familiar de um dos presos da cadeia.
A análise ao drone terá concluído que este não tinha guardadas quaisquer imagens do estabelecimento prisional. O incidente ocorreu no passado dia 18 de Setembro.
Em Caxias, o drone foi detectado a semana passada e a voar já dentro do perímetro da cadeia, muito perto do chão, realça o JN.
Estes casos estão a alarmar os guardas prisionais, que temem que os drones estejam a ser usados para largar armas, droga e telemóveis no interior dos estabelecimentos prisionais.
Este fenómeno tem-se verificado noutros países, nomeadamente no Brasil e no Reino Unido.
ZAP
quanto ao uso de telemoveis dentro das cadeias é facil: uso de bloqueadores de sinal (assim ja nao podem aceder a net nem ter os telemoveis activos), assim ja nao publicavam videos de festas nas redes sociais
quanto aos drones, tiro neles ou fazer como nos EUA (http://zap.aeiou.pt/eua-testam-sistema-anti-drones-que-bloqueia-invasores-em-15-segundos-127006)
mas alguem vai reclamar do preço. eu pergunto: ha algum valor para uma vida humana? claro que nao. qualquer investimento nestes bloqueadores é bem aplicado em vez de se andar gastar dinheiro inutilmente (fundaçoes, carro do estado, etc)