Pensões vitalícias dos ex-políticos vão custar 9 milhões de euros em 2025

2

As subvenções pagas a antigos políticos e juízes do Constitucional vão custar quase 9 milhões de euros ao Estado em 2025, uma descida de 5% em relação a 2024.

As pensões vitalícias dos antigos políticos e juízes do Tribunal Constitucional vão custar 8,9 milhões de euros em 2025, um decréscimo de 5% face aos 9,4 milhões previstos para 2024.

Segundo a lista atual de beneficiários, 295 pessoas têm direito a esta subvenção, mas apenas 232 a recebem total ou parcialmente, devido a restrições legais. A maior pensão pertence a Vasco Rocha Vieira, ex-governador de Macau, no valor inicial de 13.607 euros.

O montante das pensões é muito variável, dependendo do salário e do tempo de serviço dos beneficiários. Entre os políticos mais conhecidos que recebem ou têm direito a esta subvenção estão António Guterres (4138 euros), António Costa (3113 euros, suspensa a pedido do próprio) e Jerónimo de Sousa (2282 euros). No entanto, a Caixa Geral de Aposentações não divulga os valores atualizados destas pensões, refere o Correio da Manhã.

A subvenção foi eliminada em 2005 pelo governo de José Sócrates, que considerou o benefício injustificado. No entanto, em 2016, Sócrates pediu a atribuição da pensão, recebendo um valor inicial de 2372 euros.

A Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (CADA) afirma que os valores atualizados das pensões não são informação confidencial. Apesar disso, o Ministério da Segurança Social mantém esses dados ocultos, levantando questões sobre a transparência da gestão desta prestação.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. Barbaridade!
    E, para os reformados dos 300€ os politicos da era “Democracia” fazem um manguito.
    PT é um pais de gente sinistra, o apoderam.se do Estado para Tirarem Proveitos, por Decreto!
    E nõ tªem vergonha, ainda se riem na cara dos portugueses.

  2. O novo modelo IRS jovem vai custar 525 milhoes, e o objectivo de fixar jovens em PT não será atingido.
    O que os jovens procuram , não eles, é que PT se aproxime dos Padroes de vida da UE. Dise o FMI.
    E niso, PT está cada vez mais longe. Até a Romenia já ultrapassou PT.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.