Pessoas com traços de personalidade “sombrios” reagiram à pandemia de forma diferente

Embora (quase) toda a população do mundo tenha estado a viver a mesma pandemia nos últimos meses, nem todas as pessoas reagiram a esta da mesma forma. Um estudo sugere que existem diferenças distintas na forma como vários indíviduos com traços de personalidade mais “sombrios” reagiram à covid-19.

De acordo com o recente estudo, esses traços de personalidade sombrios incluem narcisismo, psicopatia, sadismo e maquiavelismo – referidos na psicologia como “tríade negra”.

Através de uma análise a 402 indivíduos norte-americanos, com idades compreendidas entre os 18 e os 78 anos, uma equipa de investigadores da Universidade do Mississippi descobriu que havia algumas diferenças subentendidas, mas percetíveis, ligadas a esses traços de personalidade.

“As nossas descobertas indicam que, durante os estágios iniciais da pandemia nos Estados Unidos, as pessoas com uma personalidade mais “negra” obtiveram diferentes respostas cognitivas e emocionais à pandemia”, escreveram os autores no estudo publicado no NCBI em novembro de 2020.

Durante a pesquisa, os participantes preencherem um questionário sobre os seus sentimentos, pensamentos e comportamentos durante a pandemia, revela o Science Alert.

O estudo indica que pessoas com traços narcisistas e maquiavélicos lutaram emocionalmente contra a agitação social que a pandemia trouxe. Porém, a pesquisa descobriu que aqueles que se classificaram como tendo traços sádicos relataram grande afeto positivo em resposta à covid-19.

“Acredita-se que esses indivíduos obtenham prazer com eventos que geralmente são entendidos como tendo um impacto negativo na sociedade”, explicaram os autores.

A equipa sublinha que os resultados do estudo não significam que as pessoas envolvidas sejam narcisistas ou sádicos clínicos – simplesmente expressaram ter algumas dessas características.

No entanto, o artigo é uma análise importante sobre como os diferentes tipos de personalidade respondem à agitação social em grande escala, como a que está a ser vivida atualmente.

Além das respostas emocionais, os investigadores analisaram como é que os tipos de personalidade mudaram o comportamento das pessoas em resposta à pandemia.

Os resultados mostraram que nenhum dos traços de personalidade sombrios foram impulsionadores do comportamento de açambarcamento. Contudo, pessoas com traços narcisistas ou psicopáticos eram menos propensas a envolverem-se em limpezas regulares, como desinfetar áreas tocadas com frequência.

Enquanto os indivíduos com traços maquiavélicos tinham mais medo de contrair covid-19, os que revelam traços narcisistas relataram ter participado em ações de ajuda a pessoas afetadas pela pandemia. Os investigadores garantem que estas conclusões são corroboradas por pesquisas anteriores, que descobriram que os narcisistas tem atitudes pró-sociais para obter a aprovação de outras pessoas.

Segundo a psicologia, os narcisistas confiam no feedback social para apoiar a sua auto-imagem, e os maquiavélicos são conhecidos por explorar outras pessoas no sistema social para alcançar os seus próprios objetivos.

Para clarificar melhor os resultados apresentados, os investigadores sugerem que deverão ser realizadas mais pesquisas durante um período de tempo mais longo, de modo a compreender como diferentes personalidades respondem a situações de crise.

“Os resultados do estudo representam uma adição importante à nossa compreensão de como os traços de personalidade sombrios funcionam em tempos incertos“, rematam os investigadores.

Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …

Campus universitários nos Estados Unidos podem tornar-se super-propagadores da covid-19

Os campus universitários podem tornar-se super-propagadores do novo coronavírus, que causa a covid-19, para toda a sua área de abrangência, concluiu uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos. Analisando os 30 campus universitários …

A "máscara mais inteligente do mundo" é recarregável, tem microfone e dá luz

A Razer afirma ter criado a máscara mais inteligente do mundo. O Projeto Hazel é um design com um revestimento externo feito de plástico reciclado à prova de água e é transparente para permitir a …

Novo tratamento permite que pessoas com lesões na espinal medula voltem a mexer mãos e braços

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington conseguiu ajudar seis participantes com lesões traumáticas da espinal medual a recuperar alguma mobilidade de mãos e braços. Muitas das pessoas que sofrem lesões traumáticas da espinal medula …

Ventiladores comprados à China custaram 1,3 milhões. Autarquias algarvias vão pedir devolução do dinheiro

Os 30 ventiladores comprados à China seriam usados nos hospitais do Algarve, mas os equipamentos não funcionam. Os autarcas vão agora exigir devolução do dinheiro. De acordo com a edição do jornal Público deste domingo, o …

EUA um passo atrás da China. Pequim leva avanço na Guerra Comercial (e as suas exportações estão em alta)

No ano em que a pandemia se expandiu em todo o mundo, muitos países viram-se em mãos com graves problemas financeiros e económicos. No caso da China, a situação foi mais positiva e o país …

Alexei Navalny detido no regresso à Rússia

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi detido este domingo no aeroporto em Moscovo quando regressava à Rússia. Os serviços prisionais russos (FSIN) detiveram o opositor russo Alexei Navalny, este domingo, à chegada a Moscovo, acusando-o …

Prazo para trocas ou devoluções suspenso durante confinamento

O prazo para efetuar trocas ou devoluções de bens ficará suspenso durante o atual confinamento e as garantias que terminem neste período ou nos 10 dias seguintes serão prorrogadas por 30 dias, segundo diploma publicado …

Desde 2001 que polícias negros alertam para racismo de agentes do Capitólio

Com a invasão do Capitólio, investiga-se o alegado racismo existente na Polícia do Capitólio. Desde 2001 que agentes negros denunciam casos de discriminação racial no departamento. Desde 2001, centenas de agentes policiais negros processaram o departamento …

Um megatsunami devastou uma vila na Gronelândia. Três anos depois, há quem não possa voltar a casa

Em junho de 2017, Nuugaatsiaq, na Gronelândia, foi devastada por um megatsunami, cujas ondas foram desencadeadas por um enorme deslizamento de quase 30 quilómetros através do fiorde. Embora as ondas se tivessem dissipado quando chegaram a …