Pessoas com traços de personalidade “sombrios” reagiram à pandemia de forma diferente

Embora (quase) toda a população do mundo tenha estado a viver a mesma pandemia nos últimos meses, nem todas as pessoas reagiram a esta da mesma forma. Um estudo sugere que existem diferenças distintas na forma como vários indíviduos com traços de personalidade mais “sombrios” reagiram à covid-19.

De acordo com o recente estudo, esses traços de personalidade sombrios incluem narcisismo, psicopatia, sadismo e maquiavelismo – referidos na psicologia como “tríade negra”.

Através de uma análise a 402 indivíduos norte-americanos, com idades compreendidas entre os 18 e os 78 anos, uma equipa de investigadores da Universidade do Mississippi descobriu que havia algumas diferenças subentendidas, mas percetíveis, ligadas a esses traços de personalidade.

“As nossas descobertas indicam que, durante os estágios iniciais da pandemia nos Estados Unidos, as pessoas com uma personalidade mais “negra” obtiveram diferentes respostas cognitivas e emocionais à pandemia”, escreveram os autores no estudo publicado no NCBI em novembro de 2020.

Durante a pesquisa, os participantes preencherem um questionário sobre os seus sentimentos, pensamentos e comportamentos durante a pandemia, revela o Science Alert.

O estudo indica que pessoas com traços narcisistas e maquiavélicos lutaram emocionalmente contra a agitação social que a pandemia trouxe. Porém, a pesquisa descobriu que aqueles que se classificaram como tendo traços sádicos relataram grande afeto positivo em resposta à covid-19.

“Acredita-se que esses indivíduos obtenham prazer com eventos que geralmente são entendidos como tendo um impacto negativo na sociedade”, explicaram os autores.

A equipa sublinha que os resultados do estudo não significam que as pessoas envolvidas sejam narcisistas ou sádicos clínicos – simplesmente expressaram ter algumas dessas características.

No entanto, o artigo é uma análise importante sobre como os diferentes tipos de personalidade respondem à agitação social em grande escala, como a que está a ser vivida atualmente.

Além das respostas emocionais, os investigadores analisaram como é que os tipos de personalidade mudaram o comportamento das pessoas em resposta à pandemia.

Os resultados mostraram que nenhum dos traços de personalidade sombrios foram impulsionadores do comportamento de açambarcamento. Contudo, pessoas com traços narcisistas ou psicopáticos eram menos propensas a envolverem-se em limpezas regulares, como desinfetar áreas tocadas com frequência.

Enquanto os indivíduos com traços maquiavélicos tinham mais medo de contrair covid-19, os que revelam traços narcisistas relataram ter participado em ações de ajuda a pessoas afetadas pela pandemia. Os investigadores garantem que estas conclusões são corroboradas por pesquisas anteriores, que descobriram que os narcisistas tem atitudes pró-sociais para obter a aprovação de outras pessoas.

Segundo a psicologia, os narcisistas confiam no feedback social para apoiar a sua auto-imagem, e os maquiavélicos são conhecidos por explorar outras pessoas no sistema social para alcançar os seus próprios objetivos.

Para clarificar melhor os resultados apresentados, os investigadores sugerem que deverão ser realizadas mais pesquisas durante um período de tempo mais longo, de modo a compreender como diferentes personalidades respondem a situações de crise.

“Os resultados do estudo representam uma adição importante à nossa compreensão de como os traços de personalidade sombrios funcionam em tempos incertos“, rematam os investigadores.

Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal é o país da UE com mais casos por dia por milhão de habitante. Em termos de mortes, fica em 4.º lugar no mundo

Portugal é o país da União Europeia com a maior média de novos casos de covid-1 por milhão de habitantes. A nível mundial, apenas Israel supera a marca portuguesa neste momento. Depois de um crescente número …

FC Porto quer trazer Bruno Costa de volta ao Dragão

O FC Porto está de olho em Bruno Costa, médio do Portimonense que está por empréstimo no Paços de Ferreira. Os portistas estão a ponderar recomprar o médio de 23 anos. Outrora um excedentário do FC …

Migração, saúde e ambiente. Biden já sabe que políticas vai reverter logo no primeiro dia de mandato

Poucas horas depois de substituir Donald Trump como chefe de Estado, já na próxima quarta-feira, Joe Biden, vai assinar “dezenas” de ordens executivas de modo a reverter algumas das principais políticas do presidente cessante. Segundo um …

Jornalistas insultados e ameaçados em jantar-comício de Ventura (sem distanciamento)

Jornalistas foram vaiados, insultados e até ameaçados num jantar-comício do Chega, este domingo. O evento não cumpriu o distanciamento social, reunindo 170 pessoas num sala com 450 metros quadrados. No domingo, no Campo de São Mamede, …

Athletic Bilbao vence Barcelona e conquista Supertaça. Messi expulso após agressão

O Athletic Bilbao ergueu a sua terceira Supertaça de futebol de Espanha, ao vencer 3-2 no prolongamento o FC Barcelona, após 2-2 no final do tempo regulamentar, na final disputada no Estádio Olímpico de Sevilha. Depois …

Regionalização, um "poema de um calceteiro" e (mais) críticas a Marcelo. O último debate presidencial

Os candidatos presidenciais juntaram-se em mais um debate conjunto antes das eleições. Falou-se da ausência de Ventura, regionalização, justiça e até jardinagem. O primeiro tema a marcar o debate das rádios foram as medidas de confinamento …

Em plena pandemia, houve cinco setores que conseguiram faturar mais do que em 2019

Apesar de a pandemia ter levado muitos setores da economia para os piores resultados de sempre, nem todos perderam faturação durante os meses de março a novembro da crise sanitária, algum conseguiram mesmo aumentar. Neste sentido, …

Pesadelo de Özil no Arsenal chega ao fim com transferência para o Fenerbahçe

O futebolista alemão Mesut Özil, dos ingleses do Arsenal, confirmou que vai assinar pelos turcos do Fenerbahçe, depois de vários meses sem jogar pelos 'gunners'. "Estou muito feliz e muito animado, por Deus me ter dado …

Palácio mais antigo da China é descoberto perto de antiga capital. Tem mais de 5000 anos

Um Palácio descoberto no sítio arqueológico de Shuanghuaishu, nos arredores da cidade de Zhengzhou, uma das oito capitais antigas da China, foi construído por volta de 3300 a.C., ou seja, tem atualmente cerca de 5.300 …

"Há exceções a mais". Marques Mendes defende que Governo deve reavaliar medidas de confinamento

No seu habitual espaço de comentário na SIC, no domingo à noite, Luís Marques Mendes falou sobre as novas medidas de confinanento e das eleições presidenciais. Depois de uma semana a bater recordes em números de …