Perante a ausência de ideias, candidatos à presidência da IL apostam na apresentação de pessoas

1

Manuel de Almeida / Lusa

Carla Castro, deputada da Iniciativa Liberal e candidata à liderança do partido

Carla Castro e Rui Rocha são os únicos candidatos à liderança da Iniciativa Liberal, com as respetivas candidaturas à liderança a serem apresentadas esta semana — quinta-feira e sábado, respetivamente. Enquanto a antiga coordenadora do gabinete escolheu Aveiro para a apresentação da sua Comissão Executiva, Rui Rocha fará o mesmo em Lisboa. No entanto, e tal como nota o Observador, é de destacar que ambos optem por apresentar primeiro nomes em vez das moções estratégias.

No caso de Carla Castro, terá Tiago Mayan Gonçalves a fazer uma intervenção durante a apresentação da candidatura, a decorrer no Parque de Exposições de Aveiro, às 17 horas, na quinta-feira. Ao lado de Rui Rocha, por sua vez, estará, quase certamente, uma parte significativa do grupo parlamentar, já que quase todos os deputados ficaram do lado de Rui Rocha — à exceção de Carlos Guimarães Pinto e Rodrigo Saraiva.

Nesta fase, avança a mesma fonte, os dois candidatos já estão a percorrer o país numa campanha interna, apesar de nenhuma das sessões incorporar a apresentação das moções estratégicas.

Carla Castro, que se candidata sob o mote “Mais Crescimento e Mais Mobilidade Social”, explicou, através de comunicado, que a sua lista contará com “personalidades amplas”, que vão dos 20 aos 61 anos, com “experiência governativa nacional e autárquica”, assim como “experiência partidária nos diversos órgãos da Iniciativa Liberal”. A candidata descreve ainda a equipa escolhida como detentora de “um espírito reformista com enfoque no trabalho de equipa, cooperação e integração e com capacidades reconhecidas dentro e fora do partido de visão, visão estratégia e capacidade de implementação”.

No caso de Rui Rocha, parte da sua equipa já é conhecida, com o deputado a apresentar a restante Comissão Executiva este fim de semana. A sua candidatura, com o mote, “Liberalismo para Todos” conta já com o apoio de Pedro Schuller (deputado municipal do Porto), Cláudia Vasconcelos, Rodrigo Gonçalves da Silva, Joana Cordeiro (deputada eleita por Setúbal), André Abrantes Amaral, Ricardo Pais Oliveira (vice-presidente de Cotrim Figueiredo) e Rui Ribeiro (membro da atual Comissão Executiva e diretor da campanha de Rui Rocha).

ZAP //

1 Comment

  1. O IL foi uma desilusão para quem apostou na experiência de um regime liberal, acabou por ser simplesmente uma sigla para quem está cansado dos Partidos Políticos, como noutras experiências, Chega, PSD, CDS, o IL foi mais um tiro de pólvora seca, uma desilusão, mais o mesmo, igualzinho aos outros, pior é o IL não saber o que é uma política liberal, confundindo tal como os outros, defender um tipo de política com fazer política e cerco serrado a um governo, ou a defesa de sectores, nada disso tem a ver com um sistema de política Liberal.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.