/

Personalidade Cultural do Ano: Salvador vence Adele

Salvador Sobral foi eleito a Personalidade Cultural do Ano pelos espectadores da Euronews, que anunciou este domingo (31) os resultados da votação. Bateu figuras como Adele e Kazuo Ishiguro.

O canal paneuropeu promoveu uma votação com as figuras do ano e, no campo cultural, o domínio do vencedor da Eurovisão foi avassalador. O português conquistou 63% dos votos, deixando para trás os realizadores do filme sobre Van Gogh, Dorota Kobiela e Hugh Welchman (12%), Kazuo Ishiguro (11%), Adele (9%) e Hito Steyerl (4%).

Além da vitória no concurso musical, Salvador é destacado pelos jornalistas da Euronews por ser um “ativista comprometido“. Nomeadamente com a causa dos refugiados, para a qual chamou a atenção durante a conferência de imprensa dos vencedores da semifinal do Festival Eurovisão, ao usar uma t-shirt com a inscrição SOS Refugees.

Além disso, o canal de televisão destaca a doação dos lucros da venda do seu álbum Excuse às vítimas de Pedrógão Grande, a participação no concerto solidário Juntos por Todos e o facto de ter conseguido, no fim do ano, receber um transplante de coração.

Extraordinário e incomparável“, foi a citação escolhida pela Euronews para classificar o artista luso, que já este ano recebeu elogios de figuras mundiais do panorama musical, como Caetano Veloso.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.