Magia nos Himalaias. Como um pico de 8 mil metros desapareceu no Nepal

Cientistas estão a descobrir provas de um pico perdido nos Himalaias. Os peritos não sabem ao certo o que é poderá ter causado isto.

Uma equipa de investigadores publicou um artigo na revista Nature, revelando a existência de um antigo deslizamento de terras que remodelou a geografia do Sul da Ásia e provocou o colapso de um pico, que teria sido uma das montanhas mais altas da Terra.

Os investigadores descobriram inicialmente provas deste deslizamento de terras medieval não nos Himalaias, mas nas planícies perto da fronteira entre a Índia e o Nepal, em torno do rio Narayani.

Foram encontrados sedimentos medievais com alto teor de carbonato, indicando uma interrupção no fluxo do rio Narayani. Os autores colocaram a hipótese de um deslizamento de terras ter sido responsável por esta perturbação e começaram a investigar mais. A sua investigação levou-os ao maciço de Annapurna, uma secção dos Himalaias que se ergue sobre a cidade de Pokhara.

A equipa identificou sinais geológicos de um antigo deslizamento de terras numa subsecção chamada circo de Sabche. Observaram marcas de erosão, que sugerem a existência de um pico desmoronado. Para recolher mais amostras, os investigadores aventuraram-se no maciço de helicóptero, recolhendo fragmentos de madeira e de rocha para reconstituir a história de uma montanha que existiu até cerca de 1190 d.C.

De acordo com a teorias dos investigadores, o pico desmoronado erodiu significativamente a paisagem dos Himalaias e depositou sedimentos no vale onde hoje se situa Pokhara. Isto desempenhou um papel crucial na remodelação do maciço tal como o vemos atualmente. O estudo sugere que grandes deslizamentos de terras como este podem ser um fator significativo na erosão a grandes altitudes.

A causa exata do desmoronamento da montanha permanece incerta. O aquecimento do clima medieval ou os terramotos podem ter contribuído para o enfraquecimento do pico. Os investigadores especulam que três terramotos ocorridos no Nepal na mesma altura podem ter desencadeado o colapso.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.