Podem ter sido encontradas as pegadas de Neandertal mais antigas da Europa

(dr) Mayoral et al. / Scientific Reports

Algumas das pegadas que foram encontradas na praia de Matalascañas, em Espanha

Há cerca de 100 mil anos, uma grande família de Neandertais caminhou ao longo de uma praia naquilo que hoje é o sul de Espanha. Tal como qualquer criança que se preze, os mais novos andaram a saltar e a brincar na areia.

De acordo com o site Live Science, foram estas as conclusões depois de uma equipa de investigadores ter estudado as pegadas fossilizadas encontradas, em junho do ano passado, na praia de Matalascañas, no Parque Nacional de Doñana, em Espanha.

“Encontrámos algumas áreas onde várias pequenas pegadas apareceram agrupadas de uma forma caótica”, disse Eduardo Mayoral, paleontólogo da Universidade de Huelva e autor principal do estudo publicado, a 11 de março, na revista cientfica Scientific Reports.



As pegadas “podem indicar uma área de passagem de indivíduos muito jovens, como se estivessem a brincar ou a andar lentamente na costa de uma área alagada nas proximidades”, disse o investigador.

A equipa identificou 87 pegadas de Neandertal na rocha sedimentar da praia, tendo determinado que foram feitas por 36 pessoas diferentes, que seriam parentes: 11 crianças e 25 adultos (cinco mulheres, 14 homens e seis pessoas cujo sexo não foi possível determinar).

A maioria dos adultos teria entre 1,30 a 1,50 metros de altura, mas quatro das pegadas parecem ter sido feitas por um indivíduo com mais de 1,80 metros. Como esta é uma altura atípica para um Neandertal, os cientistas consideram que pode ter sido feita por uma pessoa mais baixa, mas com uma marcha pesada.

No caso das pegadas mais pequenas, destacam-se duas, com cerca de 14 centímetros de comprimento, que a equipa pensa que terão sido feitas por uma criança com aproximadamente seis anos.

A superfície exposta data do Pleistoceno Superior – há cerca de 106 mil anos – e as ferramentas de pedra descobertas nas proximidades mostram que a região era habitada por Homo neanderthalensis.

Apesar de neste caso não haver evidências diretas da sua presença, como ossos ou dentes, Mayoral considera que estas pegadas são “uma prova inquestionável da existência destes hominídeos no sul da Península Ibérica e, especificamente, nesta zona da costa andaluza”.

Os investigadores acreditam que estas pegadas podem ser as pegadas de Neandertal mais antigas já descobertas na Europa.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

“Incompetência e arrogância”. Cabrita está (novamente) debaixo de fogo. Partidos pedem a sua demissão

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, está mais uma vez no centro da polémica. Depois de ter avançado com uma requisição civil para que mais de 20 imigrantes fossem transportados para o Zmar, durante a …

Fernando José é o candidato do PS a Setúbal. Ana Catarina Mendes concorre à Assembleia Municipal

O deputado e vereador socialista Fernando José é o cabeça de lista do PS às próximas eleições autárquicas para a Câmara de Setúbal e Ana Catarina Mendes à Assembleia Municipal, revelou fonte oficial do Partido …

Portugal na zona de queda dos restos do foguetão chinês

O foguete de Longa Marcha chinês que foi lançado a 29 de abril, e agora está a preocupar o mundo. As previsões é que a reentrada na atmosfera se dê até ao próximo dia 9 …

CIP propõe "almofada" pública de 8.000 milhões para resolver moratórias

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) propôs ao Governo criar uma "almofada" de garantias públicas no valor de oito mil milhões de euros para dar poder às empresas e levar a banca a renegociar os …

Reino Unido. Variante indiana é “preocupante“ e já infetou idosos vacinados

No Reino Unido, já foram encontradas 48 cadeias de transmissão da variante indiana e sabe-se que há transmissão comunitária. A Public Health England classifica esta variante como “preocupante”. A direção geral de saúde de Inglaterra (PHE …

Petição para cancelar Jogos Olímpicos conta já com 200 mil assinaturas

Uma petição 'online' a pedir o cancelamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 devido à pandemia da covid-19 ultrapassou esta sexta-feira as 200 mil assinaturas, avançou a agência Lusa. A campanha, lançada na quarta-feira pelo advogado e ativista …

“Não queremos estragar a nossa joia da coroa“. Governo pode limitar acesso da Peneda-Gerês

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza concorda com os autarcas, sobre o impacto positivo do turismo para as populações, mas nota que o sucesso do PNPG não pode pôr em causa os valores …

Fome e seca levam milhares de angolanos a fugirem para a Namíbia

A fome provocada pela seca extrema na província de Cunene, no sul de Angola, está a levar milhares de pessoas a fugir para a Namíbia. "A estiagem provocou a rutura de 'stocks' alimentares das comunidades e …

Governo britânico confirma Portugal na “lista verde” de viagens. Preço das viagens disparou

Portugal vai estar na “lista verde” de países considerados seguros para viajar e isentos de quarentena na chegada a Inglaterra a partir de 17 de maio, anunciou hoje o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps. Portugal …

Nova Zelândia vai proteger fiorde emblemático de turismo de massas

O Governo da Nova Zelândia anunciou que vai proteger do turismo de massas a paisagem natural do icónico fiorde Milford Sound-Piopiotahi, património mundial na ilha do Sul. O turismo em Milford Sound-Piopiotahi, considerado um dos principais …