Há pessoas que nunca engordam (e a razão está escondida nos genes)

Investigadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, concluíram que certas pessoas têm uma “vantagem genética” que as ajuda a manter o peso em qualquer circunstância.

A equipa, liderada por Sadaf Farooqi, quis averiguar porque, num ambiente com acesso a alimentos altamente calóricos e a opção de ter um estilo de vida sedentário, algumas pessoas conseguem permanecer magros, ainda que comam tudo o que desejarem.

Estudos de gémeos mostraram que a variação no peso corporal é amplamente influenciada pelos genes. Até hoje, os estudos concentraram-se em pessoas com excesso de peso. Foram encontradas centenas de genes que aumentam a probabilidade de uma pessoa estar com sobrepeso e, em algumas pessoas, genes defeituosos podem causar obesidade severa desde tenra idade.

Depois de analisar o ADN de quase 14 mil pessoas – 1.600 pessoas magras, 1.985 com obesidade grave e 10.433 com peso normal -, estes especialistas descobriram novas regiões genéticas envolvidas na obesidade severa e algumas ligadas à magreza.

O ADN compreende uma sequência de moléculas conhecidas como pares de bases, representadas pelas letras A, C, G e T. As cadeias destes pares de base formam regiões genéticas. Os nossos genes fornecem o código de como o corpo funciona e alterações na ortografia – por exemplo, um C no lugar de um A – podem ter alterações subtis ou, às vezes, dramáticas na cor de cabelo e cor dos olhos, mas também no peso de uma pessoa.

A equipa encontrou várias variantes genéticas comuns já identificadas como tendo um papel na obesidade. Além disso, encontraram novas regiões genéticas envolvidas na obesidade severa e algumas envolvidas na magreza saudável.

“Como esperado”, as pessoas obesas têm “uma pontuação de risco genético maior do que as pessoas com peso normal”, enquanto que, nas pessoas magras, é muito mais baixa, disse a investigadora Inês Barroso.

Da sua parte, Farooqi disse que “pessoas magras e saudáveis geralmente são assim porque têm menos carga de genes que aumentam as probabilidades de estar acima do peso” e “não porque são moralmente superiores, como alguns sugerem”.

De facto, o especialista confirmou que “a ciência mostra que as coisas são muito mais complexas”, com as quais “temos muito menos controlo sobre o nosso peso do que poderíamos pensar”.

Três em cada quatro pessoas (74%) no estudo tinham histórico familiar de serem magras. A equipa encontrou algumas mudanças genéticas que eram significativamente mais comuns em pessoas magras, o que pode permitir identificar novos genes e mecanismos biológicos que ajudam as pessoas a permanecerem magras.

ZAP // EurekAlert

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nos genes e na zona do planeta em que se habita! Em muitos locais em guerra, em muitos países africanos e por vários locais desse mundo, há muita gente que não sabe mesmo o que é comer, quanto mais engordar!

RESPONDER

China vai limitar abortos. E nada tem a ver com saúde

A China vai reduzir o número de abortos realizados por motivos que não estejam relacionados com a saúde, anunciou o governo esta segunda-feira, avançando que serão também criadas medidas para evitar a gravidez indesejada. As autoridades …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …

Exames nacionais e provas de aferição deverão “retomar a normalidade” este ano

Depois de dois anos letivos condicionados pela pandemia da covid-19, o Governo está apostado em retomar, entre outras formas de avaliação, a obrigatoriedade de exames nacionais nas disciplinas de conclusão do ensino secundário. Os exames nacionais …

Advogados dizem que há questões "pontuais" por resolver no SEF do aeroporto de Lisboa

Responsável pela Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados reveleu que mantém uma "estreita relação e cooperação com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e que o centro de instalação temporária no aeroporto …