As primeiras pegadas humanas em Marte podem vir a pertencer a Jessica Watkins

nasahqphoto / Flickr

Jessica Watkins

A norte-americana Jessica Watkins pode ser a primeira pessoa a pisar o Planeta Vermelho. A geóloga, de 32 anos, é uma das principais candidatas da NASA para participar nas missões do programa Artemis.

A geóloga planetária Jessica Watkins, de 32 anos, é uma das principais candidatas da NASA para participar nas missões do programa Artemis, que pretende enviar astronautas à Lua até ao final de 2024, com o objetivo de construir instalações sustentáveis no satélite terrestre, e, a longo prazo, pavimentar o caminho para a exploração humana em Marte.

De acordo com a Nature, Watkins já possui uma certa familiaridade com o Planeta Vermelho, dado que concluiu o seu doutoramento na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, com um estudo sobre deslizamentos de terra no solo marciano.

A estudante da NASA diz que o Planeta Vermelho desperta a sua curiosidade pelas semelhanças que tem com o nosso próprio planeta. Aliás, Watkins refere mesmo, na entrevista à Nature, que é intrigante como “podemos usar a Terra para fazer analogias e entender mais sobre Marte e a história do planeta”.

Além disso, a geóloga conta que os métodos a que são submetidos os alunos seguem as mesmas diretrizes dos treinos adotados pelos participantes da missão Apollo.

“Fomos a muitos ambientes com atividades vulcânicas com o propósito de entender melhor que tipos de rochas podemos encontrar e como as podemos observar e documentar. Estamos a aprender as habilidades necessárias para permitir que os cientistas aqui na Terra façam as suas próprias investigações com os dados obtidos pela tripulação”, afirma.

Questionada sobre como seria a sua experiência no solo lunar enquanto geóloga planetária, Watkins respondeu que as primeiras missões do programa Artemis devem ser voltadas aos testes das capacidades tecnológicas das operações.

Só depois, em etapas posteriores, é que as expedições devem procurar possíveis depósitos de gelo no pólo sul da Lua, em regiões que são permanentemente escuras.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Quando as primeiras pegadas humanas forem deixadas no solo de Marte, se é que alguma vez o Homem chegará a Marte, já a Jessica Watkins estará a fazer torrão há muito tempo.

    • Hehe mesmo! Já com 32 se tiver uma missão nos tempos próximos será a última senão nem passa nos testes médicos. É a vida! Mais o tempo de construção da nave, eventuais adaptações e a viagem propriamente dita k não será muito rápida…. esqueça

    • Talvez não. Elon Musk já tem o Roadster Tesla estacionado em órbita há algum tempo. É só a Jessica meter lá o bumbum e acelerar!

  2. Até aqui há videntes a tentar fazer concorrência à Maya… mas, se as previsões forem tão boas quanto as dela…

RESPONDER

É a quantidade de alimento que determina quem se torna a abelha-rainha

Um novo estudo sugere que é a quantidade de alimento, e não a sua qualidade, como se pensava até agora, que determina quem se torna a abelha-rainha. Quais são os fatores que determinam qual é a …

Em Miami e Nova Iorque, os polícias ajoelharam-se por George Floyd

Em Miami e em Nova Iorque, alguns agentes da autoridade juntaram-se aos manifestantes por breves momentos, para mostrar o seu respeito pela memória de George Floyd. Nos Estados Unidos, os protestos pela morte de George Floyd …

A Nova Zelândia está em cima de uma enorme bolha de lava

A Nova Zelândia situa-se no topo dos restos de uma pluma vulcânica gigante. Este processo é o responsável pela atividade vulcânica e desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso planeta. Nos anos 70, vários cientistas …

Petição busca estatuto de vítima para crianças em contexto de violência doméstica

Uma petição lançada na sexta-feria que reivindica a criação do estatuto de vítima para as crianças que vivem em contexto familiar de violência doméstica já foi assinada por mais de 1300 pessoas, entre elas personalidades …

Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai "nascer" em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá …

Anonymous garantem que princesa Diana foi assassinada para abafar caso Epstein

O movimento internacional de ciberativistas Anonymous - ou alguém que alega operar em seu nome - garante que a princesa Diana, que morreu num acidente de viação em agosto de 1997, foi, na verdade, assassinada …

Empresa de mineração pede desculpa por destruir cavernas sagradas aborígenes

A empresa mineira Rio Tinto admitiu que destruiu as cavernas pré-históricas que eram locais de culto para os aborígenes australianos e pediu desculpa. As cavernas de pedra Juukan Gorge 1 e 2 – dois locais de …

Itália exige "respeito": vai abrir fronteiras, mas excluir países que impõem restrições a italianos

Apesar de acredita "no espírito europeu", o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano sublinhou que o país está pronto "para fechar as fronteiras" àqueles que não o respeitem. A Itália vai abrir as suas fronteiras internacionais a …

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …