Perderam de propósito, originaram escândalo…mas a final está suspensa

Ciclón Bananero perdia aos 94 minutos mas, de repente, o Llaneros deixou o adversário vencer e apurar-se para a final – mas a final pode nem começar.

O futebol profissional da Colômbia ficou claramente manchado nos últimos dias. O jogo mais polémico dos últimos tempos envolveu Llaneros e Unión Magdalena.

Primeiro, o contexto. O encontro era relativo à sexta e última jornada da segunda divisão nacional – torneio quadrangular, Grupo A. O Llaneros, equipa da casa, já estava fora da luta pela subida de divisão mas o Unión Magdalena, se vencesse e se o Fortaleza perdesse (jogo à mesma hora), vencia o grupo e subiria para a primeira divisão nacional.

O Llaneros marcou primeiro e chegou aos 94 minutos a ganhar por 1-0. Mas entretanto – e quando se sabia que o Fortaleza tinha realmente perdido – a partida mudou. O Unión Magdalena empatou aos 94 minutos e marcou o 1-2 aos…94 minutos.

Em pouco menos de 60 segundos, os visitantes conseguiram o que queriam: dar a volta ao resultado e subir de divisão. Mas contaram com ajudas dos adversários.

Na jogada do 1-1 ainda pode ficar a ideia de que os defesas do Llaneros lutaram, mas na jogada do 1-2… Não há dúvidas.

Esse momento é visível aos 1m55s deste vídeo.

Reacções e adiamento

Obviamente o Fortaleza, que assim ficou no segundo lugar do grupo, reagiu com protestos. Francisco Serrano, presidente do clube, avisou: “Estamos seguros, convencidos, de que houve corrupção no jogo entre Llaneros e Unión Magdalena. Foi combinado. E isso ficou muito evidente nos dois golos do Unión Magdalena”.

Até o presidente da república da Colômbia, Iván Duque, falou sobre o assunto: “O que aconteceu é uma vergonha nacional“.

Na terça-feira o presidente da Liga colombiana de futebol, Fernando Jaramillo, assegurou que “por agora” nada será alterado e que o Unión Magdalena subiu mesmo de divisão.

No entanto, nesta quinta-feira, a própria Liga avisou em comunicado que a final da segunda divisão, entre Unión Magdalena e Cortuluá (que venceu o outro grupo) foi adiada. A Liga vai anunciar “em momento oportuno a nova programação”.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.