/

Os peões atravessam passadeiras segundo um princípio matemático

E se um princípio matemático ditar a forma como os peões atravessam a passadeira? Uma equipa de matemáticos da Universidade de Tóquio, no Japão, descobriu que os pedestres que cruzam passagens de peões em aglomerados tendem a fazê-lo de acordo com o princípio de Voo de Lévy (1886-1971).

De acordo com uma nova investigação, cujos resultados foram esta quinta-feira publicados na revista científica Journal of The Royal Society Interface, quando grandes grupos de pessoas aguardam de ambos os lados da rua para atravessar a faixa, cruzando-se depois no meio da passagem, tendem a andar de uma forma previsível.

Por norma, as pessoas não optam pela rota mais direta ou mais rápida, tendo antes em consideração as pessoas que estão à sua volta. Tendo isto em conta, os cientistas procuraram melhor compreender este comportamento, estudando-o de perto.

Os cientistas reuniram um grupo de voluntários e pediu-lhes que caminhassem no que descrevem como “corredores simulados”. Durante o procedimento experimental, que foi registado em vídeo, a equipa observou as mudanças de direção, o número de passos dados e ainda os padrões da travessia.

Tal como se pode ler na publicação, a equipa descobriu que os participantes tendem a desviar-se do caminho mais reto, o habitualmente utilizado para atingir um determinado ponto com maior eficácia.

Os cientistas observaram que cada indivíduo faz ajustes no seu percurso, tendo por base o comportamento dos indivíduos que se deslocam em sentido oposto. Quanto à ação coletiva, esta tende a emergir embora as pessoas não se tornem participantes de forma consciente. Tipicamente, o movimento coletivo envolvia a formação de fluxos de pessoas que caminham de forma uniforme em sentidos opostos.

Simplificando: as pessoas, em vezes de caminharem cara a cara de forma contínua, seguem simplesmente uma pessoa que se move na mesma direção, evitando assim estar constantemente a mudar a sua trajetória. Este fluxo aumenta a eficiência, tanto da deslocação do indivíduo como a do grupo.

As conclusões sobre os percursos tomados não parecem grande novidade, exceto se as escolhas tomadas tiveram por base um princípio matemático. A equipa descobriu também que os fluxos observados seguem o processo de Voo de Lévy.

O princípio de Voo de Lévy, assim batizado em homenagem ao seu criador, o matemático francês Paul Pierre Lévy, é uma descrição matemática de um tipo de caminhada em que o pedestre começa por dar pequenos passos, dando depois passos longos em intervalos regulares. O matemático provou que este princípio leva a uma distribuição da lei de potência de comprimentos de passo.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.