Penhoras de contas bancárias ultrapassam os mil milhões de euros

Usien / Wikimedia

Em quatro anos e meio, foram realizadas 339 mil penhoras de saldos bancários. A estatística mostra que o número de penhoras diminuiu. No entanto, o seu valor individual aumentou.

O novo Código do Processo Civil, que entrou vigor em setembro de 2013, facilitou o trabalho aos agentes de execução que já não precisam de recorrer a um juiz. Desde que entrou em vigor até 22 de fevereiro deste ano, o valor das penhoras eletrónicas de saldos bancários tinha já ultrapassados os mil milhões de euros.

Foram realizadas 339 mil penhoras sobre depósitos bancários ou valores mobiliários em quatro anos e meio, informam os dados da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE) citados pelo Jornal de Notícias.

Segundo o jornal, nos últimos meses o valor das penhoras aumentou significativamente, já que até 9 de novembro de 2017 tinham sido realizadas 320 mil penhoras no valor de 967 mil euros.

José Carlos Resende, bastonário da OSAE, refere que a estatística comprova que, apesar de o número de penhoras ter diminuído, o seu valor individual aumentou.

“Há três, quatro anos, eram cerca de 280 mil processos por ano, tendo esse valor caído agora para metade, enquanto o valor recuperado tem sido superior por força dos leilões eletrónicos e das penhoras eletrónicas”, disse o bastonário ao Jornal de Notícias.

Resende aponta a melhoria económica como um fator que poderá ter impulsionado esta situação, já que “permite uma recuperação diferente”. Além disso, frisa que as penhoras eletrónicas reduzem a burocracia e evitam “a humilhação de ir a casa de uma pessoa penhorar bens móveis, o que agora só acontece em último recurso”.

Também a recuperação de créditos tem sido beneficiada pelos leilões eletrónicos e pela conjetura atual. “Há três, quatro anos, as casas eram vendidas por 20 a 30% do seu valor real. Agora, com a especulação imobiliária que vivemos, chegamos aos 70 a 85%”, apont José Carlos Resende.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou a nova lei da paridade (mas com alguns parêntesis)

O Presidente da República promulgou a nova Lei da Paridade. A lei estabelece que as listas para a Assembleia da República, para o Parlamento Europeu e para as autarquias locais têm de assegurar a representação …

Cientistas descobrem o que provocou três eras glaciais na Terra

Cientistas estadunidenses calcularam que um evento geológico repetido deu origem às três últimas eras glaciais no nosso planeta, a última das quais ainda mantém o seu gelo nas regiões polares. Segundo a revista Science, a responsável …

A Terra pode guardar um Oumuamua no seu interior

Uma parte da terra que pisamos poderia vir, literalmente, de outras regiões da galáxia - áreas muito distantes do local onde o planeta está localizado e que para chegar até aqui teriam que viajar anos-luz …

Há um planeta mais próximo da Terra do que Vénus

A partir do Sol, a ordem dos primeiros planetas começa com Mercúrio, depois Vénus e depois a Terra. Então, Vénus é o planeta mais próximo do nosso? A resposta é: depende. Uma equipa de cientistas acaba …

O fim das consolas está à vista. Google lança serviço de videojogos na "nuvem"

A Google apresentou o seu novo serviço de jogos na "nuvem", Stadia, na Game Developers Conference (GDC), em São Francisco. O serviço não precisa de nenhuma consola e pode ser jogado em qualquer plataforma. O CEO …

Câmaras escondidas em hotéis filmavam hóspedes sem consentimento

O escândalo foi revelado na Coreia do Sul, onde dois homens foram presos por esconder câmaras em hotéis, que transmitiam as imagens em direto para um site, onde havia quem pagasse dinheiro para ver as …

Mesquita Nunes quer ser feliz (e que haja espaço nos partidos para quem tem vida profissional)

Adolfo Mesquita Nunes defende que "tem de haver espaço nos partidos para quem tem vida profissional". O antigo vice-presidente do CDS/PP apresentou a sua demissão do partido para assumir funções na administração da Galp. "Tem a …

Finlandeses são o povo mais feliz do mundo

A Finlândia lidera, pelo segundo ano consecutivo, um ranking da ONU das populações mais felizes, onde os investigadores dizem que os níveis de felicidade no mundo estão a diminuir. O Relatório Mundial sobre a Felicidade de …

Condenado por homicídio com provas semeadas pela Polícia vai receber 13 milhões de dólares

O Conselho de Supervisores de San Francisco, nos Estados Unidos (EUA), aprovou na terça-feira uma indemnização de 13,1 milhões de dólares (cerca de 11,5 milhões de euros) a um homem que passou mais de seis …

Manhattan vai crescer para se proteger das mudanças climáticas

O responsável de Manhattan, Bill de Blasio, anunciou o seu plano de expandir o litoral de Manhattan até o East River para proteger a parte baixa de Manhattan, centro dos mercados financeiros da cidade, dos …