/

Robô-fantasma-coroa. Há pessoas a pagar 425 mil dólares por emojis (ou yats)

1

Pixaline / Wikimedia

É minimamente seguro dizer que toda a gente sabe o que é um emoji, mas nem todos sabem o que é um Yat.

A Yat, uma empresa de tecnologia com sede em Nashville, nos Estados Unidos, acredita que os emojis vão tornar-se a versão Web3 de um nome de utilizador.

Na prática, esta empresa norte-americana oferece um conjunto de um a cinco emojis que pode representar um nome de utilizador, um URL de um website e um endereço de pagamento para carteiras digitais.

Segundo o Coin Telegraph, um Yat é uma espécie de cruzamento entre um token não fungível (NFT) e um endereço de domínio – embora nem todos os Yats sejam tokens.

Até à data, a empresa já vendeu 160.000 unidades de Yats no valor combinado de 20 milhões de dólares, atraindo a atenção de celebridades como Paris Hilton, G-Eazy e Lil Wayne.

“Yat permite-lhe utilizar emojis como o seu nome de utilizador universal e identidade na Internet”, explicou a empresa , no Discord.

“Imagine ser conhecido como fogo-cobra ou robô-fantasma-coroa em vez coffeequeen98 ou [email protected]. Ao possuir um Yat é seu para sempre. Passa a ser o único na Terra que possui estes emojis“, acrescentou.

Teoricamente, o Yat poderia ser uma alternativa descentralizada ao Domain Name System (DNS), administrado pelo regulador ICANN, que utiliza um sistema centralizado e hierárquico para organizar e ajudar os utilizadores a encontrar informações na Internet.

A partir de julho do ano passado, os proprietários de Yats passaram a ter a opção de assinalar a sua cadeia de emojis como NFT na cadeia Ethereum por um custo adicional, ainda que comprar um Yat não seja o mesmo que cunhar um NFT.

Os preços de design para um Yat variam, a começar nos 4 dólares. Quanto mais curta e memorável for a combinação de emojis, mais elevado é o preço. Além disso, se quiser convertê-lo num NFT, as taxas aumentam.

O Yat mais caro foi uma chave de ouro, vendida por 425.000 dólares no leilão do Yat Destiny, em meados de 2021.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.