“Peaners”: Jorge Jesus iguala recorde do Guinness

Jose Sena Goulao / EPA

Jorge Jesus condecorado por Marcelo Rebelo de Sousa, em 2019, depois de vencer a Taça Libertadores, pelos brasileiros do Flamengo

O Al Hilal, clube de futebol da Arábia Saudita e orientado pelo português Jorge Jesus, igualou, esta sexta-feira, o recorde mundial de 27 vitórias consecutivas.

Jorge Jesus entrou para o “Guiness Book”, depois de uma vitória (1-3), na tarde desta sexta-feira, frente ao Al-Riyadh, em jogo a contar para a 23.ª jornada do campeonato saudita de futebol.

Com esta vitória, o Al Hilal igualou o recorde do The New Saintsm, equipa do País de Gales, na época 2016/17, de 27 vitórias consecutivas em jogos oficiais.

O técnico português já há alguma semanas que andava a “sonhar” com este feito. No mês passado, foi partilhado um vídeo de Jorge Jesus, onde falava com Neymar sobre o recorde que o craque brasileiro desconhecia.

Há 10 anos, quando treinava o Benfica, Jorge Jesus popularizou a expressão “isto é peaners”, quando numa antevisão de um Benfica – Vitória (de Guimarães), da época 2013/14, o técnico desvalorizaou a “pressão” do dia a dia do futebol, dizendo que era “peaners”.

Na realidade, o treinador encarnado queria dizer “peanuts” – que traduzido à letra significa “amendoins”, mas que é também uma expressão anglo-saxónica para dizer que algo “é fácil”.

Terá sido este recorde tão fácil como lidar com a pressão?

O Al Hilal já não perde um jogo oficial desde 12 de agosto de 2023, quando deixou escapar a Arab Club Champions Cup para o Al Nassr de Crstiano Ronaldo.

Desde então, a equipa orientada por Jorge Jesus só empatou em três ocasiões e ganhou sempre deste 25 de setembro. 27 jogos, 27 vitórias, desde então: 16 no campeonato, oito na Liga dos Campeões asiática e três na Taça da Arábia Saudita.

No jogo desta sexta-feira, o português Rúben Neves fez um golo, iniciando uma reviravolta. O Al Hilal vai mantendo, assim, a liderança do campeonato saudita com mais 12 pontos do que o Al Nassr, orientado por outro português: Luís Castro.

Por enquanto, igualou; mas, na próxima terça-feira, Jorge Jesus tem a possibilidade de bater o recorde mundial de mais vitórias consecutivas, caso vença o Al-Ittihad, em jogo a contar para segunda mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões asiática. Na primeira mão, o Al Hilal conseguiu uma vitória caseira por 2-0.

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.