Estudo sugere que os peixes conseguem sentir dor

Um estudo sugere que os peixes conseguem sentir dor. Tal como os humanos, quando sentem dor, os peixes têm reações características de mudança de comportamento.

O debate em torno da dúvida se os peixes sentem dor ou não, não é recente. Tanto para os peixes, como para outros animais, há cientistas que consideram que estes seres vivos são incapazes de sentir dor. Contudo, dentro da comunidade científica, há quem tenha uma opinião contrária.

Um novo estudo publicado no mês passado na revista Philosophical Transactions of the Royal Society B sugere que, de facto, os peixes conseguem sentir dor, de uma forma semelhante aos humanos e a outros mamíferos.

“De hiperventilação e perde de apetite a mudanças de comportamento a longo prazo após uma experiência dolorosa. Dor entre peixes em todo o reino animal pode explicar os seus fundamentos moleculares compartilhados e os comportamentos associados a evitá-la e aliviá-la”, explicou Lynne Sneddon, autor do estudo, citado pelo Tech Explorist.

O biólogo britânico explica que quando são expostos a dor, os peixes apresentam alterações adversas no comportamento, que são “prevenidas quando lhes é administrado um analgésico”.

Aliás, há uma reação que se assemelha bastante ao comportamento humano: “Quando os lábios do peixe recebem um estímulo doloroso, eles esfregam a boca na lateral do tanque, da mesma forma que nós esfregamos o dedo do pé quando batemos com ele“.

O investigador alerta que se aceitarmos o facto de os peixes sentirem a dor, então a maneira como os tratamos tem de mudar dramaticamente. Isto aplica-se principalmente à forma como os pescamos e matamos para alimento. Para Sneddon, isto teria de ser feito da forma mais humana possível.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …

Caso BPN. Relação condena dois dos absolvidos e agrava penas a outros dois

O Tribunal da Relação de Lisboa condenou esta quarta-feira dois dos três arguidos absolvidos no processo principal da falência do BPN, Ricardo Oliveira e Filipe Nascimento, e agravou as penas a dois dos 12 arguidos …

Operação Éter. Hermínio Loureiro entre as dezenas de autarcas arguidos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, está entre as dezenas de atuais e antigos autarcas que foram constituídos arguidos no âmbito da Operação Éter. Este processo levou à prisão preventiva do antigo presidente …