Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um “berçário” de elefantes

Neto de Carvalho et al, 2021

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes.

O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto por cerca de um metro e meio de areia, mas as ondas na primavera de 2020 lavaram grande parte dessa areia e expuseram as pegadas preservadas de antigos elefantes, gado, veados, porcos, lobos, pássaros aquáticos e até mesmo de neandertais, refere um estudo publicado a 16 de setembro em Scientific Reports.

Entre as descobertas recentes estão as primeiras pegadas de elefantes recém-nascidos de presas retas – Palaeoloxodon antiquus – uma espécie extinta que provavelmente morreu durante a última era glacial. “Esta é uma evidência muito rara em todo o mundo”, destaca Carlos Neto de Carvalho, principal autor do estudo.



As pegadas de elefantes desta espécie já tinham sido encontradas na Europa anteriormente, mas não incluíam sinais de bebés. As pequenas pegadas descobertas agora medem apenas 9,6 centímetros de diâmetro, o que sugere que estes elefantes tinham cerca de dois meses de idade.

A mistura de pegadas de elefantes no local, escreve o IFL Science, sugere que grupos familiares, incluindo recém-nascidos, jovens e fêmeas adultas, frequentavam a zona e possivelmente a usavam como berçário, referem os investigadores.

Neto de Carvalho indica que a utilização de berçários para cuidar das crias não é uma surpresa, uma vez que ainda nos dias de hoje os elefantes usam este método.

De acordo com o especialista, os elefantes da floresta africanos são conhecidos por criarem berçários para os seus filhotes – e com um lago cercado por vegetação e dunas de areia, a região terá sido o lugar perfeito para cuidar das crias que seriam muito novas para viajar em busca de alimentos.

Outros fósseis encontrados no local, incluindo aqueles que preservam vestígios de raízes antigas, sugerem que a área era rica em vegetação e recheada de lagos e lagoas.

As descobertas da equipa “são um estudo emocionante”, destaca Anthony Martin, um especialista em fósseis da Emory University em Atlanta que não esteve envolvido na pesquisa.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mosteiro medieval abriga o mais completo museu do circo da Europa

Nos salões de um mosteiro medieval na pitoresca localidade de Besalú, em Girona, alojou-se o Circusland - Palácio Internacional do Circo, o primeiro museu profissional da Europa que se dedica ao circo. O espaço conta com …

Livro de estreia de José Saramago publicado em castelhano pela primeira vez

O livro “Terra do Pecado”, que marcou a estreia na ficção de José Saramago, em 1947, vai ser lançado em Espanha na quinta-feira, no que é a primeira vez que a obra está disponível em …

A Citroën concebeu um skate inspirado na mobilidade urbana

O Citroën Skate é uma plataforma de veículos elétricos, totalmente autónoma, que pode ser equipada com diferentes tipos de cápsulas. A plataforma Citroën Skate quer revolucionar o transporte em meio urbano sem que seja necessário um …

Bebeu demais na noite anterior? Não é aconselhado tomar um parecetamol

A combinação de álcool e este tipo de medicação pode sobrecarregar o fígado e provocar danos hepáticos, refere uma especialista. Muitas das vezes cometem-se excessos com o álcool e, tendencialmente, os sintomas de desconforto surgem no …

Portugal 5-0 Luxemburgo | Manita com três de Cristiano

Goleada das grandes. Portugal recebeu o Luxemburgo e não permitiu as mesmas dificuldades do jogo da primeira volta. Aos 17 minutos a formação das “quinas” já vencia por 3-0, com duas grandes penalidades a ajudar, e …

Vantablack. A tinta preta mais preta do mundo já é vendida em peças (que se unem como legos)

Desde a substituição dos ecrãs verdes à pintura dos cenários do teatro, o futuro do entretenimento tem tudo a ver com a Ventablack - a cor preta mais preta do mundo. Nenhuma cor - ou, melhor …

Itália vai exigir passaporte sanitário a todos os trabalhadores a partir de sexta-feira

O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, assinou hoje um decreto com as normas sobre a obrigatoriedade de os funcionários públicos exibirem o passe sanitário a partir de 15 de outubro nos locais de trabalho, medida que …

Está criado o primeiro iPhone com entrada USB — pelas mãos de um estudante de robótica

Ken Pillonel é estudante do mestrado em robótica do Swiss Federal Institute e implementou um sistema que daqui a uns meses pode tornar-se regra nos dispositivos da marca da maçã. Numa altura em que a União …

Autópsia revela que Gabby Petito morreu por estrangulamento. Namorado continua desaparecido

A autópsia ao corpo de Gabby Petito revela que a jovem foi estrangulada. O namorado, Brian Laundrie, que a acompanhava na viagem, continua desaparecido. Além de revelarem o motivo da morte da norte-americana, as autoridades também …

F1: piloto do carro médico continua a recusar vacina (e português beneficia)

Alan van der Merwe não esteve no Grande Prémio da Turquia e, provavelmente, não vai estar em mais nenhuma corrida em 2021. Um português foi chamado para o Grande Prémio da Turquia, na Fórmula 1: Bruno …