Pilares da Criação, berço de estrelas, têm prazo de vida “curto” de 3 milhões de anos

NASA / ESA / Hubble / Hubble Heritage Team

Pilares da Criação

Pilares da Criação

Os Pilares da Criação, berço de estrelas revelado pelo telescópio espacial Hubble, continuam a desfazer-se e desaparecerão ao fim de três milhões de anos devido à radiação intensa das estrelas.

Uma equipa italo-alemã de astrónomos concluiu que os Pilares da Criação terão uma “esperança de vida” de mais três milhões de anos – “um piscar de olhos no tempo cósmico”, descreve o Observatório Europeu do Sul (OES), pelo menos quando comparado à idade do Universo, de cerca de 14 mil milhões de anos.

Para estimarem o prazo, os especialistas mediram, com o auxílio do espectroscópio MUSE, instalado no telescópio ótico VLT do OES, no Chile, a taxa de evaporação dos pilares – colunas que se formaram em nuvens gigantes de gás e poeira, onde nascem novas estrelas.

Numa nota, o OES (organização da qual Portugal faz parte) explica que “a radiação intensa e os ventos estelares emitidos pelas estrelas brilhantes do aglomerado [estelar] associado esculpiram os Pilares da Criação ao longo do tempo e deverão fazer com que estes desapareçam completamente dentro de três milhões de anos”.

Deste modo, a equipa do estudo sugere que os Pilares da Criação, mostrados pelo Hubble, pela primeira vez, em 1995 e, com maior precisão, em 2015, também poderiam designar-se como Pilares da Destruição.

Os Pilares da Criação situam-se na Nebulosa da Águia, na constelação da Serpente, a sete mil anos-luz da Terra. Perdem cerca de 70 vezes a massa do Sol – estrela que tem 4,5 mil milhões de anos – a cada um milhão de anos. As colunas de gás e poeira têm uma massa perto de 200 vezes a da massa solar.

Com o MUSE, o grupo de astrónomos criou ainda a primeira imagem completa em três dimensões dos Pilares da Criação, tendo com ela identificado, pela primeira vez, um jato de gás lançado por uma estrela jovem.

O estudo foi publicado hoje na Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, uma das revistas da associação centenária britânica que apoia a investigação em astronomia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …