Presidenciais no Peru. Projeção aponta para empate técnico entre Castillo e Fujimori

1

Uma projeção do instituto Ipsos Peru aponta para um empate técnico entre os dois candidatos à Presidência do país, com uma diferença de 0,4 pontos percentuais entre Pedro Castillo e Keiko Fujimori, a filha do antigo ditador peruano Alberto Fujimori.

Como avançou o Público, uma sondagem anterior, do mesmo instituto, colocava Fujimori à frente de Castillo por 0,6 pontos percentuais. Cerca das 07:00 (01:00 no Peru) desta segunda-feira, a comissão eleitoral peruana publicou um resultado com 61% dos votos contados, que aponta novamente para a vitória de Fujimori (52,4% contra 47,5%).

“Temos de ter fé no povo”, disse Castillo, frisando os votos das províncias “ainda não foram contados”. “Temos de ser prudentes, o povo é sábio”, frisou, defendendo: “O que acabámos de ouvir não é oficial”.

“Peço ao nosso povo para que defenda cada voto”, escreveu no Twitter, reagindo à vantagem de Fujimori. “Peço ao povo peruano de todos os cantos do país que vá para as ruas em paz, e que esteja vigilante na defesa da democracia”.

Castillo, e esquerda, e Fujimori, de direita, não declararam de vitória, com esta última a pedir “prudência, calma e paz entre os dois grupos de eleitores”.

As últimas sondagens apontaram para um empate técnico entre os dois candidatos. O Peru é o país com o maior número de mortos por covid-19 (mais de 185 mil em 32 milhões de habitantes) e a sua economia contraiu-se mais de 11% no último ano.

Taísa Pagno //

1 Comment

  1. O pai está na cadeia pelo bom serviço que prestou ao Peru e, a sua filha vai à frente nas sondagens… os peruanos devem ter saudades das vigarices do “japonês”…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.