A mais famosa pedra rúnica dos Vikings mostra que já se temia uma catástrofe climática

A preocupação com as questões ambientais e com a crise climática mundial não é tão atual como se pensa e, no passado, até os próprios Vikings temiam uma catástrofe climática.

Investigadores analisaram uma pedra rúnica criada por Vikings, que acreditam tratar-se de um reflexo do medo que tinham da repetição de uma crise climática fria na Escandinávia. O estudo foi publicado este mês na revista científica Futhark: International Journal of Runic Studies.

Aliás, a pedra rúnica analisada não é uma qualquer. É a mais conhecida e talvez uma das mais difíceis de interpretar: a pedra rúnica de Rök.

“A chave para desbloquear a inscrição foi a abordagem interdisciplinar. Sem as colaborações entre análise textual, arqueologia, história das religiões e runologia, seria impossível resolver os enigmas da pedra rúnica de Rök”, disse o autor do estudo Per Holmberg, citado pela Europa Press.

A nova interpretação dos investigadores nórdicos sugere que a inscrição rúnica consiste em nove enigmas. A resposta a cinco deles é “o Sol”. Outro é um quebra-cabeças que pergunta quem estava morto, mas agora vive novamente. Os outros quatro são sobre Odin e os seus guerreiros.

“A elite poderosa da Era Viking via-se como uma garantia de boas colheitas. Eles eram os líderes do culto que mantinham juntos o frágil equilíbrio entre luz e escuridão. E, finalmente, em Ragnarök, eles lutariam ao lado de Odin na batalha final pela luz“, explicou o investigador Olof Sundqvist.

O estudo explica ainda como a Escandinávia sofreu uma catástrofe climática com temperaturas médias mais baixas, colheitas fracas, fome e extinções em massa.

“Antes de a pedra rúnica de Rök ser erguida, ocorreu uma série de eventos que devem ter parecido extremamente sinistros: uma poderosa tempestade solar coloriu o céu em tons dramáticos de vermelho, as colheitas sofreram com um verão extremamente frio e mais tarde ocorreu um eclipse solar logo após o amanhecer. Mesmo um desses eventos teria sido suficiente para aumentar o medo de outro Fimbulwinter [um sinal do fim do mundo na mitologia nórdica]”, disse Bo Gräslund, coautor do estudo.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Quando os primeiros homens olharam para o infinito, questionaram ,Quem Eu Sou, de onde vim ,para onde vou…. Começaram a se preocupar com sua Existência, nesse planeta..

RESPONDER

UE avança com sanções contra Bielorrússia. Candidata da oposição apela a "massivas manifestações"

Os chefes de diplomacia da União Europeia (UE) acordaram esta sexta-feira impor sanções ao regime de Minsk na sequência das eleições presidenciais de domingo passado, visando os responsáveis pela alegada fraude nos resultados e pela …

Estratégia para abrandar envelhecimento pode estar escondida nos golfinhos

Uma equipa de investigadores está a estudar o envelhecimento em golfinhos da marinha norte-americana para tentar aprender estratégias para aplicar em humanos. Como os golfinhos envelhecem de maneira semelhante aos humanos, uma equipa de investigadores está …

Anãs negras, explosões na escuridão e um grito final. Astrónomo explica como o Universo vai acabar

Há muito tempo que os astrónomos estudam como será o fim do cosmos. Um novo estudo concluiu que o Universo dará um último grito antes de tudo escurecer para sempre. As leis conhecidas da física sugerem …

A NASA tem estado a disparar lasers para a Lua. Finalmente, recebeu uma resposta de volta

A NASA esteve nos últimos anos a disparar raios laser em direção ao Lunar Reconnaissance Orbiter, nave que está desde 2009 em órbita da Lua. Agora, pela primeira vez, o satélite respondeu. O Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) …

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …