A mais famosa pedra rúnica dos Vikings mostra que já se temia uma catástrofe climática

A preocupação com as questões ambientais e com a crise climática mundial não é tão atual como se pensa e, no passado, até os próprios Vikings temiam uma catástrofe climática.

Investigadores analisaram uma pedra rúnica criada por Vikings, que acreditam tratar-se de um reflexo do medo que tinham da repetição de uma crise climática fria na Escandinávia. O estudo foi publicado este mês na revista científica Futhark: International Journal of Runic Studies.

Aliás, a pedra rúnica analisada não é uma qualquer. É a mais conhecida e talvez uma das mais difíceis de interpretar: a pedra rúnica de Rök.

“A chave para desbloquear a inscrição foi a abordagem interdisciplinar. Sem as colaborações entre análise textual, arqueologia, história das religiões e runologia, seria impossível resolver os enigmas da pedra rúnica de Rök”, disse o autor do estudo Per Holmberg, citado pela Europa Press.

A nova interpretação dos investigadores nórdicos sugere que a inscrição rúnica consiste em nove enigmas. A resposta a cinco deles é “o Sol”. Outro é um quebra-cabeças que pergunta quem estava morto, mas agora vive novamente. Os outros quatro são sobre Odin e os seus guerreiros.

“A elite poderosa da Era Viking via-se como uma garantia de boas colheitas. Eles eram os líderes do culto que mantinham juntos o frágil equilíbrio entre luz e escuridão. E, finalmente, em Ragnarök, eles lutariam ao lado de Odin na batalha final pela luz“, explicou o investigador Olof Sundqvist.

O estudo explica ainda como a Escandinávia sofreu uma catástrofe climática com temperaturas médias mais baixas, colheitas fracas, fome e extinções em massa.

“Antes de a pedra rúnica de Rök ser erguida, ocorreu uma série de eventos que devem ter parecido extremamente sinistros: uma poderosa tempestade solar coloriu o céu em tons dramáticos de vermelho, as colheitas sofreram com um verão extremamente frio e mais tarde ocorreu um eclipse solar logo após o amanhecer. Mesmo um desses eventos teria sido suficiente para aumentar o medo de outro Fimbulwinter [um sinal do fim do mundo na mitologia nórdica]”, disse Bo Gräslund, coautor do estudo.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Quando os primeiros homens olharam para o infinito, questionaram ,Quem Eu Sou, de onde vim ,para onde vou…. Começaram a se preocupar com sua Existência, nesse planeta..

RESPONDER

CDS quer cheque de emergência para empresas encerradas

Uma das medidas, apresentadas por Francisco Rodrigues dos Santos, é a atribuição, às pequenas e médias empresas “encerradas ou com a actividade suspensa, um cheque de emergência no valor máximo de 15 mil euros”. O CDS …

Espanha regista 832 mortos nas últimas 24 horas. É o dia mais mortífero no país

A Espanha registou, nas últimas 24 horas, 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia, elevando o balanço total para 5.690, de acordo com a última atualização das …

"O Brasil não pode parar". Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote "O Brasil Não Pode Parar". O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19. Face à pandemia de covid-19, …

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar. Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do …

Descoberta criatura que pode ser o antepassado de quase todos os animais

Cientistas podem ter descoberto um dos primeiros ancestrais da árvore genealógica: uma criatura semelhante a um verme chamado Ikaria wariootia. Segundo a revista Newsweek, a minúscula criatura, parecida com um verme, é o exemplar mais antigo …

Bombardeamento israelita em Gaza em plena crise do novo coronavírus

O exército israelita bombardeou hoje postos do movimento radical Hamas em Gaza, em represália contra o disparo de um míssil, no primeiro confronto registado no enclave palestiniano em pleno surto do novo coronavírus, noticiou a …

Avião com material médico vindo da China chegou sem ventiladores e reagentes

O avião da Hi Fly que aterrou esta sexta-feira em Lisboa com material médico para ajudar Portugal a mitigar a pandemia de covid-19 chegou apenas com 24 das 35 toneladas previstas, faltando os reagentes para …

Cientistas "reiniciam" idade de células estaminais de uma mulher de 114 anos

As pessoas vivem mais de 110 anos, as supercentenárias, são notáveis não só pela sua idade, mas também por causa da sua incrível saúde. Agora, pela primeira vez, os cientistas reprogramaram células de uma mulher …

Nova Iorque alerta que só terá material médico até 5 de abril

O presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, alertou esta sexta-feira que a cidade apenas tem material médico até 5 de abril, lembrando que a 'Big Apple' é atualmente o epicentro do novo …

Cientistas determinaram como é que o cérebro controla a voz dos morcegos

Segundo um recente estudo levado a cabo por biólogos da Universidade de Frankfurt, é um circuito neuronal específico no cérebro dos morcegos que controla as suas vozes. Os morcegos são conhecidos pelo seu exímio sentido de …