Parlamento Europeu pede lei que reconheça como “fundamental” direito a desligar

O Parlamento Europeu (PE) pediu na quinta-feira à Comissão Europeia que proponha uma lei que reconheça o “direito a desligar” como sendo “fundamental”, permitindo assim que “quem trabalhe por meios digitais desligue os aparelhos fora do horário de trabalho”.

Frisando que “consideram o direito a desligar como um direito fundamental”, os eurodeputados aprovaram a iniciativa com 472 votos a favor, 126 contra e 83 abstenções. Entre os pedidos feitos pelos eurodeputados à Comissão, é referido que “a lei deverá definir os requisitos mínimos do teletrabalho e clarificar as condições de trabalho, o horário e os períodos de descanso”, noticiou a agência Lusa.

O PE exortou ainda os Estados-membros a tomarem “as medidas necessárias” para permitir que os trabalhadores exerçam o direito a desligar, “nomeadamente através de acordos coletivos entre parceiros sociais”.

“Os Estados-membros devem garantir que os trabalhadores não são submetidos a discriminação, crítica ou outros atos de retaliação por parte dos empregadores”, referiram os eurodeputados.

Em comunicado, o PE destacou que, desde o início da pandemia, “o teletrabalho aumentou quase 30%” e frisou que “a cultura do ‘sempre ligado’ conduz a um risco de depressão, ansiedade e esgotamento”.

Nesse âmbito, os eurodeputados pedem que os trabalhadores possam “abster-se de desempenhar tarefas relacionadas com o trabalho – como telefonemas, mensagens de correio eletrónico e outras comunicações digitais – fora do seu horário laboral”.

Após a aprovação, o relator da iniciativa, Alex Agius Saliba, referiu que o direito a desligar “é vital para a saúde mental e física” dos trabalhadores e salientou que “é hora de atualizar os direitos dos trabalhadores para que correspondam às novas realidades da era digital”.

“Não podemos abandonar milhares de trabalhadores europeus que estão exaustos por causa da pressão de estar sempre conectados e das longas jornadas de trabalho”, disse, em comunicado, o eurodeputado da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (S&D).

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

AVC foi a principal causa das 112.334 mortes em 2019

As doenças circulatórias foram as principais causas das 112.334 mortes verificadas em Portugal em 2019, divulgou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística, assinalando que a mais mortífera foi o acidente vascular cerebral (AVC). Em 2019, …

Iémen irá enfrentar a pior fome já vista nas últimas décadas. Guterres implora por generosidade

De acordo com a ONU, a situação humanitária no Iémen é muito grave e o país irá enfrentar a pior fome à qual o mundo já assistiu. Esta situação pode ser revertida se os seus …

"Um erro histórico". Tratado assinado em Portugal incentiva aquecimento global

Um tratado assinado em Lisboa concede um grande poder às empresas de energia para processar os Estados caso se sintam prejudicadas por políticas climáticas. O Tratado da Carta da Energia (TCE) é um acordo internacional assinado …

Jornalistas estrangeiros denunciam "declínio da liberdade" na China

A China utilizou as medidas para controlar o coronavírus, a intimidação e restrições de visto para limitar a cobertura jornalística estrangeira em 2020, dando início a um "rápido declínio da liberdade na media", denunciou o …

Sindicato dos chefes da PSP interpôs ação judicial por causa da pré-aposentação

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP indicou este domingo que interpôs uma ação judicial para impugnar um despacho da direção nacional da Polícia Segurança Pública sobre a lista de pedidos da passagem …

"A agricultura em Montalegre vai acabar". Praga de javalis destrói culturas

Os agricultores do concelho de Montalegre andam desesperados com o facto dos javalis andarem a destruir as culturas. A população destes animais tem aumentado muito nos últimos anos e as medidas de controlo têm sido …

50 mil euros. Governo cria prémio nacional para proteger florestas

No próximo Conselho de Ministros, na quinta-feira, o Governo vai discutir um prémio bianual para projetos que ajudem a melhorar a floresta, do ponto de vista técnico, científico ou da comunicação. A notícia é avançada esta …

Polícia Judiciária ajudou a evitar dois ataques em França

As informações partilhadas pela Polícia Judiciária (PJ) com a Europol foram cruciais para alcançar a detenção do jihadista marroquino que viveu em Portugal. Hicham El-Hanafi foi condenado a 30 anos de prisão em França, na semana …

Duque de Edimburgo foi transferido para outro hospital

O Palácio de Buckingham anunciou esta segunda-feira que o príncipe Filipe, marido da rainha do Reino Unido, Isabel II, foi transferido para outro hospital de Londres para continuar o tratamento de uma infeção. O Palácio disse …

Presidência da UE. Governo trabalha para encontro com Biden durante "semestre português"

A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia quer um encontro com o Presidente Joe Biden ainda durante o primeiro semestre. A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) está a trabalhar na realização de …