/

As primeiras pegadas humanas em Marte podem vir a pertencer a Jessica Watkins

9

nasahqphoto / Flickr

Jessica Watkins

A norte-americana Jessica Watkins pode ser a primeira pessoa a pisar o Planeta Vermelho. A geóloga, de 32 anos, é uma das principais candidatas da NASA para participar nas missões do programa Artemis.

A geóloga planetária Jessica Watkins, de 32 anos, é uma das principais candidatas da NASA para participar nas missões do programa Artemis, que pretende enviar astronautas à Lua até ao final de 2024, com o objetivo de construir instalações sustentáveis no satélite terrestre, e, a longo prazo, pavimentar o caminho para a exploração humana em Marte.

De acordo com a Nature, Watkins já possui uma certa familiaridade com o Planeta Vermelho, dado que concluiu o seu doutoramento na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, com um estudo sobre deslizamentos de terra no solo marciano.

A estudante da NASA diz que o Planeta Vermelho desperta a sua curiosidade pelas semelhanças que tem com o nosso próprio planeta. Aliás, Watkins refere mesmo, na entrevista à Nature, que é intrigante como “podemos usar a Terra para fazer analogias e entender mais sobre Marte e a história do planeta”.

Além disso, a geóloga conta que os métodos a que são submetidos os alunos seguem as mesmas diretrizes dos treinos adotados pelos participantes da missão Apollo.

“Fomos a muitos ambientes com atividades vulcânicas com o propósito de entender melhor que tipos de rochas podemos encontrar e como as podemos observar e documentar. Estamos a aprender as habilidades necessárias para permitir que os cientistas aqui na Terra façam as suas próprias investigações com os dados obtidos pela tripulação”, afirma.

Questionada sobre como seria a sua experiência no solo lunar enquanto geóloga planetária, Watkins respondeu que as primeiras missões do programa Artemis devem ser voltadas aos testes das capacidades tecnológicas das operações.

Só depois, em etapas posteriores, é que as expedições devem procurar possíveis depósitos de gelo no pólo sul da Lua, em regiões que são permanentemente escuras.

ZAP //

9 Comments

  1. Quando as primeiras pegadas humanas forem deixadas no solo de Marte, se é que alguma vez o Homem chegará a Marte, já a Jessica Watkins estará a fazer torrão há muito tempo.

    • Hehe mesmo! Já com 32 se tiver uma missão nos tempos próximos será a última senão nem passa nos testes médicos. É a vida! Mais o tempo de construção da nave, eventuais adaptações e a viagem propriamente dita k não será muito rápida…. esqueça

    • Talvez não. Elon Musk já tem o Roadster Tesla estacionado em órbita há algum tempo. É só a Jessica meter lá o bumbum e acelerar!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.