Pilares da Criação, berço de estrelas, têm prazo de vida “curto” de 3 milhões de anos

NASA / ESA / Hubble / Hubble Heritage Team

Pilares da Criação

Pilares da Criação

Os Pilares da Criação, berço de estrelas revelado pelo telescópio espacial Hubble, continuam a desfazer-se e desaparecerão ao fim de três milhões de anos devido à radiação intensa das estrelas.

Uma equipa italo-alemã de astrónomos concluiu que os Pilares da Criação terão uma “esperança de vida” de mais três milhões de anos – “um piscar de olhos no tempo cósmico”, descreve o Observatório Europeu do Sul (OES), pelo menos quando comparado à idade do Universo, de cerca de 14 mil milhões de anos.

Para estimarem o prazo, os especialistas mediram, com o auxílio do espectroscópio MUSE, instalado no telescópio ótico VLT do OES, no Chile, a taxa de evaporação dos pilares – colunas que se formaram em nuvens gigantes de gás e poeira, onde nascem novas estrelas.

Numa nota, o OES (organização da qual Portugal faz parte) explica que “a radiação intensa e os ventos estelares emitidos pelas estrelas brilhantes do aglomerado [estelar] associado esculpiram os Pilares da Criação ao longo do tempo e deverão fazer com que estes desapareçam completamente dentro de três milhões de anos”.

Deste modo, a equipa do estudo sugere que os Pilares da Criação, mostrados pelo Hubble, pela primeira vez, em 1995 e, com maior precisão, em 2015, também poderiam designar-se como Pilares da Destruição.

Os Pilares da Criação situam-se na Nebulosa da Águia, na constelação da Serpente, a sete mil anos-luz da Terra. Perdem cerca de 70 vezes a massa do Sol – estrela que tem 4,5 mil milhões de anos – a cada um milhão de anos. As colunas de gás e poeira têm uma massa perto de 200 vezes a da massa solar.

Com o MUSE, o grupo de astrónomos criou ainda a primeira imagem completa em três dimensões dos Pilares da Criação, tendo com ela identificado, pela primeira vez, um jato de gás lançado por uma estrela jovem.

O estudo foi publicado hoje na Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, uma das revistas da associação centenária britânica que apoia a investigação em astronomia.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

ADN num cachimbo com 200 anos revela detalhes da vida de uma escrava

Um grupo de arqueólogos e geneticistas dos Estados Unidos mostrou que um fragmento partido de um cachimbo encontrado numa plantação de tabaco pode ser um testemunho substancial da história e da antropologia do século XIX. O …

Professora que revelou o que ia sair no exame de Português vai ser demitida

A professora, que foi presidente da Associação de Professores de Português, que em 2017 divulgou o conteúdo do exame de Português foi demitida pelo Ministério da Educação. Edviges Ferreira foi considerada culpada por ter partilhado o …

Asteróide passa esta sexta-feira entre a Terra e a Lua

Um asteróide de grandes dimensões, recentemente descoberto, voará esta semana a uma distância relativamente próxima da Terra, avança o o Centro de Estudos de Objetos Próximo da Terra da agência espacial norte-americana. O asteróide, designado como …

A Física diz que nunca tocamos realmente num objeto

Se está, neste momento, com o telemóvel na mão ou a tocar no seu computador para conseguir ler esta notícia, desengane-se: segundo a Física, não está a tocar em nada. Tudo o que conseguimos ver, tocar …

Se os buracos negros o confundem, prepare-se para os buracos brancos

Os buracos negros podem ser o mistério mais atraente do Universo, mas não são o único tipo de "buraco" no Espaço. Os buracos negros atraem a atenção de muitos amantes de astronomia por serem tão misteriosos. …

MySpace perdeu 12 anos de músicas, fotografias e vídeos

A rede social MySpace anunciou que perdeu todas as músicas, fotografias e vídeos com mais de três anos. A perda de conteúdo deveu-se a uma falha na migração de servidor. O MySpace, outrora uma das maiores …

Pela primeira vez uma mulher vence o prémio Abel, o "Nobel" da matemática

A matemática pioneira Karen Uhlenbeck, antiga professora da Universidade do Texas, em Austin (Estados Unidos), recebeu o Prémio Abel de 2019, tornando-se a primeira mulher a receber a distinção, uma das mais ilustres na área. A …

Após 65 anos, diário revela romance entre rei belga e a madrasta

O rei Balduíno da Bélgica terá mantido uma relação secreta com a madrasta, a princesa Lilian, segunda esposa do seu pai, Leopoldo III. A revelação foi feita 65 anos depois, através dos diários do ex-primeiro-ministro …

Estudo revela que consumo diário de canábis aumenta risco de psicose

O consumo diário de canábis, sobretudo de elevada potência, está fortemente ligado ao risco de desenvolver uma psicose, conclui um estudo, que analisou pessoas em 11 locais da Europa e um no Brasil. Vários estudos observacionais …

Uma bebé nasceu "grávida" do seu irmão gémeo

Mónica Vega realizou uma ecografia durante o sétimo mês da sua gravidez daquela que seria a sua terceira filha. Mas, nas imagens, descobriu que dentro da sua bebé estava outro feto mais pequeno. O caso, que …