Estudo sugere que os peixes conseguem sentir dor

Um estudo sugere que os peixes conseguem sentir dor. Tal como os humanos, quando sentem dor, os peixes têm reações características de mudança de comportamento.

O debate em torno da dúvida se os peixes sentem dor ou não, não é recente. Tanto para os peixes, como para outros animais, há cientistas que consideram que estes seres vivos são incapazes de sentir dor. Contudo, dentro da comunidade científica, há quem tenha uma opinião contrária.

Um novo estudo publicado no mês passado na revista Philosophical Transactions of the Royal Society B sugere que, de facto, os peixes conseguem sentir dor, de uma forma semelhante aos humanos e a outros mamíferos.

“De hiperventilação e perde de apetite a mudanças de comportamento a longo prazo após uma experiência dolorosa. Dor entre peixes em todo o reino animal pode explicar os seus fundamentos moleculares compartilhados e os comportamentos associados a evitá-la e aliviá-la”, explicou Lynne Sneddon, autor do estudo, citado pelo Tech Explorist.

O biólogo britânico explica que quando são expostos a dor, os peixes apresentam alterações adversas no comportamento, que são “prevenidas quando lhes é administrado um analgésico”.

Aliás, há uma reação que se assemelha bastante ao comportamento humano: “Quando os lábios do peixe recebem um estímulo doloroso, eles esfregam a boca na lateral do tanque, da mesma forma que nós esfregamos o dedo do pé quando batemos com ele“.

O investigador alerta que se aceitarmos o facto de os peixes sentirem a dor, então a maneira como os tratamos tem de mudar dramaticamente. Isto aplica-se principalmente à forma como os pescamos e matamos para alimento. Para Sneddon, isto teria de ser feito da forma mais humana possível.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hélder Amaral: "O meu partido de sempre está a morrer"

Em declarações ao semanário Expresso, o antigo deputado do CDS-PP, Hélder Amaral, diz-se desiludido com o seu partido. O ex-deputado centrista Hélder Amaral, que foi também presidente da distrital de Viseu, não está feliz com o …

EDP antecipa pagamento a mais de mil fornecedores em Portugal e Espanha

A EDP vai antecipar o pagamento a mais de mil fornecedores, uma iniciativa que, à semelhança do que já aconteceu no último ano, irá manter-se para todos os pagamentos a fornecedores ao longo do primeiro …

Há centenas de pessoas em busca de tesouros que não existem na Índia (e a culpa é de um boato)

Moradores de pelo menos três vilas no distrito de Rajgarh, no estado indiano de Madhya Pradesh (MP), passaram a última semana à procura de um tesouro antigo que provavemente não existe. Centenas de aldeões estão a …

João Ferreira diz que Marcelo deixou jovens em situação de "vulnerabilidade" (e elogia lay-off a 100%)

João Ferreira criticou este sábado o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa por deixar os jovens em situação de "vulnerabilidade". O candidato presidencial João Ferreira afirmou, este sábado, que o Presidente da República, Marcelo …

Marisa Matias critica que apenas 1% do orçamentado seja gasto com cuidadores informais

Marisa Matias, candidata presidencial apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou este sábado que apenas tenha sido executado 1% da verba prevista no Orçamento do Estado para 2020 para os projetos-piloto dos cuidadores informais. Os atrasos e …

Ana Gomes considera "elucidativo" que Sócrates a ataque e elogie Marcelo

Ana Gomes, candidata às eleições presidenciais, considerou “elucidativo” que o antigo primeiro-ministro José Sócrates a tenha atacado e elogiado Marcelo Rebelo de Sousa. Questionada pelos jornalistas sobre o artigo de José Sócrates divulgado na sexta-feira, em …

Só pela profissão, professores "não são grupo de risco"

Graça Freitas reconheceu a importância dos professores "para o funcionamento do país", mas rejeitou considerá-los um grupo de risco esta sexta-feira. Os professores não são considerados um grupo de risco que deva ser integrado entre as …

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …