Perder o foco pode ajudar na aprendizagem

Um pequeno desvio permite absorver outro tipo de informações – mas que podem ser úteis na mesma.

Será estranho para muitos leitores. Para outros, será apenas a confirmação de algo que pensavam.

Perder o foco por um instante pode realmente ajudar a impulsionar a aprendizagem, a melhorar a nossa captação do que estamos a ler ou a ouvir.

Essa é a conclusão principal num estudo publicado no Psychonomic Bulletin and Review.

A questão é que esse pequeno desvio alivia um pouco o cérebro da tarefa que estamos a executar.

E, assim, absorvemos informações que podem não estar directamente relacionadas com o que estamos a fazer, mas que ainda podem ser úteis para nós.

“Enquanto o foco nos ajuda a estreitar os nossos objectivos, perder um pouco do foco pode expandir o escopo da atenção, ajudando-nos a incorporar informações menos relevantes, o que pode ajudar a aprender coisas sobre o nosso ambiente ou até mesmo integrar ideias ou conceitos distantes”, explica Alexandra Decker, neurocientista que liderou o estudo.

Os cientistas conseguem medir dois aspectos da criatividade: fazer conexões entre conceitos distantes ou ser capaz de gerar uma mistura heterogénea de novas ideias.

Mas manter o foco, ignorando as distracções, também é fundamental para aprender novas habilidades, desenvolver novas ideias ou encontrar um ‘estado de fluxo’, reforça o portal Science Alert.

Talvez nunca tenha pensado aprofundadamente sobre isto, mas é constante perdermos o foco, termos lapso de atenção.

Três causas mais prováveis: ou os nossos cérebros já estão sobrecarregados, ou a tarefa é muito monótona, ou temos algo mais importante nos nossos pensamentos naquele dia, que nos impede de estarmos focados noutro assunto.

E isso pode trazer benefícios inesperados: o cérebro começa a vaguear pelos nossos próprios pensamentos, pode existir em um estado de felicidade, ‘sem mente’, mais livre, ou começa a procurar outras informações para digerir – o que, por sua vez, pode ajudar na aprendizagem.

O estudo tentou perceber para onde “vai” o nosso cérebro nesses momentos de desvio e quis avaliar se perder o foco pode ser bom para a interiorização de ideias.

53 estudantes universitários participaram nesta análise. Tinham de categorizar letras e números que apareciam no computador – mas o monitor também mostrava, propositadamente, símbolos que estavam ali para distrair.

A atenção dos participantes oscilou. Tanto estavam focados nas letras e nos números, como estavam desconcentrados.

Durante os momentos de perda de foco, a atenção expandiu em escopo, permitindo-lhes captar os símbolos – que na verdade tinham a aparência de uma letra ou de um número.

Mas as pessoas que se desconcentraram mais vezes foram também as pessoas que apresentaram respostas mais rápidas e precisas.

E o sistema utilizado pelos investigadores permitiu verificar que foi durante os lapsos de atenção que os participantes interiorizaram mais coisas.

Perder um pouco de foco pode ser bom. Alternar entre períodos de muito foco e menor foco pode ser melhor.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.