Os peões atravessam passadeiras segundo um princípio matemático

E se um princípio matemático ditar a forma como os peões atravessam a passadeira? Uma equipa de matemáticos da Universidade de Tóquio, no Japão, descobriu que os pedestres que cruzam passagens de peões em aglomerados tendem a fazê-lo de acordo com o princípio de Voo de Lévy (1886-1971).

De acordo com uma nova investigação, cujos resultados foram esta quinta-feira publicados na revista científica Journal of The Royal Society Interface, quando grandes grupos de pessoas aguardam de ambos os lados da rua para atravessar a faixa, cruzando-se depois no meio da passagem, tendem a andar de uma forma previsível.

Por norma, as pessoas não optam pela rota mais direta ou mais rápida, tendo antes em consideração as pessoas que estão à sua volta. Tendo isto em conta, os cientistas procuraram melhor compreender este comportamento, estudando-o de perto.

Os cientistas reuniram um grupo de voluntários e pediu-lhes que caminhassem no que descrevem como “corredores simulados”. Durante o procedimento experimental, que foi registado em vídeo, a equipa observou as mudanças de direção, o número de passos dados e ainda os padrões da travessia.

Tal como se pode ler na publicação, a equipa descobriu que os participantes tendem a desviar-se do caminho mais reto, o habitualmente utilizado para atingir um determinado ponto com maior eficácia.

Os cientistas observaram que cada indivíduo faz ajustes no seu percurso, tendo por base o comportamento dos indivíduos que se deslocam em sentido oposto. Quanto à ação coletiva, esta tende a emergir embora as pessoas não se tornem participantes de forma consciente. Tipicamente, o movimento coletivo envolvia a formação de fluxos de pessoas que caminham de forma uniforme em sentidos opostos.

Simplificando: as pessoas, em vezes de caminharem cara a cara de forma contínua, seguem simplesmente uma pessoa que se move na mesma direção, evitando assim estar constantemente a mudar a sua trajetória. Este fluxo aumenta a eficiência, tanto da deslocação do indivíduo como a do grupo.

As conclusões sobre os percursos tomados não parecem grande novidade, exceto se as escolhas tomadas tiveram por base um princípio matemático. A equipa descobriu também que os fluxos observados seguem o processo de Voo de Lévy.

O princípio de Voo de Lévy, assim batizado em homenagem ao seu criador, o matemático francês Paul Pierre Lévy, é uma descrição matemática de um tipo de caminhada em que o pedestre começa por dar pequenos passos, dando depois passos longos em intervalos regulares. O matemático provou que este princípio leva a uma distribuição da lei de potência de comprimentos de passo.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Iogurte duas vezes por semana pode diminuir o risco de cancro do intestino nos homens

Comer, pelo menos, duas porções de iogurte por semana pode prevenir o aparecimento de tumores nos intestinos dos homens. Uma equipa de cientistas da Universidade de Washington, no Missouri, Estados Unidos, concluiu, numa investigação recente, que …

Biologia sintética pode levar a uma catástrofe global no futuro

Apesar dos aspetos positivos da evolução da biologia sintética, há certas preocupações que este avanço científico acarreta. Nas mãos erradas, a modificação genética de um vírus pode ser um problema de grandes dimensões. A cepa da …

Estamos mais propensos a devolver uma carteira perdida se ela estiver cheia de dinheiro

Os humanos podem ser mais bondosos do que aquilo que pensa. Quando encontramos uma carteira perdida, mais rapidamente a devolvemos ao dono se estiver cheia de dinheiro. Pode parecer um paradoxo, mas a verdade é que …

O T-Rex tem dois novos primos tailandeses

Duas novas espécies de dinossauros, que eram predadores eficientes e parentes distantes do Tiranossauro-Rex, foram identificadas em restos fósseis encontrados há 30 anos na Tailândia, revelou a Universidade de Bonn, na Alemanha. Há três décadas, …

Encontrados os corpos de sete alpinistas desaparecidos em maio nos Himalaias

Os corpos de sete alpinistas desaparecidos na Índia, nos Himalaias, foram encontrados no domingo por uma equipa de socorristas especializados em intervenções em alta montanha, anunciou a polícia. De acordo com o Expresso, os socorristas tinham …

Há uma "corrida brutal" por mega-centrais de energia solar (e pode aumentar a factura da luz)

A aposta do Governo português no sector das Energias Renováveis está a fomentar uma "corrida brutal" a projectos solares de grandes dimensões. Uma procura excessiva que preocupa a REN - Redes Energéticas Nacionais que avisa …

No adeus ao Prédio Coutinho, últimos 12 moradores recusam entregar chaves

Os últimos 12 moradores do prédio Coutinho em Viana do Castelo recusaram, nesta segunda-feira, 24 de junho, entregar a chave das habitações à VianaPolis no prazo fixado para aquela sociedade tomar posse administrativa das últimas …

Reino Unido. Boris Johnson em queda nas sondagens depois de discussão com namorada

A discussão de sexta-feira com a namorada está a afetar a campanha de Boris Johnson à liderança do Partido Conservador britânico. Desde quinta-feira, o ex-ministro caiu de uma vantagem de 27 pontos percentuais nas sondagens para …

NASA encontra nuvens de metano em Marte (e aguarda notícias de vida)

A sonda espacial Curiosity, da NASA, detectou elevado níveis de emissão de metano na superfície de Marte. A presença do gás, normalmente produzido por seres vivos, pode ser evidência de vida bacteriana no planeta vermelho. A descoberta, …

Factura do gás ainda cobra taxa "eliminada" em 2017

A taxa cobrada pelos municípios às empresas distribuidoras de gás natural, que estava previsto no Orçamento do Estado desde 2017 que deixaria de ser cobrada aos consumidores, continua a constar nas facturas das famílias. A medida …