Cientistas calculam quanto pesa a Via Láctea

Chao Liu/National Astronomical Observatories, Chinese Academy of Sciences

Numa árdua tarefa conjunta, dados do telescópio espacial Hubble, da NASA, juntamente a medições da missão Gaia, da ESA, permitiram um novo cálculo para estimar com precisão a massa da nossa galáxia.

De acordo com o novo estudo, a Via Láctea tem o peso de 1,5 biliões de massas solares, abrigando cerca de 200 mil milhões de estrelas.

Anteriormente, estimativas previam que a Via Láctea pesava algo entre 500 mil milhões e 3 biliões de vezes a massa do Sol, com diferentes métodos usados para medir a distribuição da matéria escura, que representa cerca de 90% da massa de toda a galáxia.

Como não é possível detetar a matéria escura diretamente, estes cálculos usando variados métodos acabavam a gerar dados incertos, ainda que possíveis.

Para fazer o novo cálculo, a equipa usou um método inteligente que conta com a medição das velocidades dos aglomerados globulares, que são bastante densos e orbitam o disco espiral da galáxia a grandes distâncias.

N. Wyn Evans, da Universidade de Cambridge, explica que “quanto mais massiva é uma galáxia, mais rapidamente os seus aglomerados se movem sob a força da sua gravidade”.

Ele também explica que “a maioria das medições anteriores encontrou a velocidade em que um aglomerado está a aproximar-se ou a recuar da Terra, que é a velocidade ao longo da nossa linha de visão. No entanto, também pudemos medir o movimento lateral dos aglomerados, dos quais a velocidade total, e consequentemente a massa galáctica, podem ser calculadas”.

Por isso, foi essencial usar dados da missão Gaia, em cuja última libertação de dados há medições de aglomerados globulares a 65 mil anos-luz da Terra. “Estes aglomerados estendem-se a uma grande distância, por isso são considerados os melhores rastreadores que os astrónomos têm para medir a massa de nossa galáxia”, diz Tony Sohn, que conduziu a recolha de dados do Hubble para este estudo.

As observações do Hubble permitiram a recolha de dados de aglomerados globulares fracos e ainda mais distantes, a até 130 mil anos-luz da Terra.

“Combinando as medidas da Gaia em 34 aglomerados globulares com as medições de 12 aglomerados mais distantes pelo Hubble, podemos fixar a massa da Via Láctea de uma maneira que seria impossível sem estes telescópios espaciais”, declarou Roeland P. van der Marel, do Space Telescope Science Institute.

Muitas questões cosmológicas importantes ainda não foram respondidas justamente porque não conhecíamos a massa, de maneira mais precisa, da Via Láctea. Determinar com precisão a massa da nossa galáxia é importante para que possamos compreender ainda melhor o universo ao nosso redor.

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “Determinar com precisão a massa da nossa galáxia é importante para que possamos compreender ainda melhor o universo ao nosso redor.”
    Ridículo! Porque não, calcularem a quantidade de grãos de areia de todas as praias da Terra (não esquecer as praias fluviais) para compreender ainda melhor o nosso planeta?

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …