Paulo Branco e Terry Gilliam disputam filme em tribunal

(dr) HarperCollins Publishers

-

Terry Gilliam foi um dos fundadores do coletivo britânico de humor Monty Python

O produtor Paulo Branco acusou hoje o realizador Terry Gilliam de estar a fazer uma rodagem “clandestina e ilegal” de “O homem que matou D. Quixote” e afirmou que detém os direitos do filme, já confirmados em tribunal.

Em declarações à agência Lusa, Paulo Branco disse que o Tribunal da Grande Instância de Paris confirmou hoje a validade do contrato com o realizador Terry Gilliam para a produção daquela longa-metragem, cuja rodagem já decorreu em Portugal e está a ser concluída em Espanha.

O projeto, que envolve vários países, chegou a contar com produção de Paulo Branco, mas o realizador acabou por não concretizar a parceria, alegadamente por problemas de financiamento, optando por trabalhar com outra produtora portuguesa, a Ukbar Filmes.

Paulo Branco diz agora que viu confirmada em tribunal a legalidade do contrato assinado entre ambos, referindo que a exploração e utilização das imagens do filme “não poderá, de modo algum, existir sem o acordo prévio da Alfama Films”, que dirige.

Fonte da produção internacional disse à agência Lusa que existem também a correr vários processos em tribunal contra Paulo Branco, em Espanha e no Reino Unido por causa do mesmo filme.

Por seu turno, contactada pela Lusa, Pandora da Cunha Telles, da Ukbar Filmes, disse que a produção do filme não foi informada ou notificada de qualquer decisão judicial.

O homem que matou Dom Quixote“, um projeto antigo de Terry Gilliam, é uma coprodução entre Portugal, Espanha, França, Bélgica e Inglaterra, com um orçamento total de 16 milhões de euros, dos quais 1,2 milhões de euros foram gastos em Portugal.

Com a rodagem a chegar ao fim, Terry Gilliam já apresentou as primeiras imagens do filme esta semana no Festival de Cinema de Cannes, em França. Com argumento de Terry Gilliam e Tony Grisoni, “O homem que matou Dom Quixote” é uma transposição do conhecido romance de Miguel Cervantes para a atualidade.

A rodagem do filme que Gilliam está a tentar realizar desde 2000 deveria ter começado no passado mês de Outubro, depois de o produtor português ter adquirido os direitos da obra a um produtor britânico.

Mas as filmagens não arrancaram na altura, e realizador deu a entender que a responsabilidade seria Paulo Branco, e nomeadamente da falta de dinheiro para o projecto, que foi orçado em 16 milhões de euros.

Terry Gilliam publicou na altura, no seu perfil do Facebook, o que parece um cartaz de cinema com uma fotografia de Paulo Branco, no lugar do leão da MGM, com a nota “como os filmes são adiados – Lição 1: tem cuidado com a pessoa em que decides confiar“.

Em entrevista à BBC, Terry Gillian afirmou que Paulo Branco lhe tinha prometido reunir “todo o dinheiro a tempo”, mas que, afinal, “provou-se que não tinha dinheiro“.

Terry Gilliam foi um dos fundadores do coletivo britânico de humor Monty Python e é autor de várias longas-metragens desde a década de 1970, entre as quais “Monty Python e o cálice sagrado”, correalizado com Terry Jones, “Os ladrões do tempo”, “Brasil“, “A fantástica aventura do Barão”, “12 Macacos” e “Os irmãos Grimm”.

Ainda sem data de estreia, o filme “O homem que matou Dom Quixote” terá distribuição nacional assegurada pela NOS.

// Lusa

RESPONDER

Impressão de artista de um quasar e de uma galáxia vizinha em fusão

Astrónomos detetam galáxias de crescimento rápido que podem resolver puzzle cósmico

Astrónomos descobriram um novo tipo de galáxia no início do Universo, menos de mil milhões de anos após o Big Bang, que estão a formar estrelas a um ritmo cem vezes superior ao da nossa …

-

Médico holandês usou o próprio esperma para inseminar dezenas de mulheres

Jan Karbaat, um médico que morreu em abril, com 89 anos, inseminou em segredo durante décadas dezenas de mulheres que passaram pela sua clínica de fertilidade na Holanda. Em vez de usar o esperma de doadores …

O terrorista suicida de Manchester, Salman Abedi

Polícia de Manchester revela fotografias do terrorista na noite do atentado

A polícia britânica revelou imagens de câmaras de vigilância nas quais aparece o alegado autor do atentado terrorista de Manchester, Salman Abedi, informou o jornal Manchester Evening News. Segundo a polícia, as imagens foram registadas algumas horas …

-

Juízes não vão discutir revisão "incompleta" dos Estatutos apresentada pelo Governo

O Conselho Geral da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) deliberou hoje "não discutir" o projeto relativo à revisão de Estatuto dos Magistrados Judiciais enviado pelo Ministério da Justiça, em virtude de aquele documento de …

-

Estado Islâmico reivindica ataque contra coptas no Egipto

O grupo extremista Estado Islâmico (EI) reivindicou este sábado o ataque registado na sexta-feira contra um autocarro que transportava cristãos coptas e que matou 29 pessoas, incluindo crianças. A Amaq, a agência de propaganda do EI, divulgou …

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

Pyongyang acusa Seul de violar o seu espaço aéreo

A Coreia do Norte acusou este sábado a Coreia do Sul de violar o seu espaço aéreo com um aparelho não tripulado, um incidente que qualificou como uma "grave provocação militar", segundo a agência de notícias …

O primeiro-ministro, António Costa

Primeiro-ministro defende ser necessário preparar já o quadro comunitário pós-2020

O primeiro-ministro, António Costa, defendeu este sábado que tem de começar já a ser preparado o quadro comunitário pós-2020, considerando que esse poderá ser uma oportunidade para intervenções rodoviárias que ficaram por fazer. “O pós-2020 é …

Airlander 10, o "Rabo Voador"

A maior aeronave do mundo faz terceiro voo bem sucedido

O Airlander 10, a maior aeronave do mundo, conseguiu completar o seu terceiro voo bem sucedido. Apelidado de “rabo voador”, o híbrido de avião e dirigível ficou no ar durante cerca de 180 minutos nesta …

Will Smith no leilão da Fundação AmFAR onde o filho do Presidente angolano arrematou relógio por 500 mil euros.

Filho do Presidente angolano compra relógio de 500 mil euros (e até Will Smith fica chocado)

Eduane Danilo Lemos dos Santos, o filho de 25 anos do Presidente de Angola, está a dar que falar depois de ter comprado um relógio, por 500 mil euros, num leilão de caridade em Cannes, …

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump

Casa Branca quer submeter tweets de Trump a revisão prévia

A Casa Branca estuda colocar nas mãos de advogados a supervisão prévia das controversas mensagens que o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publica na sua conta de Twitter habitualmente, informou na sexta-feira o The …