Peixes mortos nas praias da Costa de Caparica afastam banhistas

1

(dr)

Milhares de peixes mortos deram à costa na Praia da Fonte da Telha e na Praia da Bela Vista, esta terça-feira, surpreendendo os banhistas.

Segundo o Jornal de Notícias, a situação foi reportada pelas 12h00 na Praia da Fonte da Telha, em Almada. Apesar da grande concentração de peixes mortos, na maioria sardinha, as autoridades não identificaram qualquer problema para a saúde pública e não houve interdição a banhos.

Esta não é a primeira vez que um fenómeno destes ocorre no local e, de acordo com o jornal, uma das causas é o rompimento das redes pelas embarcações de pesca que capturam sardinha ao largo da Costa da Caparica.

A Polícia Marítima de Lisboa realizou o auto de notícia, que será reencaminhado para o Ministério Público, e suspeita que uma embarcação de pesca seja a responsável pela descarga, estando a tentar localizá-la.

De acordo com a SIC Notícias, esta situação tem vários meses, também na praia da Bela Vista, na Costa de Caparica, sendo que esta semana a situação piorou. Nas imagens amadoras divulgadas pelo canal televisivo, veem-se muitos peixes mortos no areal, na maioria cavala, e uns turistas aproveitaram para escrever uma frase com os animais, dizendo que “este é o preço a pagar por atos bárbaros cometidos pela União Europeia”.

Os banhistas dizem que se a situação continuar, vão deixar de frequentar o local. “É uma questão de higiene e, além disso, os pescadores devem também estar a desperdiçar este peixe”, diz um banhista à SIC.

Contactadas pelo canal, a Capitania do Porto de Lisboa e a Junta de Freguesia da Costa de Caparica dizem estar a par da situação, que normalmente acontece porque o peixe é deixado no local pelos pescadores “por ser demasiado pequeno ou por não o poderem vender”, e que tentam fazer a limpeza durante a tarde.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.